quarta-feira, 2 de março de 2011

Homem de Ferro: Conectando-se

Depois de se submeter a uma progressiva perda neural e cognitiva desligando, literalmente, seu próprio cérebro, Tony Stark está em estado vegetativo. Mais vulnerável do que nunca, ele depende apenas dos seus amigos, já que não são poucos os inimigos que dariam de tudo para desconectá-lo deste mundo de vez. O Homem de Ferro sempre foi brilhante e chegou aonde chegou graças a sua capacidade de antecipar as coisas, como ele se intitulava, um futurista. Ele claramente antecipava o que lhe aconteceria ao desligar seu cérebro, mas será que mesmo ele teria um plano para sair de uma situação onde nem sabendo respirar está?

Photobucket



Sim, ele tinha. Um plano arriscado para trazê-lo de volta à vida. Mas os passos dependiam de algumas pessoas e situações e, antes de tudo, ele precisava saber se todos os envolvidos estavam de acordo. Logo se reúnem seus amigos, Donald Blake a quem ele entregou sua vida declarando seu médico responsável, Pepper Potts, Maria Hill... Ele fala com eles através de uma gravação deixada na armadura de Potts, assistida no quarto de Donald Blake, Oklahoma. Tony diz que eles talvez não quisessem trazê-lo de volta, convenhamos, muitos leitores devem até ter concordado dada uma vida cheia de escolhas difíceis que nem sempre agradaram a todos. Mesmo assim, Tony deixa claro que não se arrepende de nada que fez e faria tudo de novo. Bem característico da sua personalidade capturada por Matt Fraction de forma exemplar na série ganhadora do prêmio Eisner.

O vídeo foi gravado antes de ele sair da S.H.I.E.L.D., na verdade, nos últimos momentos dele como diretor de lá, já sabendo que entregaria tudo para Norman Osborn. Ele já havia bolado todo o plano e, se estivesse certo, estaria sendo visto no vídeo e seu corpo estaria em estado vegetativo. Que é o que ocorre. As declarações do Homem de Ferro no vídeo são muito boas e, além de emotivas (dizendo ao Capitão América e ao Thor que são o mais próximo de divino que ele conhece e pedindo absolvição a eles), são instrutivas. Ele diz que, se ele não voltar, os heróis ali devem se unir, agir como um cardume de peixes, unido e flexível, porque uma hora ou outra algo vai dar errado e Norman vai tombar. E irão haver baixas, muitas baixas. Mas, se eles decidirem que querem trazê-lo de volta, ali devem estar as pessoas e coisas necessárias para tal.

Photobucket


Todos concordam, Blake, Bucky, Hill, Viúva... Faltava Pepper Potts para o vídeo de instruções se iniciar, mas ela se retira. Em prantos, ela reage da forma mais humana possível: por que de todos, incluindo seu marido morto, Happy Hogan, por que Stark é o único que pode voltar da morte? O que ele fez pra merecer isso? Ela se acalma colocando tudo que pensa em uma carta. Que é claro que ela fará o que ele pede, como sempre fez, mas quando vai ser a vez dela? Quando ela vai ter o que pedir feito? Seu raciocínio é interrompido com a chegada de James Rhodes, seu médico (que implementou o reator em seu peito) e o verdadeiro Capitão América, Steve Rogers (que voltou dos mortos também, mas aí é outra história), recebidos com carinho e levados ao quarto onde a “mágica” acontecerá enquanto ela amassa seu bilhete.

Enquanto isso, duas outras cenas acontecem. Uma é algo como o limbo onde a mente de Stark se encontra. Ele está em um deserto com seu pai e sua mãe, cavando. Quando parecem achar algo, chegam robôs gigantes de sua tecnologia que ele ainda nem criou para matá-los. A cena se repete e repete e só ele parece perceber que é um looping. Ele tenta, então, sair desse déjà vu sem fim e aos poucos acrescenta coisas às cenas recorrentes. Eles encontram sua armadura na escavação e a levam para ele colocar. Quando ele coloca, uma dor o aflige e a cena acaba. Mas antes do motivo...

A outra situação simultânea: Norman Osborn reúne os vilões da “turma” do Capuz e retira oficialmente a recompensa para quem matar Tony Stark. O Homem de Ferro estando em estado vegetativo já é a vitória e ninguém deve tentar terminar o serviço. Mas a decisão não agrada Madame Máscara, que quer seu serviço até o fim. Por fora, ela contata alguém para ajudá-la em seu plano alegando ser uma questão corporativa contra um império de uma empresa quase de monopólio que tem sangue nas mãos, não importa o que diga de diferente. Ela planeja que Fantasma se infiltre no prédio onde se encontram Tony e seus amigos e o mate. Fantasma diz que não é algo muito inteligente invadir uma cidade onde ficava Asgard e se encontra agora metade dos Vingadores. Estabelecendo por um satélite que capta qualquer atividade elétrica a posição exata de Stark, ela mandou o Consertador fazer um aparelho de telefone que permite a desmaterialização do Thunderbolt e a transmissão do seu poder via rede de telefone celular. Basta um telefone tocar e ser atendido, e ele estará lá dentro.

A ressurreição de Tony começa. A projeção dele na armadura de Resgate dá as instruções. Depois de perder tudo e dos ataques de Stane a sua indústria, o reator no peito de Pepper é o último no mundo e ele será necessário. O médico que o colocou lá salvando a vida dela, agora deve tirar e colocá-lo no peito de Tony. O reator irá abastecer a toda a biologia dele para continuar, será seu novo “coração” (voltamos a ter um Tony Stark dependente de reator?). Potts volta a ser Potts. O segundo passo, o cérebro. É onde entra Hill. O misterioso disco que ficou sob sua responsabilidade é, na verdade, uma espécie de backup dele mesmo. O único local onde aquele disco se conecta é na entrada da nuca do Homem de Ferro. O terceiro passo é alimentar a energia, dar a partida. Dadas as situações, eles têm de improvisar e é aí que entram James Rhodes, Capitão América e Thor.


Photobucket



Rhodes tem a função de desmontar a armadura de Resgate e construir todo o cabeamento e equipamento necessários para a operação a partir dela. Como diz Tony na gravação, ele é o único em quem ele confia pra desmontar uma armadura de Homem (no caso, mulher) de Ferro. A improvisação é uma espécie de ligação direta: no telhado, o escudo do Capitão será o receptor da carga de um raio gerado por Thor. Sim, soa absurdo e muitos relutam, já que qualquer erro irá matá-lo em vez de trazê-lo de volta. Porém, Tony Stark já teve outras ideias consideradas insanas e que eram, na verdade, brilhantes. É o que seus amigos esperam. Blake “chama” o Thor, e o deus do trovão martela o escudo produzindo a carga. Enquanto isso, Fantasma aciona o mecanismo dado por Máscara em uma ligação para o pequeno hotel em Oklahoma, onde a loucura toda acontece. No limbo, a mente de Tony veste sua armadura. Tony acorda, mas apenas grita de dor. Grita também sua imagem no limbo da mente. Um telefone toca e é atendido.

Photobucket


Ps:. Esta história foi publicada nas edições 09 e 10 da revista "Homem de Ferro e Thor" e compreende duas edições americanas. Para ver a capa ausente clique aqui. E para ver uma capa alternativa da segunda edição (e spoilerenta), clique aqui.


Cammy

comments powered by Disqus