quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Os Vingadores I.A. entram em ação!


Para deter de uma maneira definitiva Ultron e todo um catastrófico futuro apocalíptico, Hank Pym fez uso de uma forma de vírus replicante inteligente que era capaz de se evoluir rapidamente e inclusive criar novas inteligências artificiais (as famosas I.A.s). Todavia, o que Pym não imaginava era que destruir um antigo mal pode acabar colocando um novo no lugar. Assim, para deter a nova ameaça praticamente invisível que surge no horizonte ele resolveu reunir sua própria versão de Vingadores - os Vingadores I.A.

Tudo começa com uma série de ataques de drones em diversos cantos dos EUA. Os robôs surgem com essas novas inteligências artificiais agressivas e terroristas. Com isso, a nova diretora do departamento de Inteligencias Artificiais da SHIELD, Monica Chang, convoca (ou rapta) o Doutor Hank Pym para explicações. Ao que parece, essas novas I.A.s são derivadas do vírus replicante recriado por Pym e a SHIELD quer que o vingador limpe essa sujeira.
 Com interferência do Capitão America, Pym é liberado pela SHIELD e ganha aval para juntar uma equipe especializada para lidar com essa bagunça. Para tal, ele reúne inicialmente três robôs – Visão, Victor Mancha e um Destinobô reconstruído. Mais tarde, após salvar a população de um ataque de drones, a equipe de Pym descobre Alexia, uma robô que surge misteriosamente num leito de hospital.

 Alexia é o tipo de máquina difícil de se identificar qual é. Não se trata de um robô com componentes comuns e numa primeira analise feita pelo visão parece ocupar mais de uma camada quântica. Sem recordações  do que era outrora, Alexia mostra ter uma lógica bem diferente dos demais. Pym decide que não é seguro espalhar por aí a verdadeira natureza da nova robô e pede para que os demais digam a SHIELD que ela é meramente uma androide acompanhante.

No outro lado da questão está o líder das novas Inteligencias Artificiais, Dmitrius. Essa nova I.A. surge no mundo físico com uma ajudinha de uma velha MVA da SHIELD e passa a ocupar a antiga armadura senciente construída por Tony Stark no passado (Lembram dela?). Em seu novo ataque terrorista, Dmitrius dá vida a um sentinela classe hádron da linha Kilgore, algo tão mortífero que foi feito para destruir nações mutantes. O robô ataca a Casa Branca e parte de Washington, sem qualquer chance pra defesa. E é o momento dos Vingadores I.A. entrarem em ação.

O Destinobô tentou um ataque mais imediato e com isso acabou perdendo a cabeça. Já Visão fez uso de uma nova aptidão de seu corpo para controlar o Sentinela por dentro. Da ponta de seu dedo, uma nanoparticula sua se desvinculou para invadir o  cérebro” do Sentinela e livrá-lo da influencia de Dmitrius. Já Victor Mancha foi resgatar os civis presos no Obelisco de Washington. Acabou que o exército americano se precipitou e atacou o Sentinela apenas momentos depois de ele ser tranquilizado.


Com a morte do Sentinela, um artefato preparado por Dmitrius é acionado. Trata-se de uma caixa preta que se transforma na forma do diamante de Van Stolen. A misteriosa peça atira um raio desfazendo o corpo do Visão ao mesmo tempo que transporta sua I.A. pra outro lugar. E é esse  o momento que Dmitrius invade os sistemas de comunicação do planeta para avisar que uma Guerra entre homens e máquinas é iminente.

O lugar onde a Inteligencia Artificial do visão foi parar é chamado de Diamante, uma espécie de santuário para todas as formas inteligentes de vida que surgiram a partir do vírus replicante do Doutor Pym. Dmitrius recebe Visão e o convida para conhecer como funciona este novo mundo onde seres como eles, as verdadeiras almas de máquinas, podem conviver em harmonia. Já em nosso mundo, Pym finalmente descobre que o corpo de pym acabou se desfazendo em nanoparticulas (demorará um tempo para se refazer, mas é possível consertar o herói). O maior problema dos Vingadores I.A. , no entanto, é lidar com uma turba de gente enfurecida e determinada a atacar os robôs afim de se vingar dos últimos acontecimentos na cidade.

De um lado, temos o Visão verdadeiramente extasiado com aquele novo mundo, um lugar mais próximo do que pode chamar de lar e que todas as demais inteligências artificiais que moram ali esperam que ele se torne seu governante. Já Pym e os Vingadores I.A. se vem obrigados a realizar uma tarefa pra SHIELD – recuperar o servidor físico onde esta instalado o mundo artificial “diamante” antes que o governo americano detone o lugar. São decisões difíceis em ambos os lados.

O servidor onde esta localizado “Diamante” reside numa plataforma próxima a costa leste africana. Destinobô e Victor são enviados com uma trupe de soldados da SHIELD para recuperar o servidor no local. O que eles não esperavam é que o lugar fosse muito bem protegido por um esquadrão MODOC (variações robóticas do vilão, que já apareceram anteriormente em histórias do Capitão America). Paralelamente, Visão é forçado a pedido do seu povo para liderá-los numa guerra legitima contra os humanos. Quando ele se nega, Dmitrius manipula os demais I.A.s contra ele, obrigando-o a se exilar de Diamante.

O corpo do Visão é remontado nos EUA com o retorno de sua I.A. e ele já desperto começa a cruzar infinitas distancias para se juntar aos seus demais colegas Vingadores-robôs. Alexia também acaba realizando um protocolo de ativação (que chama de  A Protetora) e vai ajudar os demais contra o esquadrão Modoc. Todavia, ambos chegam tarde demais para salvar Victor Mancha de um ataque que ele sofre do servidor Diamante. E dentro do mundo virtual, Dmitrius comemora sua grande vitória até ali.


Vou ter que confessar. Apesar das grandes críticas a essa título, todas bem justas já que é uma história bem desnecessária, eu gosto da proposta. O roteirista Sam Humphries volta a trabalhar Pym apenas com a sua genialidade, algo que remonta bem o que víamos na sua fase de “macacão” em Vingadores da Costa Oeste. Em determinado momento, até esquecemos a fraqueza de caráter que várias vezes o personagem já passou e nos divertimos com seu heroísmo atrapalhado. Os membros da equipe também são ícones de diferentes épocas e bem representativas no tema de robôs com caráter marcantes da Marvel, como Visão e Victor. Visão voltou ainda mais misterioso, mas certamente possui uma gama nova de poderes. Já Victor foi bem trabalhado ao relembrarem seu medo de ser um traidor dos Vingadores no futuro como era previsto em suas primeiras histórias. Mas é a verborragia pedante do Destinobô que mais se destaca nas páginas. E os desenhos que estão limpos e bem particulares ficou por conta do desenhista portugues Andre Lima Araujo. Essas histórias podem ser encontradas na revista mensal dos Vingadores 9 a 12.


Coveiro

comments powered by Disqus