sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Disney planeja mais séries Marvel pra seu serviço de streaming e mais especulações sobre a compra da Fox


A bomba que soltaram no começo da semana sobre a Disney e a FOX estarem tentando entrar em um acordo de compra tiveram uma série de implicações. Mesmo paradas no momento, as conversas entre os estúdios certamente pode ser fundamental para planos muito ousados da Disney num futuro próximo. E o principal deles é a criação de um novo e completo serviço de streaming que ela pretende por no mercado até 2019 e assim entrar como principal concorrente da gigante Netflix.

A última novidade em torno deste assunto veio do repórter do The Wall Street Journal Ben Fritz, que usou sua conta de Twitter para afirmar que Bob Iger estaria criando uma série nova da Marvel e uma nova de Star Wars para serem o grande chamariz deste streaming em seu lançamento em 2019. "Enquanto que a Disney produz séries de super-heróis Marvel como o Demolidor pro Netflix, novos seriados da Marvel são esperados no futuro para fazerem parte do seu próprio serviço de streaming. A pergunta que gira em torno dos fãs agora é... que série é essa que eles devem estar produzindo pra lá?



Mas como isso afetará a relação da Marvel com a Netflix e suas atuais cinco séries por lá? Bom, já sabemos que toda a galeria de filmes produzidas pela Marvel Studios irá ser retirada do catálogo deles a partir de 2019. O mesmo deve valer para as que são produtos da ABC como Agentes da SHIELD, Agente Carter e futuramente Inumanos. Todas devem incorporar e rechear o catálogo do novo serviço ainda sem nome. Contudo, nada se sabe sobre o destino das séries feitas em co-parceria. Nenhuma palavra foi dita sobre a continuidade das mesmas após 2020. A pressa da Netflix em já colocar as quatro séries de heróis para produzir suas novas temporadas este ano, todas praticamente concomitantes, pode ser um indicativo de que ela tem um prazo aí. Ben Fritz acredita que elas continuarão intocáveis. O que é certo, no entanto, é que após a estreia de Justiceiro, nenhum outro herói ou anti-herói deve ganhar série própria.




Ainda sobre o serviço de streaming, entra aqui a situação do acordo da FOX. Como falei antes na notícia do começo desta semana, a aquisição da parte do estúdio da 20th Century Fox pode não só resolver as pendengas de direitos de uso dos produtos da Marvel e Lucasfilm ainda estão nas mãos da FOX, como podem aumentar em muito o catálogo de filmes disponibilizados pelo serviço de streaming. E isso, por si só, vale uma compra bilionária do estúdio em questão, que facilmente poderia ser pago se o projeto do streaming der muito certo.

A aquisição de novas marcas que possam gerar muito mais produtos é de fato algo crucial para a Disney agora. Ter de volta o Quarteto Fantástico e os X-Men certamente seria uma boa pra empresa finalmente poder investir pesadamente no marketing desses personagens mais uma vez. O mesmo vale para a trilogia original de Star Wars cuja distribuição em Home Video ainda estava na tutela da FOX. Contudo, a Disney também está de olho num potencial produto que é até hoje o maior arrasa-quarteirão de todos os tempos - Avatar. No começo deste ano, uma parte inteira do Animal Kingdom virou uma estrutura temática do planeta Pandora e é a nova sensação dos Parques de Orlando. E com James Cameron se dedicando para num futuro próximo lançar uma série de novos filmes (quase sempre surpreendentes na época em que são lançados), a Disney pode estar querendo apostar algo neste produto que hoje está nas mãos da Fox.

Por fim, como bem sabem, parte do acordo é que a divisão de TV aberta da FOX continuaria a existir, independente dessas negociações. Contudo, com uma relação mais favorável entre as duas empresas depois dessa compra, é possível que a FOX opte por escolher o streaming da Disney como repositório de suas séries após deixar a programação da TV. Seria uma maneira de Legião e The Gifted acabarem na mesma casa no final de tudo.

Coveiro

comments powered by Disqus