segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Homem-Aranha: Nos Confins da Terra


Não é segredo nenhum que o Dr. Octopus está morrendo. Ele se encontra em um estado degenerativo e em breve perecerá. Em sua arrogância, deseja deixar um legado na Terra, algo que marcará o seu nome na história do Planeta Terra para sempre. Mas será que ele realmente está sendo tão altruísta assim?

Bom, o Aranha claro que não confiou nesse papo. O vilão chegou implantando satélites na Terra e mostrando que poderia acelerar o efeito estufa e acabar com a vida na Terra com a maior facilidade do mundo. Porém, ele não fará isso, sua promessa é que ele inverterá o processo e livrará o mundo da constante dor de cabeça que é o efeito estufa e a camada de ozônio. A única coisa que ele pediu, foi a oportunidade de salvar o mundo, tendo carta branca de todas as nações.


Bom, isso bastou para os líderes mundiais e até os Vingadores começaram a refletir sobre isso. Aconselhados pelo Parker, os Heróis Mais Poderosos da Terra ficaram com o pé atrás e por fim resolveram comprar essa briga. O problema foi que as nações acreditaram nas intenções de Octopus, foi então que o Aranha e sua trupe se encontraram sozinhos contra o Sexteto Sinistro.


Para a infelicidade dos heróis, os vilões estavam preparados para vencer cada vingador. Nem o novo uniforme de Peter, que tinha vantagens para derrotar cada membro do Sexteto, foi suficiente. De saldo positivo da batalha, apenas o exílio de Electro, que foi enviado ao espaço pelo Mjlonir.

A Viúva Negra, que estava longe da batalha foi salva pela Silver Sable, que com seu traje invisível resgatou o Aranha também. O trio, com a ajuda dos Laboratórios Horizonte (agora usando um navio como base, uma vez que Jameson os expulsou de NY pelo que aconteceu com seu filho), descobrem como derrotar o Homem-Areia, catalizando o ponto principal de sua estrutura molecular, encontrando o seu grão de areia principal. Dois membros do Sexteto já haviam sido detidos.

Após se reagruparem, o trio seguiu até bases de Octavius, ao redor do mundo, para destruir seu armamento. O problema, é que a SHIELD, assim como as nações do mundo, estavam do lado do vilão, o que dificultou ais ainda a invasão as bases. Decidido a impedir o Aranha e suas amigas, Octavius passou a recrutar mais vilões para defenderem suas bases secretas, para equilibrar a balança heróis como Union Jack, Homem de Titânio, Canguru, Sabra e os Seis Maiorais foram acionados para o lado dos mocinhos. A informação que o trio recebeu então é que um dos principais esconderijos de Octopus seria na Symkária, o que enlouqueceu a Silver Sable. Chegando lá, viram uma mensagem do maligno cientista afirmando que sua intenção é destruir o mundo e que já que ele não poderia viver, ninguém mais poderia e assim ele destruiu todo o hemisfério banhado pelo Sol.


Com Symkária devastada, Sable entrou em pânico e luto, mas o Aranha notou que algo estava errado. Não demorou muito para um esquisito Dr. Octopus aparecesse para enfrentá-los. Porém, não passava de um truque de Mysterio e Camaleão, atrapalhados pelo líder verdadeiro do grupo, que queria ter a oportunidade de vencer pessoalmente o aracnídeo, eles foram descobertos. O Camaleão foi facilmente derrotado, já o Mysterio, foi persuadido a se juntar aos mocinhos ao notar que se o mundo acabar, de nada adiantará toda a grana que lhe foi prometida. No final, nada havia sido destruído.

O ilusionista então conta que a base de onde Octavius controla tudo fica na Guatemala, e ao chegarem lá, o quarteto tem uma nova surpresa, usando os octobôs, o cientista controla agora os Vingadores. Após fracassarem na luta mano-amano, Mysterio salva o dia com um pulso PEM e livra todos do controle.  


A partir dai Homem de Ferro, Thor e Rulk vão para o espaço destruir os mísseis e satélites de Octopus e Aranha e Sable invadem a sua base principal. Topam com Rino, que ao segurar a Silver, promete matá-la afogada. Correndo contra o relógio e atendendo um pedido da heroína, Peter a deixa enfrentando o brutamontes e parte para capturar a grande mente por trás de tudo. Em uma cena típica de vilão, ele explica suas reais intenções, a sua invenção não salvará o mundo, destruirá mais de 99% da população mundial e os poucos que sobreviverem, terão para sempre a lembrança dele e reconstruirão uma sociedade sobre o que ele deixar em pé.


No último instante, Parker consegue detê-lo. Apavorado, o vilão tenta se matar, mas é salvo por Parker. Ao final, quando indagado por Max Modell se teria salvado todo mundo, o Aranha com um grande pesar afirma que não, Silver Sable morreu.

Olha, apesar de clichê o final, eu gostei da Sable ter morrido. Eu gosto da personagem, mas deu uma carga séria e dramática a história. Mostrou que o Aranha pode sim salvar o mundo, não ficando sempre preso aos bairros de NY. A trama foi muito bem construída, sobre um elemento do mundo real, o efeito estufa. Apenas lamento o final aparentemente ter sido corrido e não ter tido tempo para explorar onde Electro foi parar, sob custódia de quem o Homem-Areia ficou e se o Rino morreu junto com a Sable.

Uma boa história, que diverte e é bem construída, mas não é a melhor do personagem. Esse review conta o arco "Confins da Terra", publicado originalmente em Amazing Spider-Man 682 à 687, no Brasil saíram em Homem-Aranha 138 e 139. A história possui roteiro de Dan Slott e arte de Humberto Ramos e Stefano Caselli.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus