terça-feira, 18 de junho de 2013

Soldado Invernal: Caçada à Viúva Negra

Soldado

James “Bucky” Barnes foi parceiro do Capitão América na 2ª Guerra Mundial. Dado como morto quase no final do conflito, ele foi resgatado pelo Departamento X, uma divisão de ciências experimentais da antiga KGB, na União Soviética. Com a lavagem cerebral que sofreu, transformou-se no assassino perfeito da Guerra Fria, mas com a ajuda de seu ex-parceiro, recuperou a memória, chegando até a vestir o manto dele por um tempo, quando foi dado como morto novamente. Assim, ele decidiu reassumir sua antiga identidade e reparar os erros do passado.

Infelizmente, ele não parece estar se saindo muito bem, como conta o escritor Ed Brubaker acompanhado dos desenhistas Michael Lark e Butch Guice nas edições compreendidas entre os números 8 e 14 da revista “Winter Soldier”, as últimas que foram produzidas por esta equipe criativa. Aqui, elas foram reunidas na edição de “Avante Vingadores” no. 59, da Panini. Ela dá seqüência ao arco “Flecha Quebrada”, que trouxe a presença de um “soldado invernal” treinado pessoalmente por Bucky quando ainda estava sob influência do Departamento X, Leonid Novokov, que foi despertado acidentalmente e perambulou amnésico por um tempo. Ao recuperar sua memória, perdeu sua sanidade ao ver que seu antigo mentor se tornou um “herói americano” e decidiu se vingar. Então, ele seqüestrou um cientista soviético desertor que trabalhava para os EUA, o Professor Rodchenko, especialista em lavagem cerebral. Em seguida, num estratagema ousado e com o apoio de uma equipe de mercenários formada por ex- Spetsnaz, ele conseguiu capturar Natasha enquanto Bucky se livrava de um trailer com uma bomba-relógio. Tudo isso foi mostrado na edição anterior de “Avante Vingadores”.

Soldado

Leonid ordena que Rodchenko faça uma lavagem cerebral em Natasha enquanto Bucky espanca todo o submundo em busca de informações sobre o paradeiro dela. Com a ajuda de Jasper Sitwell, da SHIELD, a equipe de mercenários é localizada, mas a única informação obtida é sobre a incursão destes com Leo em vários locais na Rússia para conseguir plantas e peças para montar uma cadeira de lavagem cerebral.

Bucky e Jasper concluem que o objetivo de Leo é fazer esse procedimento com Natasha, criando a sua própria Guerra Fria com os jogadores que sobraram daquele jogo. Como Natasha era uma bailarina naquela época, Jasper deduz que ela e Leonid estarão numa apresentação especial de balé para a Primeira Dama dos EUA.

Em seguida, eles se dirigem rapidamente ao local da apresentação com um destacamento da SHIELD. Natasha percebe que algo errado está acontecendo e abandona o palco para enfrentar Bucky, com Leo fazendo cobertura pelo alto. Bucky vai atrás dele e deixa Jasper lutando contra Natasha. Para que este não seja assassinado por ela, Bucky é forçado a deixar Leonid escapar e volta a se defrontar com Natasha. Ele tira a máscara para que ela o reconheça e, aparentemente, a lavagem cerebral que ela sofreu é desfeita.

Soldado

Mas Bucky não poderia estar mais enganado, como contaria Rodchenko, ao ser resgatado por ele, depois de encaminhar Jasper e Natasha para o Aeroporta-aviões da SHIELD. Os planos de Leo não tinham se encerrado e nem a lavagem cerebral em Natasha, anulada. Começa, então, o arco que dá nome a esta edição de “Avante Vingadores”: “Caçada à Viúva Negra”.

Chegando ao aeroporta-aviões, Bucky encontra um cenário de destruição e mortes, dentre elas, a do agente Sitwell.  Ele se sacrificou para evitar que Nick Fury, gravemente ferido, fosse assassinado por Natasha, que escapou logo em seguida. Rodchenko revela para Bucky que Leo o forçou a construir uma segunda camada na programação dela. A primeira era para que ela pensasse que era a antiga Viúva Negra, bailarina e sedutora, ainda casada com um herói soviético, o “Guardião Vermelho”. A segunda, com todos os vestígios sobre o relacionamento dela com Bucky apagados, para desespero deste. Além disso, ela pensa que tem sido uma “agente dupla” o tempo todo, reativada para se encontrar com Leo e planejar uma nova missão atrás das linhas inimigas.

Soldado

Devido ao atentado a Nick Fury, o Capitão América é convocado e traz consigo Wolverine e Gavião Arqueiro, que se surpreende ao ver Barnes vivo. Logan, nem tanto, pois tinha sentido cheiro de MVA (Modelo de Vida Artificial) dentro do caixão.

Enquanto isso, Leonid “salva” um projetista de armas do submundo, Marvin Martin, de uma gangue que queria eliminá-lo por estar insatisfeita com os seus serviços. Leo o contrata para trabalhar para ele mas, na verdade, foi tudo armado para que ele tivesse o seu próprio armeiro particular.

Bucky e Barton conseguem chegar a um depósito de munições, graças a uma trilha deixada por Leo de propósito, que se destinava a guardar peças de armas de destruição em massa. Infelizmente, tudo o que eles encontram é um disco rígido e uma mensagem gravada por Leo. Nesta mensagem, Leo ordena que Bucky traga o HD ao Professor Rodchenko para que seja implantada a missão contida nele em sua cabeça senão nunca mais veria Natasha novamente. “Você não pode ser o verdadeiro Soldado Invernal”, ele diz, “a menos que seja programado para matar”. 

Sentindo que não tem nenhuma escolha, Bucky tira Rodchenko de sua cela depois de retornar à SHIELD e o obriga a implantar a missão, cujo conteúdo permaneceu inacessível aos técnicos da organização governamental. Assim é feito e agora dois agentes, ele e Natasha, estão sendo controlados pelo inimigo.
Por causa disso, com Capitão América no apoio e Wolverine e Gavião Arqueiro em campo, a caçada agora é ao Soldado Invernal, letal como na época da Guerra Fria. Enquanto isso, Leo e Natasha invadem uma instalação em Nova Jersey para roubar lixo radiativo.

Durante uma perseguição extremamente difícil, o Capitão informa a Logan e Barton que parte do conteúdo do HD foi desvendado e o alvo de Bucky, identificado: Matt Murdock, o Demolidor e antigo namorado de Natasha. Um alvo pessoal e não político, como se imaginava.

Soldado

Bucky consegue chegar antes dos demais ao Demolidor e começa a lutar contra ele. Logan e Barton chegam num carro voador da SHIELD a tempo de ver os dois caindo pela janela da casa de Matt. A luta é trazida para o solo e Bucky é cercado pelos três. Rapidamente, o Capitão América chega pelo alto como elemento surpresa, saltando de um helicóptero e consegue nocauteá-lo com o seu escudo. O Soldado Invernal é finalmente capturado e a lavagem cerebral que sofreu é desfeita no aeroporta-aviões.

Apesar de todo esse tempo perdido, o Capitão América chega com uma boa notícia: que o alvo de Leonid, Demolidor, era muito importante para Natasha e não para Bucky, o que só pode significar que ele pretende devolvê-la no momento considerado o pior possível para os dois, ou seja, ainda há chance de encontrá-la com vida.

Marvin, o armeiro de Leonid, é localizado por Rogers e Barton. Ele conta sobre o tipo de bomba que construiu para ele e o raio de explosão que causaria. De posse desses dados, a equipe se divide em três possíveis zonas de ataque. Bucky, na marra, decide se dirigir a uma diferente da que foi designado e vai para o Cemitério de Arlington, onde vários heróis de guerra dos EUA estão enterrados. Ele tem certeza de que Leo e Natasha estarão lá e acaba chegando antes de seus companheiros.

Ele adentra sozinho ao cemitério e encontra os dois ao lado de um caminhão de lixo, com uma bomba-relógio radioativa em seu interior. Bucky atira de maneira a afastar Natasha de Leo, mas ela revida com um contragolpe. Leo se aproxima para atacá-lo e ele o atinge na perna com um punhal. Bucky o arranca e o arremessa na direção de Natasha para afastá-la novamente enquanto ele atinge o russo com um soco.

Soldado

A “cavalaria” chega e Leonid, desesperado, toma Natasha como refém, mas ela é atingida na perna por uma flecha do Gavião Arqueiro e ambos se desequilibram. Bucky não perde a oportunidade e dispara vários tiros contra seu inimigo. Em seguida, ele se dirige a Natasha e ela o repele de maneira enfática, demonstrando dessa forma que ainda não o reconheceu.

Leonid é preso e sua vida é salva pelos médicos da SHIELD. Mesmo assim, ele não consegue parar de rir. Logo Bucky descobre o motivo: durante vários dias, os médicos trabalharam em Natasha para restaurar a identidade dela, que conseguiu se lembrar de tudo menos do seu relacionamento com ele. Foi o único filamento de sua memória que foi cortado permanentemente. Arrasado, Bucky pede que seus colegas a deixem como está, acrescentando que ela estará melhor sem qualquer lembrança dele.

Mais uma vez, Ed Brubaker nos brinda com uma história excelente, com as reviravoltas que lhe são peculiares. Quase me decepcionei com ele ao ler com que “facilidade” Natasha despertou da lavagem cerebral na conclusão do arco “Flecha Quebrada”. Cheguei a pensar que ele foi forçado a abreviar a história devido a alguma imposição editorial mas, como foi visto, não foi o caso.
Em minha opinião, não há ninguém atualmente na Marvel melhor do que ele em escrever histórias com elementos de espionagem (vide o trabalho dele em “Capitão América”) e nem que use tão bem o controverso recurso do “retcon”.

Criar um personagem como o “Soldado Invernal” tinha tudo pra dar errado nas mãos de um escritor menos talentoso, mas se saiu tão bem que ele estará “batizando” o próximo filme do Capitão (menos no Brasil, que terá um título ridículo, digno de uma “Sessão da Tarde”). A “química” do relacionamento dele com Natasha foi outro acerto, eles funcionam muito bem juntos e lamentei o término da relação do jeito que ocorreu. O escritor também acabou criando um ótimo “nêmeses” para Bucky, Leonid Novokov.

Soldado

Os desenhos e a narrativa de Michael Lark e Butch Guice estavam ótimos, como sempre. Uma coisa curiosa que marcou o “run” deles em “Winter Soldier” foi integrar, algumas vezes, o título dos arcos aos cenários da história, de maneira semelhante a que Will Eisner fazia em “The Spirit”, embora de maneira não tão brilhante.

Observei um pequeno deslize, no roteiro ou na narrativa: durante a luta final em Arlington, a bomba-relógio no caminhão de lixo ficou completamente esquecida, mas isso não chega a comprometer de jeito nenhum a excelente qualidade da história.

Carlos André
Colaborador do site Marvel 616

comments powered by Disqus