domingo, 12 de novembro de 2017

Como foi feito o trabalho dos efeitos especiais que deu vida a Korg em Thor: Ragnarok



Não é de hoje que personagens que praticamente são parte de uma figuração ganham um destaque fora do comum. Em Thor: Ragnarok não foi diferente. O kroniano Korg, que foi feito pelo próprio diretor do filme Taika Waititi, virou um dos favoritos da galera. E supervisor de efeitos especiais Jake Morrison deu uma palhinha de como foi feito o personagem, disponibilizando uma foto de bastidores e tudo mais. Confira:

Um dos problemas obviamente era o tamanho de Waititi, considerando que Korg foi desenhado para ser um personagen de dois metros e vinte de tamanho. A equipe então decidiu dar ao diretor e ator um apoio de costas que tinha uma especie de placa de papelão com a cara do Korg para que quando Chris Hemsworth atuasse com Taika ele olhasse para a linha dos olhos daquele desenho, e isso é a coisa mais importante para isso funcionar. "Não queríamos que ele olhasse para a linha dos olhos real do Taika" disse  Morrison.



Mas o tamanho acabou sendo um problema menor em comparação ao fato de que ele era feito de 1.334 peças individuais de pedra. A Luma Pictures e a Framestore aceitaram o desafio de animar cada pedaço único do corpo do Korg tentando seguir a performance do diretor o máximo possível. De acordo com a supervisora de efeitos da Luma Pictures, Raphael A. Pimentel, sua equipe estudou a perfomance de Waititi para assim extrair a essência do seu Korg. "Acabamos pegando o jeito durante a performance e animação em torno dele, essencialmente mantendo seus maneirismos na fala, ao mesmo tempo que diminuindo um pouco a velocidade dos movimento para acertar o passo lento e pesado que o Korge deveria ter" disse.

As dus companhia tiveram que se virar para animar o personagem feito de pedras, e não de carne e criar uma física por trás daquelas mais de mil pedras. "Começamos com um  modelo de corpo que continua uns músculos de apoio que dava volume. Mas só que o Korg não tem músculos, sua anatomia se comporta como se tivesse, então intumescer e contrair depende do seu movimento. Havia também uma camada de pontos dirigidos que permitiam aos animadores o controle individual das rochas, se necessário" explicou Pimentel.

Quando Korg fala, seu rosto coberto de rocha também teve que refletir essa rigidez, mas também lidar com fonemas. "Esta é a parte que você quer que seja realmente Taika, quando você olha para esse rosto e você olha uma sobrancelha levantada aqui ou uma cabeça inclinada ali", disse Morrison. "Você nunca pode deformar nenhuma das rochas, mas ao mesmo tempo nunca pode deixar que pareça ser um mecanismo mecânico ou técnico".



"Os braços de Korg também são tão volumosos", continuou Morrison. "Isso significa que ele tem essa coisa que os grandes fisiculturistas têm que eles não podem dobrar os cotovelos, e eles não podem colocar seus braços diretos pra baixo  porque a massa muscular fica no caminho. Então, adicionamos esse detalhe".

Morrison ficou satisfeito com o fato de que teve a oportunidade de trabalhar com Taika e espera que o público acredite que eles estão vendo ali uma pessoa real, e não um personagem de CG. E pela popularidade que ele vem tendo, parece que deu certo. Há quem fale já dele e Miek ganharem um curta. A entrevista completa você vê no site Cartoon Brew.

Coveiro

comments powered by Disqus