quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Em foco - A Morte do Wolverine

Atenção! Informações Inéditas no Brasil e nos EUA!


E então aquele que é melhor no que faz, fez algo que nunca havia feito: morreu. O bom e velho Wolverine bateu as botas em uma mini-série em 4 edições. Um personagem que deixará saudades. Para uns será sempre aquele herói amado, um lobo solitário em meio a uma gigante família, e para outros aquele que adoravam odiar.

A mini-série resgata alguns bons elementos do personagem. Entretanto também apresenta alguns furos cronológicos. O vilão Bazuca, que enfrenta o Wolverine na primeira edição, havia sido morto meses atrás na mensal do Capitão América, por exemplo.


Logan perdeu o seu fator de cura no volume anterior da sua mensal, então já estava ciente de que cedo ou tarde daria adeus. As três primeiras edições resgataram elementos do passado do personagem. 

Elementos ligados ao seus filmes também marcam presença. É o caso da Víbora, que sem dificuldade alguma, está controlando o Dentes de Sabre, o deixando em uma coleira. Ignorando tudo o que escritores como Jason Aaron e Brian Bendis estabeleceram para os personagens. 


No decorrer da trama temos ainda a participação de Kitty Pryde e Ogum. Mas no final, tudo não passa de mais um plano de Dr. Cornelius, do Arma X, para pegar o fator de cura do Wolverine. Só que o cientista é pego de surpresa, pois o mutante está sem seus dons curativos no momento.

Uma batalha ainda ocorre nos laboratórios. Cornelius é ferido e acaba morrendo em sua fuga. Logan resolve então salvar outros jovens que estavam sofrendo testes no Arma X. Arrebenta um tonel cheio de adamantium líquido que estava sendo colocado dentro do pessoal. O metal líquido cai em cima do mutante, que pouco a pouco vai se endurecendo. Até que Wolverine vira uma estátua.


Preso dentro do adamantium, sem o seu fator de cura, Wolverine morre.

O lobo solitário dos X-Men morreu, em uma aventura sozinho. Sem ninguém nem fazer ideia, ele novamente salvou o dia. Uma ultima vez.


A história apresentada por Charles Soule e desenhada por Steve McNiven até poderia ser ser melhor, se não fosse uma série de problemas. Além dos equívocos já mencionados. Temos o vigésimo retorno e morte do Dr. Cornelius. Logan morreu quando arrebentou o tonel. E isso é vergonhoso. Havia centenas de formas dele impedir que o adamantium chegasse no pessoal sem ter de se sacrificar no processo.

Temos assim um ícone da editora, morrendo em uma história "mela-cueca". É uma pena. Mas para os fãs do personagem, não precisam se desesperar. Ele está preso em um "casulo" de adamantium, como uma lagarta. Cedo ou tarde, tal qual uma borboleta, ele sairá de lá.

Mas olhando para trás e vendo as mortes do Capitão América e do Homem-Aranha Ultimate, não tem como não sentir um gosto amargo com essa morte.

Mas e vocês caros leitores, gostaram da história? Não se incomodaram com esses problemas? O que acharam? Deixem suas opiniões nos comentários.

Kinhu Heck

PS: Antes de ser tomado pelo adamantium, Logan pegou um frasco com a cura para o seu fator de cura. Estaria ai o plot para a sua volta?

comments powered by Disqus