terça-feira, 14 de maio de 2013

Venom: Abraçando o lado negro.

 photo VENIM01.jpg


Depois dos drásticos acontecimentos ocorridos durante a Ilha-Aranha, onde paralelamente acompanhamos a morte insólita do pai de Flash Thompson, era certo que a vida do nosso anti-herói nunca mais seria a mesma. Todavia, como podemos acompanhar na edição 18 de A Teia do Homem-Aranha, a “queda” de Eugene veio mais cedo do que podíamos imaginar. Em meio a sua ira interior e aos jogos psicológicos do Mestre do Crime, o novo Venom vai precisar de muito autocontrole para se manter na linha.

Pegando o vácuo das consequências dos desastres d’A Ilha-Aranha, muitos criminosos começaram a saquear a cidade. Um deles, insanamente dirigindo um mega tanque de artilharia pesada, começa a assaltar bancos e indiscriminadamente atropelar qualquer um que estivesse no caminho. Então, surge o novo Venom para impedir esse psicótico de continuar em frente. Consumido por uma ira insuportável ao ver o mal-feitor assassinar tantos indiscriminadamente, o simbionte não se controla e acaba ele mesmo fazendo mais uma morte. A la velho Venom, a criatura mastiga a cabeça do bandido de uma só vez, somente para depois deixar o pobre Flash enauseado e arrependido pelo que fez.

De volta pra casa, Flash permanece silencioso, apenas ouvindo da boca de sua namorada as últimas palavras de seu pai deixadas em uma carta. O enterro ocorre no dia seguinte. No fundo, Flash lamenta muito a perda, mas não há sequer tempo de ele chorar pelo velho. No fim da cerimônia, surge o Halloween, seu novo arquinimigo. O vilão o convence a acompanha-lo num encontro com o Mestre do Crime (ou os queridos de Thompson sofreriam as consequências) e dá uma última ordem – Flash deve ir com o Simbionte até Las Vegas e lá ele saberá exatemente o que o criminoso procura. Caso falhe, muitos próximos pagarão.

Eugene é então levado de volta para a sua base, mas lá as coisas não estão igualmente boas. O Capitão América, agora que descobriu o que há por trás do programa, decidiu desativá-lo e com isso não só põe fim a nova carreira de Thompson, como coloca em risco a vida de seus mais próximos. Ele não hesita em fugir e assim virar um alvo imediato do Capitão América. Uma briga visceral se estende em plena neve com arte fenomenal de Lan Medina aqui.

 photo VENIM01.jpg

De forma surpreendente, Flash acaba levando a melhor e o Capitão termina o combate inconsciente. Mas quando ele acordar, ainda vai ter uma dor de cabeça maior ainda ao saber que o Venom levou sua motocicleta numa longa viagem pra longe dali. Só que Steve Rogers não desistiu por aí. De volta ao quartel-general dos Vingadores, ele convoca o Hulk Vermelho, que assim como ele é um militar nato, a caçar o Novo Venom.

E no meio de sua jornada, Flash acaba tendo ainda que topar com uma péssima companhia. O Halloween aparece em seu quarto de hotel e explica que foi incubido de segui-lo em sua missão até tudo estar feito como pediu o Mestre do Crime. E nessa viagem, a dupla acaba se conhecendo um pouco mais. Em dado momento, Flash o obriga a ajudá-lo a salvar alguns mineiros vítimas de soterramento (apesar de que ainda assim o vilão haja com “meios questionáveis” para atingir seu fim). Num outro, Flash acaba finalmente conhecendo sua origem, de um jovem com tendências psicóticas desde criança e que foi “adotado” pelo Mestre do Crime desde criancinha.

 photo VENIM01.jpg

Mas o grande clímax dessa história acontece quando Flash chega a Las Vegas. Com um plano bem bolado, ele invade um cassino local onde supostamente há aquilo que o Mestre do Crime deseja. Contudo, antes de descobrir o que realmente é aquilo que ele buscava, o simbionte se descontrola e começa um massacre no ambiente. É quando finalmente nos deparamos com um outro alien de sua espécie preso por lá. Mais especificamente, aquele era o simbionte do Toxina, que Venom não deixará de jeito nenhum sair de boa dali.

 photo VENIM01.jpg

Todavia, isso vai de encontro com os desejos do Mestre do Crime e cabe ao Halloween proteger a “encomenda” e conseguir sair vivo desta. Demora muito para que Flash mantenha de novo o controle, boa parte disso motivado pelas ameaças do Halloween de que se algo acontecesse sua mãe e Betty estariam a perigo.
Então, com sua “missão” finalizada e sem agora um abrigo certo para  esconder ele e o simbionte, Eugene Flash Thompson faz a única coisa que acha correta em sua vida desde os eventos mais recentes. Liga para Betty e decide acabar o namoro naquele momento. É a queda de um proeminente cara numa segunda chance e cheio de boas intenções. Num beco, Flash toma uma garrafa e se entrega a bebida como seu velho pai.

 photo VENIM01.jpg

Com essas histórias, a Marvel concluiu lá fora um ano de publicações do novo personagem e isso firmou Rick Remender como um escritor de peso. Sempre acompanhado de bons desenhistas, como no caso Medina e Caselli, Rick conseguiu dar um tom bem harmonioso (como nunca antes alguém conseguiu) para esses personagens – Venom e Flash. Agora como num só, a coisa engata para ambos como se fossem feitos um para o outro e até o presente momento não há nenhum fã que queira o “velho Venom” de volta. Pra mim, que não acho a X-Force do autor tão legal assim, digo que esse é o melhor trabalho dele até hoje.
E a aventura deste herói ainda continua. A próxima edição promete arrasar. Trará o Venom se unindo ao Hulk Vermelho, X-23 e a Motoqueira Fantasma novata, Alejandra, juntos. Isso  te lembra alguma coisa dos anos 80? Pois é, promete muita diversão.

Coveiro

comments powered by Disqus