sábado, 11 de abril de 2015

Maratona 616: TOP 10 dos Vilões do Demolidor




O que seria de um heroi sem um vilão à altura? No caso do Demolidor, e seus cinquenta anos de histórias, houveram dezenas deles. Nem todos dignos de nota, mas foi à partir do final dos anos 1970 que suas histórias ficaram mais sombrias e a cargo de proeminentes escritores que trouxeram vilões tenebrosos e implacáveis para deixar mais difícil a vida desse advogado que gosta de fazer serão nos telhados escuros da Cozinha do Inferno de Nova York...


Rei do Crime - O mais implacável inimigo do Demolidor foi o Rei do Crime. Durante anos, o confronto entre os dois atingiram níveis que hoje são lendários nas HQ's. O arco "Renascido" (Born Again no original) vende horrores de encadernados até hoje. As histórias que se originaram anos e anos após, ainda refletiam essa genial história de Frank Miller. Qualquer resumo aqui seria desmerecer a longa história destes arqui-inimigos.



Mercenário - Talvez o vilão que mais se equiparou em combate com o Demolidor, tenha sido o Mercenário. Seus encontros foram sempre de tirar o fôlego e seus atos perturbaram Matt por anos. Da vez em que o Mercenário tirou a vida da Elektra, Matt quase o matou quando ele estava em coma. Anos depois, o Mercenário matou Karen Page, sua antiga secretária e ex-namorada. Em Terra das Sombras, foi a vez do Demolidor, possuído pela Besta do Tentáculo, matar o Mercenário. Que foi revivido pelo Tentáculo, mas totalmente paralisado num caixão de ferro, que não o impediu de atacá-lo uma vez mais.


Elektra - Houve um tempo em que Elektra era a assassina principal do Rei do Crime. Ela confrontou diversas vezes o Demolidor, até o dia em que ela descobriu que sua identidade secreta era Matt Murdock, seu antigo namorado na época da faculdade. Ela abandonou o Rei do Crime, mas logo depois, foi morta pelo Mercenário. Usando a técnica de ressurreição do Tentáculo, Matt devolveu Elektra à vida, mas ela nunca mais voltou a ter um relacionamento com Matt.


Mary Tifóide - Quando ainda namorava Karen Page, Matt foi seduzido por uma jovem chamada Mary Walker. Quando Karen soube, rompeu com ele, deixando-o nas mãos de Mary. Só que a garota sofria de dupla personalidade, e sua outra face era Mary Tifóide, uma telepata e pirocinética, altamente treinada em combate agora ocupando a vaga de assassina do Rei do Crime. Seus poderes bagunçavam os sentidos do Demolidor, e suas mudanças de personalidade o faziam ficar duvidando dos seus próprios sentimentos com a moça.



Sr. Medo - Um vilão que muitos diriam que é de quinta categoria, deixou marcas profundas em Matt recentemente. Matt casou com uma jovem cega e destemida, que se parecia muito com ele mesmo, chamada Milla Donovan. Após algum tempo juntos, ela foi atacada e drogada pelo Gladiador, que também havia sido drogado pelo Sr. Medo. Após descobrir o mandante, Matt internou Milla num manicômio, pois a droga não tinha cura.


Mystério - Um ex-técnico de efeitos especiais, antigo inimigo do Homem-Aranha, que na falta do aracnídeo, resolveu infernizar a vida do Demolidor. Seus efeitos e manipulações emocionais levaram Matt a repudiar Karen Page no arco "O Diabo da Guarda", onde a jovem termina morta pelo Mercenário. No fim, Mystério dá fim à própria vida.


Tentáculo - Os responsáveis pelo treinamento de Elektra, e inimigos do clã de Stick, já deixaram o Demolidor em maus lençóis durante sua carreira. Seu ápice foi quando convenceram Matt a se tornar o Rei do Tentáculo, o que deu origem à Terra das Sombras. O Demolidor só voltou à si mesmo a muito custo, já na fase aclamada de Mark Waid.


Justiceiro - Não chega a ser um vilão, mas Frank Castle também não é nenhum heroi. Devido ao seus "conflitos de interesse", o Justiceiro enfrentou o Demolidor diversas vezes, assim como o ajudou, meio a que contra-gosto.


Filhos da Serpente - Uma seita racista que se infestou nas forças policias e no judiciário que quase transformou Matt Murdock de vítima à vilão. Suas ações forçaram Matt a revelar sua identidade - pela última vez - como o aventureiro Demolidor. 


Mercenária - Uma recente, mas não menos letal, vilã para o Demolidor. Que apareceu como uma "fã" do Mercenário que o viu em ação quando ela era uma adolescente escrava sexual da Yakuza e o viu matar dezenas de mafiosos. Depois disso ela pediu para ser treinada pelo Tentáculo. Ao atingir esse objetivo, passou a trabalhar para o Rei do Crime, quando esse chgou à liderança do Tentáculo na Terra das Sombras. Com sua queda, ela se aliou ao paralisado Mercenário, e com a ajuda do misterioso Ikari, quase conseguiram enlouquecer novamente o Demolidor.

Como disse antes, a lista de vilões do Demolidor é extensa, e difícil é mesmo fechar em apenas dez. Continue acompanhando a nossa maratona até domingo!

Jeferson

comments powered by Disqus