quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Fabulosa X-Force: Conheça os Exterminados

O título desta resenha de certa forma é uma pegadinha, mesmo estando correto. Vamos às explicações: sim, esta história (publicada em X-Men Extra 139) faz parte da série da Fabulosa X-Force. Sim, ela foi escrita por Rick Remender, roteirista da Fabulosa X-Force (e ilustrada por Billy Tan, e com uma capa sensacional feita por nosso caríssimo Mike Deodato). Mas não espere ver Wolverine (pelo menos não o da Terra-616), Psylocke, Deadpool ou Fantomex por aqui: a história retoma o gancho da volta de Jean Grey e Dentes-de-Sabre à Era do Apocalipse. Trata-se da introdução para uma nova equipe de heróis - mesmo que eles não pareçam lá muito heroicos...



No epílogo da épica Saga do Anjo Negro, Jean havia mencionado que humanos estavam se organizando para deter o atual Apocalipse de sua Terra. Aqui, somos apresentados a dois deles. O primeiro, conhecido por Profeta, lidera a resistência humana conhecida como os Exterminados contra o Arma X, atual tirano do planeta. Ironicamente, Arma X é a contraparte de Wolverine na Era do Apocalipse, enquanto o Profeta é a contraparte do fanático antimutante William Stryker, líder dos Purificadores e responsável pela chacina de jovens mutantes na Terra-616. Digamos que, na Era do Apocalipse, Stryker - aqui um defensor legítimo dos humanos oprimidos - tem bons motivos pra não gostar de mutantes.



O Stryker da Era do Apocalipse também sabe que nem todos os mutantes são ruins, e vem trabalhando com Jean, Dentes-de-Sabre, Vampira e Magneto em prol de uma causa comum. Entre os humanos de seu grupo, está Francesca Trask, codinome Demônia (provavelmente foi mais fácil inventar uma filha nova para Bolívar Trask do que lembrar de Tanya, que já existia na Terra-616). A moça participou da elaboração de um plano ousado: com informações de Jean sobre o "Dia M" acontecido na Terra-616, o grupo gerou vários clones de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate (há muito tempo falecida na Era do Apocalipse) para apagar o gene mutante do planeta, assim detendo o insano Arma X. Para azar deles, Magneto ficou furioso com a clonagem de sua filha, e acabou destruindo quase todos os clones.

Agora, os Exterminados precisariam de tempo para criar novos clones. Mas tempo é tudo que eles não tinham: Arma X e sua Legião Negra (composta por híbridos de figuras como Hulk, Ômega Vermelho, Motoqueiro Fantasma, Homem de Ferro e Manto, entre vários outros) chegaram no reduto humano para exterminar os seres "ultrapassados". Magneto e Vampira heroicamente enfrentaram os vilões, sabendo que iriam morrer, para ganhar tempo para o plano dos Exterminados. Não levou muito tempo até que Logan exterminasse os dois Exterminados.



Se Magneto e Vampira sacrificaram suas vidas, Jean se viu desafiada a sacrificar seus poderes: se o plano dos Exterminados funcionasse, ela e Dentes-de-Sabre também perderiam seus poderes mutantes. Ainda assim, a corajosa ruiva usou sua telepatia para ajudar o clone sobrevivente de Wanda a dizer as famosas três palavras: "Chega de mutantes". Mas com um único clone conjurando o feitiço, o tiro saiu pela culatra: os únicos mutantes a perder seus poderes foram aqueles num raio de poucos metros de Wanda antes do clone morrer - ou seja, os próprios Jean e Creed.



Sem poderes e acuados pelo Arma X, os Exterminados acabaram salvos por uma bomba lançada pelo Profeta. Após a fuga, Stryker revelou que tem planos para acabar com o tirano e salvar o planeta, mas salvar a cidade e seus habitantes já era impossível. Desolados, os heróis não puderam fazer nada além de ver, à distância, seu antigo reduto ser explodido. Com muitos humanos inocentes nele.

Assim termina a trágica história de Remender, que sinceramente não foi tão inspirada como o trabalho tradicional do roteirista com a Fabulosa X-Force. Faltou carisma aos personagens, tanto aos heróis como aos vilões. Talvez isso se deva porque, nos Estados Unidos, essa história foi usada como ponto de partida para uma nova revista, Age of Apocalypse, escrita por outro roteirista. No Brasil, ainda não sabemos se os Exterminados terão suas histórias publicadas - e se sim, onde. Se vale a pena? Só as próximas edições podem dizer.

comments powered by Disqus