domingo, 2 de novembro de 2008

Surpreendentes X-Men: Series Finale

Os X-Men há muito tempo pareciam ter se estagnado. Mas eis que Grant Morrison veio e, para o bem ou para o mal, sacudiu e movimentou as coisas. Com sua saída, Joss Whedon tinha a complicada tarefa de assumir a revista, contando com John Cassaday nos desenhos. Agora, na edição 82 da revista X-Men Extra, temos, com o perdão do trocadilho, a surpreendente conclusão da passagem da dupla pelo título e, sem medo de errar, podemos dizer que vimos o nascimento de um clássico.

Surpreendentes X-Men

A grande arma do Grimamundo era uma bala gigante, que foi disparada contra a Terra. Em seu interior, encontra-se aprisionada Kitty Pryde, com poucas chances de escapar.

E, quanto ao alvo dessa arma mortal? Bem, na Terra, mais um dia transcorre normalmente para o espetacular Homem-Aranha, que se balança entre os prédios, declarando seu amor por Nova York. Porém, as divagações do aracnídeo são interrompidas pela repentina chegada de Noturno, Homem de Gelo e Tempestade.

Surpreendentes X-Men

Mas, qual seria o motivo dessa súbita aparição? Os heróis queriam chegar ao Aranha antes do transporte que os levaria aonde deveriam ir. Esse transporte, por mais estranho que possa parecer, era o Sentinela Selvagem, que apareceu no final da temporada anterior.

Ele leva os quatro até a base da ESPADA, na órbita do planeta. Lá, vários heróis estão reunidos, o que para o Aranha só poderia significar o fim do mundo. O curioso é que Homem de Ferro, Reed Richards, Dr.Estranho, além do próprio Aranha, estão todos reunidos no mesmo espaço, sem que a famigerada Lei de Registro seja mencionada.

Será que essa história se passa antes de Guerra Civil? Inicialmente, até pensei que isso poderia ser possível, mas um acontecimento mais à frente mostra que ela ocorre no pós-guerra mesmo. Provavelmente, Tony Stark abriu outra exceção, por causa da ameaça mundial, e fica por isso mesmo.

Surpreendentes X-Men

E, afinal, onde estaria essa ameaça? Continua, velozmente, se dirigindo ao planeta. No Grimamundo, Colossus confronta Aghanne, a verdadeira responsável pela "profecia" que o apontava como o destruidor. Ele diz que já viu discursos de salvadores como ela, que já haviam matado 20 milhões de seus conterrâneos. A mulher diz não ser uma ditadora e, quando chamada de louca pelo herói, defende-se dizendo querer apenas trazer paz ao seu sofrido povo.

Para Aghanne, é terrível viver em um mundo onde assassinato é uma honra e crianças se rendem à barbárie logo cedo. Peter Rasputin e ela começam a lutar, pois ela quer obrigá-lo e parar com sua dor.

Do lado de fora, Ord é derrubado por Emma Frost que, junto com Scott Summers, ainda precisam lidar com Kruun e seus homens, o que fazem facilmente, conseguindo escapar. Dois soldados conseguem capturar a Agente Brand, acreditando que seu lorde iriam recompensá-los por isso, mas que antes a mulher iria dar uma recompensa. Ela, claro, se defende e revela um poder, até então, inédito para nós. Suas mãos brilham, incinerando o rosto de um soldado e o peito do outro.

Observando a cena, o Fera apenas afirma ter se preocupado à toa.

Surpreendentes X-Men

Scott e Emma conseguem a nave mais rápida do tirano, indo atrás de Kitty. Para o resto da equipe, é preciso ajudar Colossus. Wolverine cogita que o amigo cumpra a profecia de uma vez, já que os grimundanos querem o mesmo para eles. Brand, no entanto, diz ter outra idéia.

Se a nave de Scott e Emma se aproximar o bastante, eles poderiam contatar os heróis da Terra, que poderiam ajudar a parar a bala. Porém, eles estão tentando contato, através de Stephen Strange, mas infelizmente, o mago supremo é atingido pelas proteções místicas que a bala contém. Stark então sugere agir à moda antiga, no que Reed têm a idéia de mandar a bala para a Zona Negativa.

Surpreendentes X-Men

De volta ao mundo de Ord, Hank McCoy tratou os ferimentos de Brand, mas cansa e exige que ela lhe conte o que esconde dele. A agente apenas diz que não é relevante, pois é pessoal. O herói diz que isso era ele que decidiria, no que ela finalmente confessa a atração que sente pelo doutor, deixando-o desconsertado.

Surpreendentes X-Men

No núcleo, Aghanne começa a superar Colossus, afirmando que é o destino dele destruir o Grimamundo, tornando-se um herói. Ele diz que a mulher não entende esse conceito, começando a voltar a forma humana, o que o mataria na hora.

No entanto, ele é salvo pela chegada de Ord, que retira o capacete da vilã. Isso dá a oportunidade de Colossus arrancar o traje inteiro dela, levando-a à derrota completa. Aquele que, muitas vezes, foi chamado de inútil por seu lorde, acabou dando sua vida pela salvação do planeta.

Surpreendentes X-Men

De volta aos heróis da Terra, o Quarteto Fantástico vai ao espaço, sendo bem sucedido na abertura do portal, desviando a bala e salvando a Terra. Ou ao menos, era isso que parecia.

Surpreendentes X-Men

Todos os heróis, atingidos pela magia que atingiu Estranho, estão presos em uma ilusão, onde todos, de alguma forma, estão salvando a Terra. O engraçado é que a ilusão do Aranha é tão absurda, já que ele para a bala com uma rede de teia, que o próprio acaba acordando.

Emma consegue contato com Kitty, encorajando-a a sair da bala. Mas a moça afirma não conseguir, levando uma bronca da Rainha Branca, que diz não ser hora de bancar a menina frágil. Infelizmente, Pryde não estava sendo fraca, mas sentia-se doente, como se tivesse mesclada ao metal e ele a quisesse lá dentro.

O Aranha acorda Tempestade, revelando a ilusão. Peter diz para Kruun que este revelará o ponto fraco da bala, não por compaixão, mas por saber que mesmo se a Terra fosse destruída, ele não destruiria o Grimamundo, pois iria governá-lo. E deixa claro seu ponto, quando Wolverine arranca o braço do tirano. O povo teme mais Peter do que Kruun e Brand responde que, com a destruição da Terra, eles precisariam de um novo planeta. Sem opções, ele revela que um impacto frontal poderia amassar ou desviar o projétil, fato revelado para Scott, que repassa para Tempestade.

Assim, o Sentinela Selvagem se sacrifica, procurando se redimir pelas mortes de Genosha, indo à toda velocidade contra a bala. Emma tenta consolar Kitty, oferecendo-se para colocar a mente da garota em outro local ou reduzir o medo. Mas a jovem é valente, querendo encarar tudo de frente.

Frost diz que não era para ela morrer, no que Pryde concorda, lembrando que ela deveria ter matado a loira. Quando pergunta se isso a tornava decepcionante para a diretora do Instituto, essa responde que não, a tornava surpreendente.

Surpreendentes X-Men

Infelizmente, o Sentinela não obtém resultados. O Aranha clama apenas por uma "magiquinha", mas também não consegue acordar o Estranho. Pelo jeito, Peter Parker não dá sorte no campo da magia, como já sabemos.

O dia é salvo por Kitty Pryde, que com esforço, deixa a bala inteira intangível, gerando uma das cenas mais emocionantes e impactantes dos quadrinhos.

Surpreendentes X-Men


Surpreendentes X-Men

Assim, tudo indica que a jovem heroína nunca mais voltaria. Seria muito complicado parar o projétil, se ela conseguir sair, poderia ser dentro de um planeta ou prestes a atingir algum corpo celeste. Isso, claro, se ela estiver viva ainda.

Surpreendentes X-Men

Emma se desmancha em lágrimas, mostrando que havia mais do que provocações em seus sentimentos por Kitty, além do fato de isso trazer lembranças terríveis. Logan também está triste, por perder uma grande amiga e pelo fim do casal recém-formado do Instituto. No entanto, Hisako não pretende deixá-lo se afundar, consolando-o no melhor estilo Wolverine.

A tragédia terminou com um casal, mas pode ter iniciado outro. Hank deixa claro que odeia Brand, mas ela diz precisar disso mesmo, alguém muito inteligente, que discorde dela sempre, oferecendo o contraponto perfeito para suas decisões, que foram bem equivocadas nos últimos tempos. E nas horas vagas? Ela não desgrudaria dele. E quanto ao fato dele ser um monstro azul e peludo? O pai dela também era.

Aqui, conhecemos então parte de sua origem. Ela é filha de um alienígena com uma humana. Seu trabalho é o mais importante do sistema solar. Brand não irá pressionar McCoy, ela apenas diz que a segurança do planeta depende de sua decisão e que os dois são perfeitos um para o outros, mas sem pressão alguma. Claro, claro.

Por fim, os poderes de Scott estão voltando a se descontrolar. Em meio a declarações de amor mútuas, Emma recoloca o visor e os dois se beijam. Wolverine e Hisako formam o que parece ser uma nova parceria. Brand acompanha um aula de seu amado. Já Peter contempla o espaço, sentindo uma sensação de perda. No espaço, uma bala se afasta à toda velocidade.

Surpreendentes X-Men

Fantástico, simplesmente fantástico. Ou surpreendente, para ficar no esquema dos trocadilhos. Whedon e Cassaday produziram um clássico absoluto, digno de figurar em meio às grandes histórias da equipe.

Um dos grandes méritos foi não desconsiderar a fase do Morrison, pegando o melhor desta para contruir sua própria história. Além disso, trouxe de volta Kitty Pryde, que tinha voltado recentemente do limbo editorial e, provavelmente, voltaria para lá. Personagem favorita do autor (e minha também, diga-se de passagem), a moça teve grande destaque em toda a série.

Isso, inclusive, mostra a coragem do autor. Pois começou a série com sua personagem favorita e terminou com ela também, mas perdida no espaço e "morta". Admirável a ousadia de eliminar um personagem que ama.

Fora isso, Whedon deixou excelentes ganchos para serem aproveitados pelo próximo roteirista. O possível casal Brand/McCoy, que não esperava, mas achei ótimo. A vingança de Perigo. O que afinal teria acontecido com Cassandra Nova e, claro, a situação da própria Kitty.

O próximo roteirista é Warren Ellis, o que me dá boas esperanças. Bem, qualquer elogio mais que possa dar a esse clássico seria redundante. Até mesmo alguns erros, como a estranha reunião de heróis, acabam tornando-se perdoáveis. O melhor é fazer o que faria com qualquer série que gosto, parar um pouco e reler as duas temporadas.


Eddie

comments powered by Disqus