segunda-feira, 27 de outubro de 2014

X-Men Legado: O Ódio Será Tua Coroa


David Haller, filho do falecido Charles Xavier e conhecido também como Legião devido a suas múltiplas personalidades com diferentes poderes poderes mutantes, resolveu se vingar do assassino de seu pai, Scott Summers, que praticou tal ato quando estava imbuído do poder da Força Fênix. Sua única aliada é a jovem Ruth Aldine, a Olhos-Vendados que, além de ser interesse romântico do rapaz, parece destinada a destruí-lo para que ele próprio não erradique a espécie humana do planeta se a profecia do irmão da moça, Lucca, realizar-se. David até agora procurou ajudar a espécie mutante tendo mais sorte que juízo, mas até quando? É o que veremos no início do arco "O Ódio Será Tua Coroa", escrito por Simon Spurrier e desenhado por Paul Davidson e Khoi Pham em suas duas primeiras partes. Elas foram originalmente publicadas nos EUA em X-Men Legacy #16 e #17 e aqui no Brasil em X-Men Extra #9 pela Panini.

David precisa encontrar o seu alvo e para isso ele monitora telepaticamente a transmissão de notícias pela TV que possam atrair Scott e seu novo grupo de X-Men, integrado por Magneto, Emma Frost, Illyana Rasputim, o Anjo dos X-Men originais e alguns mutantes arrebanhados para desenvolverem suas habilidades e se juntarem à sua "revolução mutante". Além das crescentes notícias de violência contra mutantes e seus simpatizantes, David também encontra o que procura na pacata cidade de Swanncall, Montana, onde o poder mutante de uma menina se ativou, fundiu toda a fauna presente em um raio de cento e oitenta metros e entrou em coma. É lá que Scott e os demais se encontram. Ele ordena que a jovem Tempus mantenha a menina em estase enquanto seu curandeiro, Triagem, separa os corpos. Este observa que todas as pessoas grudadas são de fora da cidade e que a biologia delas sofreu transformações significativas mas, antes que possa concluir seu raciocínio, todos são interrompidos pela "entrada dramática" de David e Ruth.
A garotada de Scott parte pra cima de David e todos são rechaçados com grande facilidade enquanto Magneto parte para uma ofensiva pesada mas, de maneira abrupta e surpreendente, o que prometia ser um grande confronto se abrevia quando o rapaz usa a força da gravidade para tirar o capacete do poderoso mutante, que o protege de ataques mentais e o coloca para dormir. Illyana resolve apelar tomando Ruth como refém mas David consegue hipnotizá-la e quebra a confiança dela em seus poderes. Agora é a vez de Emma entrar no combate junto com suas discípulas, as gêmeas Stepford, que até poderiam vencê-lo por serem mais disciplinadas mas é a vez de Ruth ajudar, nocauteando a telepata com um soco e, graças ao apoio de David, ela consegue derrotar as meninas.

Nada mais resta senão encerrar as "preliminares" e partir para o que interessa a David: um combate justo e sem poderes contra Scott, com o mundo inteiro assistindo. "Podia me empolgar tanto que te esmagaria como um inseto, mas não quero isso porque sou melhor do que você, Scott Summers". Scott reluta porque não quer dar uma surra no rapaz mas acaba aceitando o desafio. O mundo prende a respiração, com exceção de uma figura humanoide de olhos brilhantes em um bar.
E assim começa a "batalha da coroa mutante" entre o "herdeiro do rei, o filho legítimo" contra o seu "protegido", uma situação em que David admite sentir uma ponta de ciúme e inveja. Ele admite também durante a briga que não se considera o mais preparado para oferecer um futuro melhor para a espécie mutante. Por fim. com todas as ideologias fora da mesa, acontece o óbvio: o "carinha com mais resistência" acaba dando uma surra no "magrelo sedentário" e David cai ao chão. 

Ele decide trapacear e dispara uma rajada de eletricidade no peito de Scott, que revida com seus raios óticos e isso faz com que David seja atirado em direção ao bizarro amálgama que atraiu todos até ali. Este começa a tragar o rapaz e ele e Ruth percebem que estão diante do "verme global" previsto por Lucca, que crescerá indefinidamente a ponto de consumir toda a vida na Terra e que apenas uma pessoa, Ruth, é capaz de impedir o pior.


David implora que Ruth faça o que tem de ser feito. Com muito pesar, ela pega a espada mística de Illyana para fazer o que lhe cabe mas é interrompida por uma figura humanoide de olhos brilhantes, construída a partir do equipamento de imprensa reunido no local, que lhe toma a espada e diz: "Espera um pouco, maninha! Pra que tanta pressa?"


Temos aí mais duas boas histórias escritas por Simon Spurrier. Gosto de como os roteiros são muito bem amarrados e de como o relacionamento entre David e Ruth evolui sem negligenciar a trama e eles se tornam cada vez mais cúmplices um do outro. O escritor sabe muito bem como trabalhar esses dois personagens, os verdadeiros protagonistas do título. A presença da mídia de maneira bem explícita neste arco através de dois comentaristas televisivos ajuda a discutir as motivações dos personagens e o cerne filosófico de qualquer título mutante, a luta contra o preconceito. Apesar de parecer que o principal plot deste título será resolvido, este não é o seu último arco e certamente o escritor tem mais algumas ótimas surpresas para apresentar a seus leitores. 

Os desenhistas Paul Davidson e Koi Pham realizam um bom trabalho mas eles apresentam estilos bem diferentes e acho que isso quebra a "identidade visual" do arco, digamos assim. Preferiria que apenas um ou outro estivesse desenhando mas isso não chega de forma alguma a comprometer o prazer da leitura.



comments powered by Disqus