segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Um ano da Coleção de Miniaturas Marvel no Brasil

 photo mini01.jpg

    A Coleção Marvel Figurines, conhecida no Brasil como Coleção de Miniaturas Marvel vem sendo lançada por aqui há cerca de pouco mais de um ano  Ao lado de sua coleção-irmã da DC (DC Super Hero Collection) se constitui em um dos principais lançamentos na área do colecionismo mundial envolvendo super-heróis. Fabricada pela inglesa “Eaglemoss Publications” a Coleção da Marvel já se encerrou na Europa e contou com o lançamento de 200 (!) peças envolvendo heróis e vilões da Marvel, além de cerca de outras duas dezenas de Edições Especiais (personagens de grande estatura como Hulk, Fanático, Colossus...) e Mega-Especiais (personagens de estatura gigante: Galactus, o Robô Sentilena, Vigia...). Nessa matéria veremos algumas importantes informações a respeito de seu lançamento no Brasil há um ano, seu recente relançamento, curiosidades e perspectivas.

 photo mini01.jpg

Até abril de 2012 qualquer um que quisesse comprar personagens da Coleção de Miniaturas Marvel teria que pagar altos preços ao importa-las ou pagar valores ainda mais altos a vendedores que, já vendo o desenvolvimento rápido desse mercado, resolveram ganhar dinheiro em cima. No entanto, em abril de 2012, após um período de testes em algumas cidades do interior de São Paulo (Nota do Editor: Falamos inicialmente sobre esse lançamento teste aqui), a Eaglemoss resolveu lançar a coleção aqui no Brasil em parceria com a PANINI, que ficaria com a responsabilidade de distribuição em bancas, edição da revista que acompanha a peça e gestão dos pacotes de assinaturas. As peças da coleção, feitas de uma liga metálica e montadas sobre uma base padronizada quadrada, são verdadeiras obras de arte uma vez que são confeccionadas e pintadas individualmente a partir de moldes oficias pré-aprovados pela Marvel. Além disso, cada figura obedece a aspectos de peso e altura individuais, permitindo (uma vez colocados lado a lado) a comparação dos atributos físicos de cada herói ou vilão. A indumentária (uniforme e armas) retratada, em geral segue a apresentação clássica do personagem, ou seja, aquela pela qual ele foi conhecido e alcançou sucesso, seguindo assim o padrão dos clássicos desenhos da Era de Prata, período no qual a maioria dos heróis/vilões Marvel tiveram seu “boom”.

 Além do óbvio prazer de se colecionar as peças, o grande diferencial desta coleção talvez seja a oportunidade de se ter o personagem em seu estado puro, ou seja, independente dele estar tendo uma fase boa ou não nas revistas Marvel, ao observar a miniatura o colecionador tem a sensação de estar diante de sua premissa original. Tudo isso afasta tais peças do conceito do “brinquedo”, e as aproxima da ideia de “estátuas”, agregando assim valor de obra de arte, tornando sua aquisição um verdadeiro investimento. Outro destaque da coleção é a revista que acompanha cada miniatura e que traz aspectos da mitologia do personagem, descrevendo poderes, dilemas pessoais, momentos marcantes e decisivos em sua vida, uma área de "Quem é quem" no seu dia a dia, bem como curiosidades e bastidores de sua vida e criadores. Embora muitos se interessem apenas pela peça eu, por exemplo, valorizo muito o fascículo como uma grande fonte de consulta. Embora a coleção não cubra, nem de longe o imenso universo de personagens da Casa das Ideias, podemos dizer, sem medo de errar, que as 200 figuras contempladas na coleção trazem o que há de mais importante no que diz respeito a heróis e vilões.

Processo de Confecção das Peças


 photo mini03.jpg

Respeito às características Antropométricas de cada personagem

 photo mini01.jpg

Seguindo o padrão europeu de assinaturas, a Eaglemoss/PANINI, disponibilizou ao assinante no ano passado a oferta de brindes, que seriam entregues à todos aqueles que assinassem a coleção. Os brindes contemplavam: Um fichário (para acondicionar os fascículos que acompanham cada peça); uma Plataforma de exibição com lugar para colocar pelo menos 08 peças; a figura do Abominável (que faz parte da série Especial); e a figura do Homem-Aranha em seu uniforme negro sobre uma plataforma especial. Embora qualquer um, em qualquer parte do Brasil, pudesse assinar a coleção pelo site da PANINI, a distribuição em bancas ficou restrita à apenas algumas capitais. Mesmo assim o sucesso foi estrondoso, surpreendendo a Eaglemoss e a PANINI, deixando essa ultima sem capacidade de atender a tudo e a todos de forma rápida, precisa e o mais importante, correta. Assim, muitos assinantes sofreram com a falta de entrega de peças, entregas repetidas e não entrega dos brindes. O sucesso, no entanto fez com que a Eaglemoss resolvesse assumir as rédeas da coleção definitivamente, desfazendo sua parceria junto a PANINI. 

Muitos são os motivos que trouxeram a Eaglemoss em definitivo para o Brasil, dentre eles obviamente o sucesso desta coleção, mas podemos também lembrar a terrível crise econômica atravessada pela Europa nesse momento, fazendo com que a fabricante buscasse novos e promissores mercados. Além disso, não podemos esquecer-nos das dimensões continentais de nosso país, o que propicia um mercado colossal. O fato é que com a chegada da Eaglemoss no início desse ano a Coleção Marvel foi relançada em abril de 2013 mediante uma ampla companha de Marketing, com direito à propaganda na TV e Banners em diversos sites e facebook. Muitas praças (cidades e estados) que haviam ficado de fora no ano passado se viram agora contempladas com o lançamento das peças em bancas. Novos pacotes de assinaturas foram disponibilizados em um novo e reformulado site da coleção, com direito aos mesmos brindes anunciados no ano passado e tudo mais. Para quem começar agora, tal qual no ano passado, o pacote anual de assinatura contempla as 27 primeiras peças + os 27 respectivos fascículos e brindes. Para aqueles que pretendem comprar em bancas, vale a pena checar com seu jornaleiro se em sua cidade haverá ou não distribuição da coleção.
 photo mini01.jpg
Brindes

     Por enquanto, a Eaglemoss confirmou que lançará até o número 100 da coleção por aqui, lembrando que a mesma terminou no Nº 200 lá fora. Particularmente eu tenho a impressão de que, caso as vendas se mantenham em um nível razoável, ela provavelmente prorrogue e continue além.

 photo mini01.jpg

Não podemos deixar de informar que, com chegada da Eaglemoss, são muitos os lançamentos previstos para o Brasil. Além de ser a fabricante da Coleção Marvel, a empresa também está à frente da Coleção de Miniaturas de Metal da DC (em processo de lançamento no Brasil), Coleção de Bat-Móveis, Coleção do Universo do Senhor dos Anéis, Hobbit, (essas últimas ainda inéditas por aqui) entre outras... Embora muitos não saibam, a maioria dos lançamentos de coleções que temos hoje no mundo é da Eaglemoss, exemplos disso no Brasil são as coleções “Carros Inesquecíveis do Brasil”, “Xadrez Star-Wars”, ambas distribuídas pela Planeta DeAgostini, “Carros James Bond”, entre outras. Acredito, portanto que as perspectivas são muito promissoras no que se refere ao ramo de colecionismo de qualidade no Brasil.
Abaixo coloco alguns Sites e Blogs importantes para aqueles que quiserem conhecer mais da Coleção de Miniaturas Marvel.


Sites Vinculados:
- Site da Eaglemoss no Brasil.
- Site Oficial da Coleção de Miniaturas Marvel no Brasil.

Vídeo Promocional da Coleção de Miniaturas Marvel:



Blogs Relacionados:
- Marcelo – Antologias: curiosidades, dicas e informações atualizadas a respeito do andamento da Coleção de Miniaturas Marvel e HQs em geral.
- Submundo-HQ: lista das peças lançadas lá fora, HQs e afins.
- Sala de Justiça: colecionismo em geral.

Marcelo Fernandes
Colaborador convidado pelo Site Marvel616

comments powered by Disqus