domingo, 13 de março de 2011

Franklin Richards: Manipulando a linha temporal da Marvel

Recentemente, os leitores puderam acompanhar mais uma aniversário de Franklin Richards, no qual, sabiamente, o roteirista Jonathan Hickman se esquivou da idéia de definir uma idade para o garoto e assim deixou o mistério no ar – Quantos anos teria Franklin Richards?

Frank

Bem, sendo esse um dos mistérios mais famosos do Universo Marvel, eu já pessoalmente bolei algumas teorias que explicariam razoavelmente essa questão. Mas recentes artigos que acabei lendo, reforçaram e ampliaram ainda mais essa minha visão. E achei que estaria mais que na hora de passar adiante essas idéias. Portanto, segurem-se nas cadeiras e preparem-se para ter em mãos um dossiê ousado sobre o menino que moldou a linha temporal da Marvel.

Primeiramente, vamos deixar claro um pouco dos poderes de Franklin Benjamin Richards para os desconhecidos. Sendo filho do casal fantástico, Reed e Sue, o pequeno Frank nasceu mutante, mas numa capacidade acima do normal, hoje classificada como ômega. Basicamente seus poderes são inicialmente psiônicos, mas com capacidade de alteração a nível molecular da matéria, algumas vezes demonstrando até mesmo mudanças da realidade. Ou seja, Franklin é capaz de criar o que quiser a partir do que quiser, um poder similar ao de Proteus e Feiticeira Escarlate, mas potencialmente num nível muito acima. Já vimos o pequeno Richards realizar desde pequenas manipulações mentais até mesmo criando um universo particular só seu para proteger a família e amigos, como visto na saga Heróis Renascem.

Frank e FrankSendo capaz de tais atos quase divinos, Frank tanto atraiu a atenção de vilões, como o Aniquilador, que foi um dos primeiros a tentar usar isso para seus próprios interesses, assim como o temor de sua família, obrigando Richards a mais de uma vez suprimir mentalmente os dons de seu filho. Paralelo a isso, por duas vezes, Franklin passou por um precoce envelhecimento nas histórias, tornando-se primeiramente o poderoso Avatar e, mais tarde, o Psi-Lord, que chegou a participar ativamente das histórias da família até ser revertido a forma infantil mais uma vez. Outros momentos que certamente influenciaram o pequeno Richards e sua continuidade em nosso tempo foram seus exílios fora do nosso tempo Marvel, como no traumático evento em que acabou parando no Inferno graças a Victor Von Doom.

Franklin e Dinamite
Alguns momentos curiosos de Franklin Richards na fase do Quarteto Futuro. Um encontro consigo mesmo e um beijão na Dinamite.

Atualmente, como bem sabemos, Frank tem uma idade bem dúbia, e salvo pela última edição do Quarteto, sem dar qualquer sinal evidente de volta dos seus poderes. Mas o que realmente podemos coletar disto tudo para definir uma idade aproximada para o pequeno Richards? Bem, eu proponho antes de tudo trazer a vocês alguns pontos discutidos em fóruns americanos a fora para logo em seguida traçar minha proposta.

Vamos a eles:

Idéia #001 - O Criador de Sonhos Reais

Uma das coisas mais curiosas que vi sendo levantada por aí é que a natureza dos poderes de Frank são praticamente inconsciente, quase que instintivas. Diversas vezes em diferentes histórias, Franklin foi capaz de mudar o destino das coisas simplesmente sonhando ou desejando que a situação simplesmente se resolvesse sem saber exatamente o que precisava ser feito.

Alguns casos bastante conhecidos são o modo como derrotou Ultron, mesmo em estado de coma, na edição 150 de Fantastic Four; a criação do universo de Heróis Renascem em sua pequena bola azul no final dos anos 90 sem mesmo se dar conta do real perigo que os país e amigos corriam; reversão do tempo dando a Reed o momento necessário para derrotar Abraxas, simplemente porque não queria ver o rosto amedrontado de sua mãe no número 49 do terceiro volume do Quarteto Fantástico; E mais recentemente, fez uma arma de brinquedo disparar de verdade em Norman Osborn para salvar a vida de seu pai.

Poderes de Franklin
Diversos momentos diferentes onde Franklin usou seus poderes de forma magnânima.

Esses e outros exemplos apontam para o fato de que Frank é um modelador intuitivo de realidade e a base de tudo nada mais é que sua psique infantil. O evento mais claro no decorrer de todos esses anos foi logo após ele deixar a Geração X, durante os eventos dos Heróis Renascem, juntamente com os amigos Artie, Sanguessuga, o pato Howard e mais dois inusitados companheiros – Homem-Coisa e a alien Tana Nile. Juntos, ele viveram aventuras em uma realidade paralela criada e baseada nas inocentes experiências de Franklin. O nome da revista onde essas histórias aconteciam era bem sugestiva – Daydreamers*.

Franklin in Daydreamers

O grupo mais psicodélico já criado pela Marvel e que nunca foi publicado aqui

* "Sonhadores acordados" segundo nosso colaborador, Guilherme Winspear.

Idéia #002 - Chega de coisas ruins

Uma vez cientes dos poderes inconscientes de Franklin, resta estimar quais seriam suas extensões. E eis que as teorias que circundam a internet professam que na verdade Franklin estaria controlado tudo, completamente tudo no espaço e no tempo. Um dos casos mais gritantes já apontando foi que o garoto chegou a criar até mesmo um mundo particular para salvar seus pais e os amigos de um sacrifício sem volta contra o Massacre. Sendo assim, não estaria o garoto movendo quietamente as situações para que favorecessem os heróis? Isso não explicariam as ressurreições? Ou mesmo ignorando os efeitos da velhice retardando o tempo biológico da Marvel em relação ao real, deixando assim sempre todos jovens? E até mesmo permitindo que retrocessos no tempo para o passado sejam capazes de salvar sua realidade de catástrofes, deixando as conseqüências para outras possíveis ‘terras’?

Franklin Universe Reborn
Hérois renascem e retornam pelas mãos do garotinho...

Franklin como todo garoto curte a disputa entre heróis e vilões, mas espera que sempre aconteça a vitória do bem no final. Sua mente infantil não conceberiam que coisas ruins acontecessem. E a idéia atual de seu pai em consertar e tornar o mundo um lugar melhor nada mais é do que uma repetição do ideal do próprio Franklin uma vez que era Psi-Lord – “Prevenir que os futuros ruins aconteçam” (como visto em Fantastic Four 284).

Idéia #003 - A verdadeira origem dos Poderes de Franklin

Mesmo sendo um filho de país irradiados por energia cósmica, é muito pretensioso acreditar que a magnitude do poder do garoto esteja apenas em seus genes mutantes herdados. Mesmo tendo alguns mutantes de nível Omega que cheguem a um poder similar, nada se compara ao que Franklin pode fazer. Daí, que outros eventos a mais poderiam explicar os dons quase divinos?

Bem, um ponto que poucos conhecem e deve ser levantado é que inicialmente a radiação cósmica foi considerada nociva para Susan e o bebê. Foi preciso a intervenção de Richards para que sua mulher sobrevivesse, utilizando para tal um artefato poderoso do Aniquilador, o Bastão Cósmico (que recentemente você viu em Guerra dos Reis, inclusive retardando o crescimento do vilão).

Origens dos poderes de Franklin Richards

A relação do bastão cósmico e a zona negativa na vida de Franklin

O fato é que o bastão cósmico é um item de poder imensurável, capaz até mesmo de conceder imortalidade ao seu portador e tudo nele é comandado simplesmente pela força da mente. A Zona Negativa, de onde se originou o bastão, também é conhecida por ser um lugar que torce o espaço, tempo e a energia, sendo uma conexão com todas as outras dimensões e usados até por teleportadores – desde entidades como Galactus e o Surfista Prateado até o cão inumano Dentinho. De algum modo, Franklin parece ter detido parte deste poder e mais tarde o Aniquilador percebeu, almejando ter a posse da criança para si.

Numa versão “alternativa” do Quarteto Fantástico mostrada na revista anual de 1998, vemos como seria se os heróis envelhecessem normalmente. Desta maneira, um já adulto Franklin é capaz de definir muito melhor seu poder como um “conduínte da Zona Negativa”, se proclamando o “Zero Man”. O fato curioso é que na extensão do uso de seus dons aí, Franklin relembra a personificação da entidade Eternidade.

Franklin Richards is Zero Man

Um Franklin Richards de outra realidade, Zero Man.

Idéia #004 - A mesma relação entre humanos e formigas

Numa das primeiras aparições de Franklin Richards como uma criança, ele observa formigas e todos ficam admirados como elas parecem estar apenas andando em círculos, como que obedecendo a ordens dele (Fantastic Four 135). O interessante é que humanos são referenciados como formigas quando diante de grandes seres cósmicos. Galactus, durante sua invasão em Fantastic Four 50, justifica suas ações dizendo “Você hesitaria em seguir adiante se pisasse num formigueiro?” . O próprio Johnny Storm compara a nossa existência a de meras formigas depois de vislumbrar toda a grandiosidade do cosmo dentro da nave de Galactus.

Formigas e Homens
"Somos como formigas" diz Johnny ao se deparar com um poder maior

Esta relação entre homens e formigas e deuses e seres humanos de fato não poderia passar desapercebida aqui. O curioso é que muitos podem achar que há muita repetição, morte e retornos, no universo Marvel como num mundo superficial de formigas dando voltas. Mas essa também é uma filosofia comum em nossa realidade, de que tudo se fecha dentro de ciclos e novos ciclos.

Idéia #005 - Com o despertar , o tempo parou

Os especialistas na linha temporal Marvel destacam o fato de que nos primórdios, os heróis realmente envelheciam com o tempo real, mas que por volta dos anos 70 isso logo teve que ser mudado para que os heróis não envelhecessem rápido demais ficando em desuso. O curioso é que nesta década, mais precisamente em 1973, Franklin que estaria com cinco anos, teve sua mente bloqueada pela primeira vez, pois estava começando a ficar consciente do mundo ao redor, representando potencial perigo a todos. Inconscientemente, é aqui que se teoriza que toda a linha temporal da Marvel começou a retardar o envelhecimento de todos.

Somente muito mais tarde, Franklin voltaria a perder o controle de seus poderes e acabou envelhecendo rapidamente, chamando-se Avatar, mas com a mentalidade ainda bem juvenil e confusa. A história chama-se “Childhood’s end”, traduzindo como “Fim da Infância”. O curioso aqui é que isso tudo ocorre em 1982, o que significaria 14 anos de idade se o pequeno envelhecesse como no mundo real. Esta idade seria a média para a puberdade, momento este em que sabidamente os mutantes perdem o controle e desenvolvem os poderes pela primeira vez. Teria a idade real de Franklin influenciado aqui em seu envelhecimento? Mesmo sem resposta clara, o fato é que após a confusão,Frank retorna a sua forma infantil e os Richards decidem a partir de então bloquear seus poderes para protegê-lo.

Franklin é Avatar
Franklin como Avatar (Fantastic Four 245)

Mas qual seria a idéia de Franklin travar o tempo, principalmente em torno desta sua idade tão infantil. Aqueles que teorizam essa idéia, apontam que o pequeno Frank, assim como todas as crianças dessa idade, não querem envelhecer, ao mesmo tempo que não desejam o mesmo para seus pais, sempre precisando de atenção e de sua segurança. Inconscientemente, seria o que Frank quer.

Um fato curioso que reforçaria essa idéia foi a primeira vez que Franklin sentiu-se ameaçado – A gravidez de Valeria. Susan passou anos sem conseguir engravidar e só teve tal chance outra vez quando ela e Reed passaram longo tempo na Zona Negativa (curiosamente, lugar onde os poderes de Franklin supostamente seriam mais fracos, segundo alguns). Mas o curioso é que no desenrolar destes eventos, Franklin inconsciente acaba fazendo sua mãe acreditar que teve um aborto e manda sua irmã não nascida para crescer num outra dimensão, longe da atenção dos pais. Somente muito mais tarde, Valeria ressurgiria, só que adulta, ocupando um papel de irmã mais velha e protetora e não uma competição por atenção. E só assim, afeiçoando-se a ela, Frank mais tarde a acolheria independente da idade que ela viesse a ter.

Valeria Richards

Valeria em suas várias versões

Voltando a Franklin, temos a segunda vez que vemos seu envelhecimento, mas não graças a seus poderes em 1992. Desta vez, seu avô Nathaniel Richards o captura, levando-o para outro tempo e o treinando por anos. Contudo, em nossa linha temporal não se passa minutos até que temos uma Franklin adolescente o substituindo no lugar - o Psilord.

Franklin é o Psilord

Segundo envelhecimento de Franklin nas histórias, como Psilord.

Apesar da curiosa fase em que o mesmo tentou criar a Força Fantástica e seguir os passos do pai, é marcante como Reed e Sue não conseguem conceber a idéia de ter um filho adulto. Susan é uma das mais relutantes, declarando várias vezes que não aceita isso, mesmo já tendo a certeza de que o Psilord era seu garoto. Mais uma vez, inconscientemente, o universo tende a favorecer a idéia de que Franklin seja uma criança para sempre.

E isso se repete mais uma vez nas atuais histórias do Quarteto. Confiram:

Franklin Richards adulto
Sue ameaça Franklin em Fantastic Four 574 (ou na recente, Universo Marvel 10).



Agora, traçando uma linha

Particularmente, eu criei anos atrás uma linha temporal no universo Marvel baseada em relatos ao longo do tempo deixados por roteiristas, editores e, finalmente, num pronunciamento oficial de Joe Quesada, em 2006. Ele dizia o seguinte:

“Nos anos 80, trabalhava-se na Marvel o conceito de que apenas 7 anos haviam se passado desde que o Quarteto Fantástico ganhou os seus poderes. E houve uma grande estabilizada nessa linha temporal por um bom tempo. Nos anos 90, a idéia era 10 anos desde que o nascimento do Quarteto Fantástico. E atual gestão, 12 para 13 anos, que é mais ou menos com que trabalhamos hoje.”

Isso foi postado por Quesada por volta de 2006, durante a Guerra Civil. E agora eu extrapolo que um mínimo de 2 anos se passaram aí, um para o tempo do mandato de Stark como diretor da SHIELD e outro para o Norman Osborn e seu Reinado Sombrio. Ou sejam, por volta de 14 anos. Com isso, tinha criado essa linha temporal:

Linha Temporal da Marvel

Linha Temporal da Marvel (clique para ampliar)


Com esta linha que criei anos atrás, foi bastante fácil estimar idades de alguns heróis nos tempos de hoje como o Ciclope com cerca de 30 anos, Reed Richards e Benjamin Grimm com 41 anos e o Homem-Aranha com 29 anos. Seguindo a lógica, precisando o nascimento de Franklin quase no começo dos anos 70, na melhor estimativa lhe daria 11 anos. Mas estaria isso correto?

Bom, sabemos que o Franklin não se comporta exatamente com essa idade e não podemos incluir o garoto que já passou por pelo menos dois envelhecimentos e rejuvenescimentos em sua curta e complicada vida. O certo seria criar uma linha temporal exclusiva para Franklin, tentando colecionar precisamente todas as vezes que foram informadas ou sugeridas suas idades. Alguns sites criaram por aí suas versões, estou me baseando nelas para trazer ate vocês algo que acredito ser mais decente:

Franklin ao longo do tempo

Linha Temporal do Franklin (clique para ampliar)

O que encontramos aqui é um gráfico crescente e bem definido até que surge as confusões referentes aos pulos repentinos de idade dados pelo Franklin. Depois do primeiro, que ocorre em “Childhood’end”, Franklin chega até mesmo a rejuvenescer em um ano sua idade natural, durante a fase em que Steve Englehart escrevia as histórias. A linha fica sinuosa mesmo depois da fase Psilord, sempre dançando entre os quatro a cinco anos. Somente no começo do novo milênio, aparentemente houve uma preocupação em envelhecer Franklin Richards, culminando na primeira edição de Marvel Knight Four com seu aniversário de oito anos.

Mas o que acontece depois disso? Bem, muitos atualmente se queixam de que Franklin estaria mais uma vez retrocedendo, se comportando mais uma vez como uma criança de cinco anos. Suas atitudes se tornaram mais infantis e tudo parece ainda piorar quando comparado com sua irmã mais nova, Valeria, que faz questão de chamá-lo de “retardado”.

Aqui, vale notar que a menina superdotada também parece encontrar dificuldades em posicionar sua idade. No começo da fase dirigida por Mark Millar, Valeria é dita com dois anos, mas atualmente sua estrutura corporal parece remeter pelo menos quatro.

Aniversário do pequeno Richards
"Feliz Aniversário, Franklin"

As respostas talvez fossem encontradas no mais recente aniversário de Franklin, mas a verdade é que tudo ficou ainda mais confuso, principalmente com a orgulhosa Susan negando-se a divulgar sua idade. Ao contar as velas do bolo, também não houve muita ajuda. Lá, a princípio só vê-se cinco. Contudo, os mais atentos apontam que num quadro anterior existiriam seis velas, uma apagada, e ao soprá-las Franklin estaria mais uma vez procurando retroceder sua idade com seus poderes sem ninguém perceber o evento.

Velinhas do aniversário do Franklin
Conte as velas: Seis antes, cinco depois! Erro de desenhista ou algo proposital?

Mas talvez, possamos buscar uma outra fonte na mesma edição de aniversário – o Quarteto Futuro. Logo depois da “Childhood’end”, Franklin ganhou abrigo na casa dos Power e participou até mesmo como membro ativo das aventuras com os quatro irmãos. Tirando por aí, tínhamos mais ou menos essa escala de idade: 12 anos para o Alex, 10 para a Julie, 8 para o Jack e uns cinco a seis para a Chispinha, que era meses mais velha que o Franklin. Neste aniversário, Alex diz ter acabado de fazer 19 anos e isso apontaria para o Franklin estar fazendo 11, algo bem próximo do que eu imaginaria na minha linha temporal original.

Frank no Quarteto Futuro
Franklin como membro do Quarteto Futuro

Mas a grande questão aqui não é que idade Franklin deveria ter, mas sim qual ele mostra-se tendo agora. É realmente difícil depois de todos os argumentos apresentados nos textos colocados em choque com a confusa linha temporal do menino não acreditar que há um espaço aberto para um roteirista aproveitar essa teoria.

O fato que me deixa mais propenso a essa idéia de que o tempo esteja sendo ligeiramente manipulado é de fato a possível origem dos poderes de Franklin estarem ligados ao bastão cósmico. Como vimos, é um artefato que não só confere imortalidade como também retarda o tempo. E seria justamente isso o que o garoto estaria quietamente e inconscientemente realizando. Daí mesmo que alguém questione como ninguém ainda se deu conta desses fatos até então, vale lembrar que seres com a capacidade de poder do Frank como a Feiticeira Escarlate , Homem-Molecular e mesmo o Sentinela são capazes de facilmente dobrar o mundo e fazer com que todos ao redor aceitem passivamente o fato.

Dentinho

A idéia é boa, mas ainda é algo que apenas ronda os fãs fissurados em teorias assim. Resta saber se Hickman poderia se valer dessas idéias que andam estourando na internet ou se a Marvel vai deixar a idade de Franklin como um dos seus grandes mistérios não resolvidos.

Coveiro

PS: Boa parte dessas informações foram retiradas do site da Marvel Wiki e de alguns foruns como o do CBR.

Confira também:
Árvore Genealógica do Quarteto Fantástico
Franklin e Valéria -Crianças Fantásticas
Quarteto Futuro - A nova Geração

comments powered by Disqus