terça-feira, 6 de maio de 2008

Capitão América: O Sonho Continua a Desmoronar


Captain America v4 26

A morte do Capitão América foi só o começo de algo muito maior. Após as repercussões imediatas e o enterro, as conseqüências do assassinato de Steve Rogers não se encerram. Desconfiança, arrependimento, culpa, vingança e grandes planos se desenrolam na única revista Marvel que, mesmo com seu protagonista morto, continua a ser normalmente publicada. A busca pelos verdadeiros responsáveis pela Morte do Sonho continua em Novos Vingadores 51.

Ainda abalada por descobrir que foi manipulada e usada para assassinar Steve, Sharon Carter conversa com a Condessa Valentina Allegra de la Fontaine, ex-agente da SHIELD e a pessoa amorosamente mais próxima do desaparecido Nick Fury. Mostrando-se aberta para ajudá-la em um momento difícil, pergunta como foi o encontro da Agente 13 com o novo diretor da SHIELD.

A conversa não foi nada boa, pois, ocorrida antes do funeral de Steve, Sharon insiste em ver seu corpo, rapidamente retirado do hospital por agentes enviados por Tony Stark e levado até o Aeroporta-aviões. Ainda muito nervoso (provavelmente pouco depois da história A Confissão), Stark acaba enfatizando a importância em isolar o único supersoldado bem sucedido, logo em seguida demonstrando o motivo de sua preocupação.

A cena é chocante. O corpo de Steve Rogers, alvejado e surpreendentemente revertido às condições físicas esquálidas de antes da aplicação do soro. De alguma forma o processo foi revertido após seu falecimento. É a prova de que o Capitão América realmente está morto, e tal visão abala mais ainda aquela que puxou o gatilho derradeiro. Após um lapso, ela lança suspeitas sobre o próprio Stark como um dos responsáveis pela morte de Steve. Fora de controle, Sharon o esbofeteia e pede demissão.

Capitão América

Questionada por Valentina o que Nick Fury pensaria disso, e, pior, como seria sua vida sem a SHIELD, Sharon só consegue responder que sem Steve sua vida como Agente 13 parecia perder o sentido.

Em um bar lotado de agentes da SHIELD, como Dum Dum Dugan, e heróis, como o Coisa, Falcão, Magnum e Ms. Marvel, Sharon parece procurar conforto enquanto todos bebem em homenagem a Steve. Porém, quase em contradição constante, ela parece querer falar, mas não revelando, o quanto sua parcela de culpa no assassinato é grande. Rick Jones reforça o quanto Steve a amava, enquanto o Falcão sai para um compromisso urgente. Olhando-se no espelho do banheiro, lembrando dos gatilhos mentais implantados pelo Doutor Faustus, o desespero de Sharon só aumenta.

Capitão América

Ainda regozijando a vitória sobre o velho oponente, o Caveira Vermelha continua dando a entender que esse foi apenas um passo de algo muito maior. Ordena que sua filha Pecado siga com o planejado, utilizando uma equipe que ela própria reuniu. Após trocar animosidades com Faustus, percebemos que os dois estão em uma relação de reciprocidade forçada, no qual os interesses pessoais são maiores que o ódio que um nutre pelo outro. Nesse momento Arnim Zola interrompe os dois, demonstrando os progressos de sua parte no plano (que nesse momento não é nem um pouco clara). Novamente fazendo questão de demonstrar estar no controle da situação, o Caveira se retira, dizendo que, junto ao homem cujo corpo está usando (o empresário Aleksander Lukin), terá em breve um encontro com o Secretário do Tesouro dos EUA.

Capitão América

Trajado à caráter, o Falcão voa pela cidade, refletindo sobre o impacto que todos estão sofrendo, e constatando como essa fatalidade uniu os civis, antes divididos quanto à posição do Capitão América durante a Guerra Civil. Logo seu compromisso é revelado, e ele se encontra com os Novos Vingadores. Conversando com um desconfiado Luke Cage, Sam convence a todos que ele se registrou mas continua do seu lado. E também que, apesar de toda a raiva, Stark não foi responsável pelo assassinato de Steve. Quando eles tentam relaxar, uma emergência tira o Falcão do local.

Capitão América

Em um bar, o Soldado Invernal literalmente afoga suas mágoas. Lamentando por não ter tido coragem de falar com Steve desde que voltou a si, Bucky se sente quase aliviado quando um homem no bar em que estava fala mal do Capitão. Foi a forma dele extravasar. Admitindo que Rogers não faria isso, que se decepcionaria com suas ações, mas lembrando das brigas de bar durante a Segunda Guerra, ele literalmente derruba todos no bar. E sente vergonha disso, notando finalmente o quanto sentirá falta de seu amigo e mentor.

Capitão América

É nesse momento que o Falcão chega, enviado por Nick Fury. Bucky elogia o discurso de Sam no funeral, e este diz para ele sair antes que a polícia chegue. Porém, Bucky ainda não superou a morte de Steve. Vendo a tentativa de discurso de Stark na TV, ele se decide. Se não pode trazer seu amigo de volta, nem ser um herói como ele foi, vai matar aquele que considera o responsável por sua morte. O Soldado Invernal vai matar Tony Stark.

Bucky fora de controle, Sharon se afundando em culpa, Caveira Vermelha indo em frente com seus planos misteriosos. A morte do Capitão América foi só o primeiro estágio da morte do sonho.


« Jøåø »

comments powered by Disqus