sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ultimate X-Men: Da frigideira para o fogo


No Ultiverso, os mutantes são considerados seres perigosos e devem ser detidos assim que forem identificados. O resultado foi a criação do Campo Anjo, uma "reserva" para proteger os mutantes dos humanos e vice-versa. Mas essa situação cruel pode mudar quando os mutantes internos descobrirem que eles não são o próximo passo da evolução da humanidade... mas fruto de experiências científicas.

A revelação ocorrida meses atrás e espalhada pela mídia mundial chega a todos os ocupantes do Campo Anjo ao mesmo tempo. Tanto guardas quanto mutantes ficam sem saber o que fazer ou como reagir. Mutantes como Miranda Leevald, a Stacy X, tentam organizar os demais para não aceitarem a continuar sendo tratados como prisioneiros pelo governo.

Outros ocupantes do campo são ex-X-Men, presos desde o Ultimatum, como Tempestade e Colossus. Este último vem sendo torturado seguidamente por meses. Tempestade, que vem sendo dócil e calma, aparentemente por conta das muitas crianças mutantes do campo, reage se recolhendo e dá fim aos seus longos cabelos brancos.

E quando os guardas aparentemente deixam todos tranquilos quanto ao futuro nebuloso, Tempestade surge, liderando o levante contra àquela situação, detonando os Sentinelas que mantinham os mutantes dentro do Campo. Os guardas são neutralizados, e nos subterrâneos da instalação, descobrem que mais mutantes estavam desaparecidos em cárcere privado ou sendo submetidos a experiências nefastas.


O governo está em crise devido aos ataques da Cidade de Reed Richards à capital Washington, e não existe reforço para ajudar os guardas da prisão. Portanto eles são levados a julgamento pelos próprios mutantes. Enquanto Tempestade e Stacy X discutem os prós e contras da execução de seus ex-captores e não levarem os créditos pelo que decidirem, elas resolvem votar. Todos decidirão o destino dos humanos.

Mas incrivelmente a votação dá empate. E o mais imprevisível é que Colossus foi o único que não votou por estar debilitado após ser torturado por tanto tempo. Quando todos acham que ele vai votar para libertar os humanos, por ter sido um dos X-Men do pacifista Charles Xavier, ele decide pela execução deles, e com as próprias mãos, para o horror de Ororo.

Como um castigo divino, de repente, as dezenas de Nimrods descontrolados por Mercúrio nas edições passadas, enfim chegam ao destino que eles haviam detectado. Centenas de mutantes prontos para serem exterminados.

Nick Spencer não aliviou para o destino da raça mutante no Ultiverso. Quando parecia que eles seriam os donos do seu próprio destino, eles podem cada vez mais serem extinguidos, restando apenas aqueles que se refugiaram em Tian. Se Tempestade sobreviverá a esse extermínio, só saberemos em edições vindouras. A arte cartunesca de Carlo Barberi tem ficado  cada vez mais consistente, tanto que a Tempestade dele ficou muito bonita. Esta história em duas partes foi publicada originalmente em Ultimate Comics X-Men 9 e 10, e publicadas no Brasil nas duas últimas edições de Ultimate Marvel 036 e 037.

Jeferson

comments powered by Disqus