quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Homem de Ferro com Cinco Indicações no "Oscar" dos Efeitos Visuais


Homem de Ferro Indicado no VES

A notícia não é novinha, mas vale a pena registrar. O filme Homem de Ferro, estrelado por Robert Downey Jr. e dirigido por John Favreau lidera o número de indicações da sétima edição do VES Awards, prêmio entregue anualmente pela Sociedade de Efeitos Visuais (VES, na sigla em inglês).

As categorias que incluem o bem sucedido longa metragem do vingador dourado são: Efeitos Visuais Fundamentais em Longa Metragem (traduzi livremente, mas seria algo como um filme que "precise" de tais efeitos para sua proposta funcionar), concorrendo com As Crônicas de Nárnia: Príncipe Cáspio, O Curioso Caso de Benjamin Button, Hellboy 2 e Cloverfield; Melhor Efeito Visual Singular do Ano, a própria armadura do Homem de Ferro, concorrendo com a destruição da Estátua da Liberdade e o colapso da Torre Woolworth em Cloverfiled, com o protagonista de Benjamin Button, a destruição do vale no novo Indiana Jones, e o renascido Klatuu d'O Dia em Que a Terra Parou; Melhor personagem animado em um Longa Metragem Live Action, concorrendo com Benjamin Button, Hellboy 2, e as Crônicas de Spiderwick; Melhores Modelos e/ou Miniaturas em Longa Metragem, concorrendo com Batman: Cavaleiro das Trevas, Indiana Jones e My Darling of The Montains; e, por fim, Melhor Composição em Longa Metragem, concorrendo com Benjamin Button, 007: Quantum of Solace e As Crônicas de Nárnia: Príncipe Cáspio.

Homem de Ferro Indicado no VES

A equipe composta por Jonathan Rothbart, Dav Rauch, Kyle McCulloch, Kent Seki, Hal Hickel, Victoria Alonso, John Nelson, Ben Snow, Wayne Billheimer, Bruce Holcomb, James Tooley, John Walker, Aaron McBride, Russell Paul, Gerald Gutschmidt e Keiji Yamaguchi tem muito do que se orgulhar. Especialmente se considerarmos que, mesmo impossível de ser realizado sem os efeitos visuais, o desenvolvimento da trama de Homem de Ferro não se reduz a eles.


João

comments powered by Disqus