terça-feira, 22 de junho de 2010

Vingadores Sombrios: Verdade e...Justiça?

Os Vingadores Sombrios completaram com sucesso sua 1ª missão, salvando Victor Von Doom, que voltou ao comando da Latvéria. Enquanto encaravam essa complicada tarefa, Clint Barton deu uma polêmica entrevista que poderia impactar negativamente na carreira do grupo. Em Reinado Sombrio nº5 acompanharemos como Norman Osborn lidará com mais esse desafio.

Vingadores Sombrios

Como o final da edição anterior já mostrou, Osborn ordenou que Victoria Hand marcasse uma entrevista para ele, visando minimizar qualquer dano causado pelas palavras de Barton. E é nos momentos que antecedem o programa que encontramos o personagem.

Bastante austero, ele diz para sua entrevistadora se ater a lista de perguntas que recebeu, além de não admitir que ninguém toque em seu cabelo (como se fosse possível piorá-lo). A entrevista enfim começa, ao vivo para boa parte do país, onde logo no começo Norman, já com uma postura mais simpática, esquiva-se da palavra "poder", preferindo afirmar que em vez disso recebeu uma grande confiança e, quando se fala na dificuldade de aceitação de alguém com tanta responsabilidade em um cargo indicado, ele responde que esta indicação veio do presidente, que por definição representa a vontade do povo.

Vingadores Sombrios

Mas e quanto ao gancho na história anterior, com o Sentinela reaparecendo vivo? Ele é retomado em forma de um flashback de seis horas antes da entrevista. Norman, aqui como o Patriota de Ferro, vai ao encontro de vingador, mas pede para falar com Bob Reynolds. Sim, a estranha postura do Sentinela sugere que outra personalidade assumiu seu lugar.

Vingadores Sombrios

As palavras firmes de Osborn acabam trazendo Bob de volta, que fica muito assustado com a sua morte e não entende onde está, nem como voltou. O Patriota faz questão de frisar que Bob não morreu e que o Vácuo não existe, até que a ver a esposa acaba acalmando o Sentinela, que voa na direção de Lindy. Uma sensação de alívio toma os Vingadores, mas uma alfinetada de Karla Sofen no Mercenário deixa claro que há outros problemáticos no grupo.

Voltando para a entrevista, finalmente as declarações de Clint Barton entram em pauta. E aqui veio uma das partes mais geniais da história: Osborn não nega que um dia foi o Duende Verde. Isso mesmo, ele usa a verdade (ou uma versão distorcida dessa) para conseguir atingir seus objetivos. Uma estratégia bem semelhante a de Loki, nas histórias recentes de Thor.

Norman assume seu passado criminoso como parte de uma terrível doença mental, afirmando que chegou onde está hoje depois de querer e receber ajuda. Ainda afirma que o Gavião Arqueiro tornou-se símbolo de glória para os Vingadores, mas isso só foi possível depois de lhe darem uma chance de se redimir de seus crimes. Na lógica apresentada por Osborn: se um criminoso teve uma 2ª chance, porque agora ele próprio quer me impedir de ter essa oportunidade?

Vingadores Sombrios

De forma genial, Osborn desarmou a tentativa de Clint e ainda reverteu a situação, dizendo que as declarações polêmicas eram um pedido de ajuda do ex-Gavião Arqueiro.

Em apenas um ponto o diretor do MARTELO manteve segredo: a identidade dos seus Vingadores. Claro, revelar isso iria dar pontos para Clint, mas a explicação para isso foi bem lógica e aceitável. Falando nos "heróis", o que andariam fazendo?

O atrito presente entre MacGargan e o Mercenário continua desde a batalha com as forças de Morgana Le Fay, mas ele é resolvido rapidamente por Ares. O deus da Guerra diz que a vida anterior de nenhum ali importa, desde que ajam como adultos e honrem a chance dada pelos deuses. Se optarem por agir como meninos, serão tratados como tais, o que ele faz questão de demonstrar no Mercenário. Falando em menino, Ares vai ao encontro de seu filho, mas não o encontra. Para quem não sabe, ele é Fobos, o deus do medo e membro dos Guerreiros Secretos. Mais tranquila está a relação de Noh-Varr e Karla Sofen, que depois de um clima de sedução, acabam transando. No entanto, será que continuará tudo bem com a descoberta dele que o grupo onde entrou é composto por criminosos?

Vingadores Sombrios

No entanto, tanto a entrevista de Osborn quanto a rotina dos Vingadores são interrompidas por um violento ataque, conduzido pelos Atlantes.

Vingadores Sombrios

Osborn não perde tempo e convoca sua equipe, prometendo bastante para a próxima edição. Qual seria a intenção dos ataques atlantes (opa) e qual será o envolvimento de Namor nisso, levando em conta sua participação na Cabala?

Vingadores Sombrios segue como o melhor título nessa nova fase, com um desenvolvimento absurdo dos personagens, diálogos fenomenais e cenas de ação fantásticas. Essa história, ocupada praticamente toda pela entrevista de Osborn foi ótima, pois ele desarma o inimigo com palavras bem escolhidas, não com punhos.

É Brian Michael Bendis sendo um pouco Warren Ellis e tirando ouro disso. E não posso deixar de mencionar a arte de Mike Deodato, que combina perfeitamente com esse título.


Eddie

comments powered by Disqus