quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Títulos da Marvel agora atribuem crédito de criador para Jack Kirby

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!


Os leitores mais atentos da Marvel puderam perceber em alguns títulos recém-anunciados nos EUA uma linha adicional que atribui a criação de diversos personagens para Jack Kirby: All-New X-Men #33, Fantastic Four #12, Inhuman #7 e Wolverine and the X-Men #11 incluem a frase "Criados por Stan Lee e Jack Kirby" enquanto Death of Wolverine: Deadpool & Captain America #1 aponta "Capitão América Criado por Joe Simon e Jack Kirby." 

Feito sem alarde, os créditos fazem parte do acordo anunciado no mês passado que encerrou a luta judicial de cinco anos entre a Marvel e os filhos de Kirby sobre os direitos autorais de 45 personagens criados ou co-criado por seu pai, entre eles os Vingadores, o X-Men e o Quarteto Fantástico. 

Nenhum dos lados comentou publicamente sobre o acordo além da declaração conjunta que emitiram: "Marvel e a família de Jack Kirby resolveram amigavelmente suas disputas legais e estão ansiosos para avançar em seu objetivo comum de honrar o papel significativo do Sr. Kirby na história da Marvel. "

No ano passado, a DC Comics, numa atitude semelhante, chegou a um acordo com a família de Jerry Siegel e começou a creditar qualquer título de "Superman" ou "Superboy" como "Criado por Jerry Siegel , enquanto "Supergirl" é "Baseado em personagens criados por Jerry Siegel e Joe Shuster ". Siegel, inclusive, chegou a trabalhar na Marvel na década de 60 pois se encontrava em dificuldades financeiras já que vendeu sua mais famosa criação por um preço irrisório para a Distinta Concorrente. 

As páginas de créditos a Kirby podem ser vistas logo abaixo:







 Fonte: CBR


comments powered by Disqus