segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Supremos: Reconstrução



No Universo Ultimate, criado no início do século XXI para reapresentar os heróis da "Casa das Ideias" a uma nova geração de leitores, os Estados Unidos da América se fragmentou em diversas províncias que lutavam pelo poder entre si, algumas comandadas pela organização terrorista chamada HIDRA. A muito custo, o principal grupo de super-heróis da nação, os Supremos, sob a liderança do Capitão América, conseguiu garantir um mínimo de estabilidade ao país e Steve Rogers foi eleito como seu presidente.

Infelizmente, Rogers não é afeito ao xadrez da política e isso pode trazer maiores consequências do que ele é capaz de prever, como será mostrado no arco "Reconstrução", escrito por Sam Humphries e desenhado por Scot Eaton e Joe Bennett. Ele abrange as edições de Ultimates #19 a #24 publicadas nos EUA e as de Ultimate Marvel #47 a #51 publicadas pela Panini.

Quando Rogers tentou se encontrar com o governador da Califórnia a pedido de sua Secretária de Defesa, Carol Danvers, ele é recebido pelo seu arrogante porta-voz, o Senhor Ford, que pede que Steve faça a mediação de um conflito energético entre os estados da Califórnia e Nevada. Ele se recusa a fazê-lo por não achar que seja algo de sua alçada e chega "às vias de fato" com o político quando este o ameaça com alguma retaliação. Dito e feito, logo Ford confiscaria um laboratório secreto da SHIELD (Superintendência Humana para Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuassão) na Califórnia e ordenaria que seu responsável, o Doutor Hugo Lopez, trouxesse à ativa uma equipe de Supremos que se encontrava em tubos de estase.


Enquanto isso, Tony Stark, vestido em sua nova armadura "Patriota de Ferro", encontra-se num estádio de futebol americano em Nova Jersey para promover a primeira partida desde a reunificação do país. O evento quase acaba em tragédia pois uma célula da HIDRA tomou o controle de um satélite artificial da SHIELD e disparou seu armamento em direção ao local. Felizmente, Tony conseguiu neutralizar a ameaça antes que algo ainda pior acontecesse.

No interior de um parque florestal em Wyoming, o Poderoso Thor ainda se encontra abatido por ter assassinado o próprio filho, Modi, que liderava a HIDRA portando uma "joia mental" capaz de controlar quem ele quisesse. Ele é encontrado por Susan Storm, a Mulher Invisível, que o convoca para uma missão a mando do Capitão América. Ela conta que a joia usada por Modi faz parte de um conjunto maior de peças e que algumas delas estão presas a uma luva guardada pela SHIELD, que ainda tem espaço para pelo menos mais uma, de paradeiro desconhecido. A missão deles é justamente encontrá-la o mais rápido possível "antes que alguém com más intenções o faça".

Após liquidar uma unidade da HIDRA que tentou invadir a bolsa de valores de Chicago, Rogers se reúne no Triskelion, o quartel-general da SHIELD, com Carol Danvers e Mônica Shang, diretora da organização. Ela traz a chocante revelação de que Nicy Fury é um traidor pois aparentemente bandeou para a organização terrorista e adotou o codinome de Escorpião. Rogers ordena que Clint Barton, o Gavião Arqueiro, vá ao encontro dele e faça o que for necessário para contê-lo.


Thor e Susan continuam a tentar descobrir o paradeiro da joia nos laboratórios do Edifício Baxter mas os resultados são infrutíferos. Numa atitude intempestiva, Thor segura a luva que contêm as pedras que já foram reunidas e ordena que elas revelem o que procuram. Na mesma hora, eles são teleportados para uma base da HIDRA e são atacados pelos terroristas do lugar mas conseguem sobrepujar a oposição e localizam mais uma joia no local.

Fury, ou "Escorpião", torna-se próximo de uma jovem de codinome "Unhas", que não parece muito satisfeita no papel que lhe cabe como revolucionária, mas que ainda está desgostosa com os Supremos e o governo dos EUA por ter se sentido abandonada durante a crise separatista. Quando Fury tenta apresentar a ela uma "outra saída", o acampamento onde se encontram é atingido por uma explosão e ele aproveita a confusão para tentar se apossar do principal armamento da líder da célula, a Comandante Escarlate, que se encontra no interior de uma caixa mas é interceptado pela própria Unhas, que questiona sua lealdade. Imediatamente o Gavião Arqueiro entra em cena e imobiliza a jovem apenas para ser nocauteado por Fury e receber a ordem de executar seu antigo aliado.


Fury parece hesitar em cumprir a ordem e é atingido por trás por um drone. O velho espião cai inconsciente. Em seguida, o Patriota de Ferro surge na vanguarda de um ataque ao acampamento da HIDRA e é auxiliado pelo seu tumor cerebral, Anthony. Clint consegue se libertar de seus captores e Fury consegue convencê-lo de que estava lá como um infiltrado para recuperar uma arma que a Comandante Escarlate roubou de um arsenal da SHIELD. Eles são observados à distância por Unhas, que se sente traída mais uma vez.

Chang revela que a Comandante Escarlate é Sayuri Kyota, antiga diretora do complexo de pesquisas "Tocha", que pertence à SHIELD. Rogers pondera que talvez Nick não seja o pior traidor nessa história toda. Sentindo que está prestes a ser derrotada, Sayuri abre a caixa que contem a arma que roubou, mais uma joia com poder de destruição em massa e a usa para rechaçar o Patriota e matar um dos seus próprios homens. Unhas a questiona sobre isso e antes que ela tenha o mesmo destino, a jovem é salva por Nick Fury, que atinge a Comandante Escarlate no ombro e ordena que ela solte a pedra que está segurando.


Sayuri se nega a fazê-lo e utiliza a joia mais uma vez mas as consequências são devastadoras: uma grande explosão ocorre em seguida e ela e a joia desaparecem do local. Com a situação sob controle, Fury comunica a decisão de reunir um grupo furtivo para "rodar o país e combater o inimigo nos termos dele". Chang não gosta da ideia mas Rogers dá o seu aval e antes que ela estabeleça suas condições Nick desaparece da vista de todos e vai atrás de Unhas para convidá-la a ingressar em sua equipe. Ela aceita e revela seu verdadeiro nome, Abigail Brand.

O Capitão retorna para Washington, onde tenta lidar com as questões governamentais da maneira que lhe é peculiar e mais uma vez não atende às demandas de Ford. Para se vingar, ele ordena que Lopez reative na Califórnia um dos homens em estase, o Cavaleiro Negro, para que ele capture Tony Stark e assim é feito enquanto ele descansava em São Francisco. Na verdade, o Cavaleiro e seus companheiros de infortúnio Magnum, Visão, Tigresa, Tremor e Visão foram anteriormente selecionados pelo próprio Nick Fury para ser uma opção mais discreta à primeira geração de Supremos mas eles foram colocados em estase após uma desastrosa missão de caçada a Osama Bin Laden no interior do Afeganistão.


Enquanto isso, Monica chega à base da HIDRA desbaratada por Thor e Susan, que analisa a joia que encontraram e descobre que ela emite um sinal para longe da Terra, mais especificamente para a Lua. Ela pede que Thor leve ambos para lá e eles encontram um enorme e desconhecido símbolo incrustado na superfície lunar. Susan pondera que talvez a joia tenha atraído eles de propósito para longe de casa e em seguida são "recepcionados" pelo Cavaleiro Negro.

No nosso planeta, as Indústrias Stark lançam uma plataforma energética orbital chamada J-Rice, capaz de transformar a matéria escura do universo em energia e transmiti-la para a Terra mas o seu principal idealizador não pode estar presente no evento de lançamento pois é prisioneiro de Ford. 

No Triskelion, Monica ordena a Clint que ele participe da nova unidade criada por Fury, mesmo a contragosto deste. Ela é alertada da presença de Tigresa e Tremor, que promovem um ataque aos jardins da Casa Branca. O objetivo é criar uma distração capaz de providenciar ao Visão o tempo necessário para que ele assuma o comando da J-Rice. Tremor pensava que o objetivo da missão era apenas destruir a plataforma orbital, mas Visão tinha a sua própria a mando de Ford: derrubar a J-Rice em Sacramento, Califórnia, o que causaria uma explosão nuclear e o governo dos EUA seria responsabilizado pelo fato, com o consequente fim da reunificação do país.


É claro que Ford não perde a chance de se vangloriar diante de Tony, que pacientemente espera que Anthony traga até ele seu novo traje orbital e, assim que ele chega, Tony se liberta e Ford ordena que Lopez reative Simon Williams, o Magnum. Tony veste sua armadura e entra em combate mas é interrompido por Chang, que ordena que ele vá a Sacramento impedir a tragédia que está prestes a ocorrer. Thor e Susan recebem  a mesma ordem na Lua e ambos abandonam o combate contra o Cavaleiro Negro, sob protestos do Deus do Trovão.

Na Casa Branca, Rogers derrota suas oponentes e Tremor revela que ela e seus companheiros eram agentes da SHIELD mas que foram enganados por Ford ao fazê-los pensarem que estavam protegendo o país. Chang confirma a Steve que tudo o que a agente revelou é verdade e ele parte imediatamente para Sacramento, ignorando totalmente o protocolo de segurança presidencial previsto nesses casos. Ele chega na cidade a tempo de se posicionar no alto de um edifício e ergue seu escudo diante da tragédia iminente: "Meu lugar é aqui e não em um ´banker´ ou na Casa Branca. Não vou abandonar meu povo!" 


A ele se reúnem Thor e o Patriota de Ferro neste momento de definição. Todos empunham juntos o martelo do Deus do Trovão e suas energias combinadas com as da armadura de Tony conseguem destruir a plataforma orbital mas isso não impede que seu núcleo radiativo entre em fusão nuclear. Quando tudo parecia irremediavelmente perdido, Susan utiliza uma das joias de poder para isolar os componentes perigosos do núcleo da estação e a fusão é abortada. Farto da política e com tudo finalmente sob controle, Rogers comunica uma decisão importante:  "Estou renunciando à presidência neste exato momento. Por bem ou por mal, o poder volta às mãos do povo e é lá que deve ficar".

Na minha opinião, toda a fase de Supremos escrita por Mark Millar e desenhada por Bryan Hitch merece ser reconhecida como uma das grandes realizações da Marvel neste século. Depois de sucessivas reencarnações deste título, apenas a fase imediatamente anterior, escrita por Jonathan Hickman e desenhada por Esad Ribic, ofereceu alguma contribuição relevante e é a partir daí que Sam Humphries escreve suas histórias mas com resultado nitidamente inferior. Algumas ideias são boas, como o Capitão América presidente dos EUA e o Nick Fury "ultimate" se disfarçar com o visual de sua contraparte do universo 616 usando o codinome de seu irmão, Jake. Este apareceu originalmente em algumas das histórias feitas pelo genial Jim Steranko, cuja arte é emulada abaixo na capa feita por Dave Bullock para a edição de Ultimates #21.


Podemos considerar que este arco se divide em dois atos, o primeiro envolve a caçada a Nick Fury e o segundo a consumação do "plano maligno" de Ford, mas tanto em um como no outro achei muito fraca a resolução dos mesmos, com uma explosão resolvendo quase tudo no final de ambos quando a história até se desenvolvia de maneira razoável. O prometido confronto "Supremos x Supremos da Costa Oeste" não passou de uma escaramuça preliminar. As versões "ultimate" de Tigresa, Tremor e Magnum pareciam decalcadas do Universo 616, a do Cavaleiro Negro achei fraquíssima, perfeitamente dispensável, apenas o Visão me pareceu digno de interesse, por ser originário de um gênio científico sociopata recrutado anteriormente por Fury. Tivemos também a provável gênese da versão "ultimate" dos "Guerreiros Secretos", um grupo de operações furtivas que o Nick Fury 616 recrutou para combater a HIDRA e a corrupção da própria SHIELD. Dentre as várias incoerências de roteiro que percebi na história, gostaria de destacar pelo menos uma: ainda estou sem entender como o Capitão América se deslocou tão rápido de Washington para Sacramento e chegou antes de Tony Stark, que usava uma armadura orbital e já se encontrava na Califórnia.

Os desenhistas Scot Eaton e Joe Bennett estavam ótimos no traço e na narrativa e não mereciam trabalhar com um roteirista tão fraco como Humphries  que, ao meu ver, abandonou a ideia do "Capitão América Presidente" cedo demais. Felizmente, ele abandonou o título também depois desse arco. O próximo, "Disassembled", será escrito por Joshua Fialkov e o enredo sobre as "joias do infinito" será desenvolvido. Vejamos como isso se dará.

C@rlos




comments powered by Disqus