sexta-feira, 10 de agosto de 2012

50 anos do Homem-Aranha: É hoje!

Como todos que acompanham o site já devem estar cientes, este mês de Agosto estamos comemorando algo muito especial. É o aniversário de 50 anos de criação do Homem-Aranha, certamente o herói mais popular da Marvel. E neste dia 10 de Agosto, temos que dar vivas em dobro, pois foi justamente neste dia, há 50 anos atrás, que Amazing Fantasy 15, primeira revista do herói, chegava às bancas. Vamos ver um pouco da história da publicação?
Aranha

A história de criação do personagem é bem mais complexa do que se pensa. Com o sucesso do Quarteto Fantástico, Stan Lee queria criar agora heróis para vários nichos e a idéia do Homem-Aranha era atender ao público adolescente. Influenciado num outro personagem (que falaremos em outro artigo sobre ele) de sua infância e também ao se pegar impressionado por uma aranha escalando sua parede um dia, Stan resolveu batizar o personagem de Homem-Aranha e lhe conferir poderes semelhantes a uma. Essa idéia pareceu repulsiva de imediato ao seu editor (e primo), Martin Goodman, que após muita insistencia deixou-o publicar a história do personagem no último número da Amazing Fantasy (revista de pouco sucesso na época). Mal sabia o editor que aquele seria um estouro e a revista anos depois seria vendida por uma fortuna entre colecionadores.

Após conquistar Goodman, foi a vez de Lee buscar um desenhista. Histórias falam que ele foi até Jack Kirby na época, discutiram a origem do personagem (tentando aproveitar um roteiro nunca usado dele com Joe Simon que envolvia um garoto órfão e um anel mágico) e iriam chamar Steve Dikto apenas para ser arte-finalista. Contudo, as primeiras amostras de conceitos visuais do Homem-Aranha criadas por Kirby não agradaram nem um pouco Stan Lee, que queria um personagem não tão heróico. Foi então que Dikto pulou a posição na fila e deixou o visual do personagem de um jeito que Stan aprovaria.

AranhaDikto, que era conhecido por dar um visual mais obscuro aos seus personagens fez de cara o uniforme que seria praticamente o definitivo do Cabeça de Teia até os dias de hoje. Assim, surgiu esse uniforme sem botas, com lançadores de teias embutidos no interior das luvas e um rosto mascarado e misterioso que esconderia um jovem adolescente no seu interior.

Ainda assim, apesar de Dikto ter vencido a posição do uniforme, a capa do primeiro número com o Aranha (para quem não sabe) tem arte de Jack Kirby e é apenas arte-finalizado por Steve. Isso porque Stan achou que Kirby era mais experiente no assunto. Não poderia dar errado.

Tempos depois, Stan Lee, Steve Dikto e Jack Kirby estariam disputando entre si quem de fato teve a idéia da versão original do que seria o Homem-Aranha. Obviamente, alguns puxaram mais pra um lado do que para outro, mas a história contada acima é tida como a oficial pela Marvel e possivelmente a correta, já que o próprio Kirby mais tarde acataria que a versão do Homem-Aranha como conhecemos hoje é muito mais da posse de Dikto e Lee do que dele, apesar de provavelmente ele ter incluindo algumas sugestões a Stan em suas conversas.

O fato é que Goodman dava por desacreditado o personagem e somente semanas depois tomou um susto com o fato da última Amazing Fantasy ter sido uma das revistas mais vendidas da época. Com o tempo, as cartas chegavam aos montes na redação da jovem Marvel pedindo por mais do herói. Meses depois, em 1963, seria lançada Amazing Spiderman.

Photobucket

Então, de forma resumida é isso! Parabéns ao Teioso pelo seu quinquagésimo aniversário e continuem atentos por mais novidades sobre o herói durante esse mês de Agosto. Só aqui, na Universo Marvel 616!

Coveiro

Postagens Relacionadas:
Homem-Aranha: Uma história de 500 edições!
Em Foco: Casa ou Compra uma Bicicleta!
Capas e Edições Especiais para Comemorar os 50 anos do Homem-Aranha

comments powered by Disqus