quinta-feira, 7 de junho de 2012

Avante, SPcon! Tudo que rolou no dia Marvel!

Todos já souberam que nos dias 02 e 03 de junho aconteceu em São Paulo a Super Power Con, ou SPcon. Dia 02, sábado, foi o dia dedicado à Marvel e, portanto, nossa “área de especialidade”. Se você não foi ao evento, perdeu um grande dia! Mas pelo menos posso contar um pouco pra vocês como foi e deixar minhas impressões (já que além de organizadores, também estamos fazendo a cobertura como outros sites especializados, canais de TV, etc.) aqui.

eDSC_0036

Tudo começa na abertura onde eu (Cammy), Coveiro e Ed explicamos o que é o evento, como ele surgiu, e como o dia Marvel é uma expansão do nosso prévio Marvel Day. Mas o Marvel Day cresceu tanto que ganhou um dia a mais de DC. Os detalhes de cada parte do evento vocês verão aqui em vídeo em breve, por isso só darei uma pincelada geral.

DSC_0070
Abertura

Dado o pontapé inicial, chamamos a primeira palestra do dia: Editores da Panini. Fernando Lopes, Rogério Saladino e Paulo França tomaram seus lugares e passaram a comentar as capas das revistas de junho, focando principalmente na nova saga: a Essência do Medo. Lopes e França comentaram sobre o que é a saga, como se desenvolverá e Saladino sobre como entrará nas revistas mutantes e do aracnídeo. Depois, comentaram sobre o sucesso das revistas de 52 páginas como Deadpool e Grandes Heróis Marvel e que, passado o medo inicial dos fãs, elas estão sendo bem acolhidas pelos leitores e tendem a se propagar. Lopes ainda comentou sobre encadernados por vir, a principal notícia foi o lançamento próximo de Supremos 2, muito aguardado. Os editores, então, passaram a responder perguntas da plateia sobre opiniões pessoais sobre acontecimentos das HQs, filmes, etc. Era muita pergunta pra pouco tempo e infelizmente muitos ficaram sem a chance de se colocar.

DSC_010020120602-SPCON107
Editores da Panini

Em seguida da bem movimentada palestra dos editores, veio uma parte mais descontraída, o concurso de Cosplays. Além do desfile e apresentações individuais dos candidatos para a plateia e jurados (compostos por Rogério Saladino, Germana Viana e o professor de maquiagem Gil do Senac), o bloco contou com um “quê” a mais com o Ed como apresentador. Não só nosso editor fez cosplays (depois de pegarmos gosto pela coisa), mas interpretou de maneira hilária Barão Strucker interagindo com cada personagem que adentrava o palco. Tivemos cosplays de X-23, Wolverine, Wolverine do filme, Nick Fury, Deadpool, Venom, Ares, Homem Aranha - Uniforme Negro, Duende Verde, Hit Girl, Noturno e Fada. Porém os vencedores foram em terceiro Jonathan Silva com o Venom, em segundo, Marcelo Balboa com Ares e o vencedor foi o Aranha de uniforme negro de Andy Trevisan.

Photobucket
Cosplay Marvel

DSC00062
Bastidores

DSC00239
Pessoal delirando com os Cosplays

DSC_0242
Ed como Strucker

Claro que depois do concurso, os fantasiados saíram pra fazer a alegria da galera posando nas inúmeras fotos, nas inúmeras poses. E não só de foto com cosplays se fez a SPcon, 3 estátuas enormes tomavam o local e atraíam fotos e poses: um Batman e um Lanterna Verde dentro da Galeria de exposições e um gigantesco Hulk na área externa. Além delas, ainda, imagens de heróis das 2 editoras pelas paredes faziam os fãs pararem e soltarem seus flashs desinibidos. Pra finalizar, aquelas figuras que tiramos a foto com a nossa cabeça no tronco do herói, sabem? Uma com a dupla Mulher Maravilha e Superman e um Homem de Ferro. Pronto, junte tudo isso e é foto pra danar!

DSC00132
Dia Marvel lotado!

DSC00116
Aqui cosplay é celebridade

DSC00098
Luzes, Câmera, ação... Nossos bastidores

DSC00047
Making off

DSC00050
Making off²

Outra coisa que se podia fazer pelo evento além de tirar fotos, eram as oficinas oferecidas pelo Senac de colorização digital, maquiagem e dublagem. Infelizmente não pude acompanhar as oficinas de perto (bem que eu queria fazer a de dublagem!), mas ouvi muitos elogios a elas. Outro “passatempo” para quem foi ao evento era comprar revistas e outros itens quadrinísticos com ótimos descontos nas 3 salas da loja Comix e o sebo Mundo HQ. E ainda existia a chance aos talentosos com o lápis em se aventurarem com a produção de um desenho com a temática de super-heróis que seria julgado no segundo dia por desenhistas profissionais concorrendo a ótimos prêmios.

DSC_0182
Concurso de desenho

DSC_0392
Compras na Comix

Fotos, oficinas, compras e arte. Uma das atrações da SPcon foi a exposição Heróis Urbanos da fotógrafa Kátia Arantes que fotografou estátuas de super heróis pela cidade de São Paulo tendo paisagens finais que incorporavam nossos queridos personagens à terra da garoa. A exposição estava aberta na Galeria do Senac e era uma das atrações para quem passasse pelo evento.

Falando em arte, chegamos a nossa atração principal: os artistas das HQs. O Marvel616 sempre prezou muito a interação dos leitores com os artistas e isso não mudou só porque nosso evento cresceu. Tivemos 3 palestras no dia Marvel: Ibraim Roberson, Renato Guedes e Will Conrad. Cada um no seu estilo. Ibraim mais quieto, sentado, apresentou antes uma pequena palestra sobre seus primeiros trabalhos e seu processo de produção desde o esboço ao produto final. Depois, respondeu perguntas dos fãs sobre opiniões, mercado, modo de trabalho e até sobre um personagem que ele criou. Guedes já não fez palestra, sentou-se ali na beira do palco, no chão e conduziu um bate-papo extremamente informal com a plateia, bem em seu estilo. Já Will, falou também sobre a carreira, os primeiros trabalhos, o processo de produção desde imaginar a página até o final, os recursos que um desenhista pode usar, etc. Uma aula e tanto e mesmo assim ainda sobrou tempo pra algumas perguntas sobre forma de trabalhar, opiniões sobre acontecimentos atuais nas HQs, o trabalho com arte finalistas e roteiristas diferentes, etc. Perguntado por mim sobre a diferença entre os eventos nacionais e internacionais (já que ele participou de vários em ambos territórios), Conrad nos deu boas notícias dizendo que gosta muito dessa interação maior com o público que temos por aqui.

DSC_0204
Ibraim Roberson

DSC_0326
Renato Guedes

DSC_0407
Will Conrad

Entre uma palestra e outra, os artistas e um convidado especial Roberto Guedes (escritor da biografia de Stan Lee) estavam recebendo os fãs que pediam por sketchs, fotos e autógrafos sempre com muita simpatia. Os artistas da DC também fizeram o mesmo no domingo. Algumas coisas que tivemos domingo apenas foi um momento com os artistas da revista MAD realizando caricaturas do pessoal e um concurso de cosplay infantil antes do de adultos que uniu personagens das duas editoras nas fantasias dos fofinhos que acompanhei ao palco. Falando em concursos, domingo foi dia de resultados tanto do concurso de desenho quanto do de vídeo. O concurso de vídeo rolava antes do evento relacionando a cidade que mora com os heróis das duas editoras. Tivemos 3 candidatos, um de Petrolina, um do Rio de Janeiro e um de São Paulo. Os 3 vídeos foram exibidos depois das palestras dos editores da Panini tanto no dia Marvel, quanto no DC. Os editores votavam no escolhidos e o público também. Todos candidatos arrancaram gargalhadas do público nas duas exibições, mas o de Petrolina, de Tenorio Figueiredo levou a premiação. Quer conferir os 3 vídeos? Clique aqui.

DSC_010020120602-SPCON149
Votação dos Vídeos

Já o concurso de desenho, durou 2 dias e incluiu muitos talentosos candidatos. A tarefa difícil de escolher os vencedores ficou com os desenhistas Will Conrad e Ibraim Roberson que, inclusive, fizeram um atendimento a artistas com portfólios no domingo (e receberam uma ajuda do visitante ilustre Luke Ross). Escolhidos os vencedores, anunciamos no palco o terceiro lugar: Leonardo Bastos Romero com um desenho do Coringa da DC que chamou muito a atenção dos jurados pela dramaticidade. Em segundo, Edson Novaes Neves com um desenho dos Vingadores do filme, muito elogiado quanto a composição e execução. E o grande vencedor foi Regis dos Passos Eliseu que recebeu inúmeros elogios dos artistas quanto à composição, a presença de uma cena de ação, personagem das duas editoras e criatividade inovando os uniformes dos personagens em seu desenho.

DSC00166
Entrevistas...

DSC00153
Visão dos bastidores

Pra quem não pode concorrer em nenhum dos concursos prévios ainda tivemos 2 rodadas de Quiz valendo bustos cedidos pela Pizzitoys, um do Ciclope, um do Destrutor. As perguntas envolviam os personagens e o candidato que a responderia era sorteado pelo artista da palestra anterior ao Quiz. O Destrutor foi fácil, de primeira, já o Ciclope... rodadas e rodadas e nenhum sorteado acertava alguma das perguntas até que finalmente alguém soube dizer os 4 nomes na ordem de Cable e levou!

DSC00283
Decisão difícil

DSC00280

DSC_0290
Levou o Destrutor!

DSC_0467
Levou o Ciclope!

DSC_0542
Cosplay Infantil!

DSC00274
Visitante ilustre: Luke Ross!

E assim terminamos o evento (claro, eu nem mencionei as palestras do dia DC que foram incríveis, mas isso vocês veem no Terra Zero) com uma ótima sensação de dever cumprido e alegria de conseguirmos realizar um evento tão bacana para os fãs de heróis do Brasil (não só de São Paulo). Não teríamos feito sem nossa parceria com o site Terra Zero, a loja Comix, o apoio da Panini e do Senac. Ao final de tantas coisas legais, tanto entretenimento e tanto concurso bacana, os verdadeiros vencedores somos nós como organizadores e fãs e, claro, todos fãs de quadrinhos que nos prestigiaram nesse fim de semana histórico para nosso site e, quem sabe, pros eventos nacionais de quadrinhos. Obrigada a todos!

DSC_006020120602-SPCON77
Avante, SPcon!

Ah!!! Mas não achem que isso é tudo... Eu, como disse, só pincelei e contei pra vocês o que aconteceu. Cada palestra, concurso de cosplay ou desenho ganhará um post aqui no site à parte com vídeo e detalhes pra quem não foi não deixar de prestigiar e pra quem foi rever!

eDSC_0033
Nós, do Marvel616


Cammy

Ps. Não deixe de acompanhar o Dia DC no site do Terra Zero clicando aqui, aqui e aqui.

Ps2. Já ouviu o podcast sobre o evento do site Terra Zero?

Ps3. Já viu as fotos oficiais do Marvel616?



comments powered by Disqus