terça-feira, 14 de novembro de 2017

Hércules: Modernizando

Sabe o Hércules? Aquele semi-deus completamente descompromissado, que atacava sem planejar muito, louco por farra e que se destacava mais por ser um alívio cômico entre os Vingadores? Pois bem, ele não quer mais ser assim. Num novo mundo, nesta Nova e Diferente Marvel, o roteirista Dan Abnett e desenhista Luke Ross estão repaginando de todas as formas o Campeão grego e o tornando algo mais para o novo século. Sé que mudanças como essa não são nada fáceis, principalmente quando Novos Deuses querem substituir antigas lendas.



Vivendo agora num apartamento alugado no pacato bairro de Astoria, Hércules vai aos poucos se ambientando ao dia a dia das pessoas dos tempos de hoje. Boa parte dessa mudança deve-se graça a sua senhoria, Sophia, que vem lhe ajudando a se portar como um herói dos dias de hoje e também tirar aquela impressão de um bebarrão mulherengo. Tem dado resultado até agora. E até mesmo Hércules tem tentando ajudar outros a se adaptar também, como é o caso de Gil (Gilgamesh, Deus Sumério) que anda meio depressivo e pediu pra ficar uns dias no seu apartamento (mesmo  a contra-gosto de Sophia).

Agora, ao invés de um herói que busca ao léu o perigo, Hércules é um tipo de Herói de Aluguel (ou seria de ofertas), com direito a cartãozinho e tudo mais. E um de seus primeiros clientes foram crianças, daquelas que ainda o enxergavam como um verdadeiro herói, e precisavam de ajudar para afastar a irmã mais velha de um deles de um monstro. Herc aceita o trabalho, uma figurinha rara de um jogo de cartas com monstros é o suficiente pra seu pagamento naquele dia.

E assim, ele acaba topando com um Urmut, mostro de sombras das antigas e que resolveu sair de onde se escondia recentemente. No meio da batalha nas ruas, Hércules começa a ter visões da deusa Atena, mas não dá pra saber se são reais. A criatura parecia mais forte e desesperada, temia uma tal de "Tempestade" que estava por vir e dizia que o tempo deles estava acabando. Hércules eliminou a ameaça recorrendo aos tempos modernos, dispersou a energia do monstro com um taser. Contudo, o temor do Urmut lhe deixou cismado.

Aquela não foi a única ameaça do dia, no entanto. Uma ligação do governo pedia ajuda para deter um monstro marinho ali nas proximidades. E não para por aí. Na edição seguinte, gigantes aparecem em meio a Manhattan e mais uma vez Hércules faz uso de armamentos modernos como lançadores de bombas de fumaça pra desnortear os monstro. No meio do combate, mais uma vez se fala da tal Tempestade e Hércules tem uma nova visão de Palas Atena. A visão da deusa grega só o intriga, mas não o ajuda em nada no mistério.



Aproveitando a ida a Manhattan, Herc foi visitar o velho amigo vidente Tirésias de Tebas, que apesar de ter participado de vário momentos pontuais da história segundo ele, não parece mais muito antenado com o os acontecimentos atuais do presente. O olimpiano pede para que o vidente o ajude a desvendar o que é essa tal tempestade que todos temem e ele concorda em ajudar. Contudo, ele também pede para que Hércules vá até o Central Park encontrar um certo grupo que iria causar problema segundo Tisérias.

Chegando no parque, não demorou muito para Hércules localizar quem causaria o próximo transtorno - Centauros. Inimigos de outros tempos, não precisava muito para eles entrarem em combate ali. Para vencê-los, mais uma vez o Olimpiano recorreu a uma arma atual, um rifle, o que deixou o líder dos Centauros indignado. E mais uma vez, a vinda dos seres mitologicos até ali foi por conta da tal tempestade. Hércules afirmou que iria ajudá-los a enfrentar aquele mal por vir, e os centauros em troca lhe deram um aulo, um tipo de flauta, para ser soada quando precisasse de ajuda.



Herc chegou exausto em casa e um pouco decepcionado. Quando comentou com Gilgamesh que ele em breve precisaria de apoio, ouviu do deus deprimido que não se sentia em forma para ajudá-lo e isso o irritou. Em seguida, outras más notícias vieram com Sophia - A polícia batia em sua casa para encontrar Hércules e dizer que seu amigo vidente Tisérias foi misteriosamente atacado.

Hércules foi com os policiais e encontrou um remendado Tisérias no leito. Ele achava que os Deuses da Tempestade que o atacaram. Ele parecia bem mais assustado que antes e achando que de fato o tempo deles na Terra terminou. Antes de Herc deixar o hospital, Tiserias pediu que ele cuidasse de seu cachorro Tennyson. Enquanto isso, Gilgamesh atendeu o celular de Hércules em casa e ouviu um pedido de socorro citando a tal Tempestade. Motivado com as últimas palavras duas do Hércules, o deus sumeriano foi até o lugar marcado e acabou caindo numa armadilha.

Ira, uma divindade muito antes das civilizações de fato existirem, do que ela chamava de Crua Antes do Gelo, comandava um exército de espectros das cavernas que começou a atacar. Como estava fora de forma, Gil caiu sem demorar muito e descobriu que as verdadeiras intenções de Ira era realizar um sacrifício usando seu sangue e assim criar um ritual para impedir a tempestade.  Hércules chegou momentos antes de um fim mais trágico do sumeriano. Depois de ler o bilhetinho de Gil no apartamento, usou o faro do cachorro de Tisérias para levá-lo até ali. Hércules libertou Gilgamesh para ajudá-lo a deter os espectros e partiu pra um mano a mano com Ira, mas logo a atenção dos dois deuses da antiguidade se voltaram para algo muito maior.



Dois deuses da chamada Tempestade finalmente se revelaram para eles. Um que parecia um blogueiro de cabelo multicolorido e roupas de moda se autodenominava Criptominésia, o Deus da Tecnologia. Já o Catastrofobia era como um magrelo alien azul, dito Deus da Guerra. Já no hospital onde tava internado Tisérias, um terceiro desses novos deuses apareceu - Horroróscopo, uma mulher com marcas de cirurgia plástica por todo corpo. A tal Deusa da Tempestade por muito pouco não eliminou Tisérias, graças a providencial chegada de Sophia, amiga do Hércules, pra visitá-lo no hospital.

Para mostrar quão poderoso eram, Criptominésia pediu para Catastrofobia mostrar um pouco do seus dons e todo o andar térreo do predio em construção em que estavam explodiu. Os deuses sobreviveram, mas só Herc tinha condições de lutar. Assim, o olimpiano pediu para Ira levar Gilgamesh dali enquanto ele encarava sozinho o Catastrofobia. No meio desse confronto, mesmo encarando de igual pra igual o deus grandão azul, Hércules acabou pego de surpresa e foi marcado com uma estranha tatuagem digital por Criptominésia.



A luta ficou acirrada e acabou sendo levada para além, no meio do Corona Park. Nesse ponto, Ira e Gilgamesh acabaram achando o cachorro Tennyson e a sacola de armas do Hércules e decidiram ajudar. Apesar da grande vantagem em números do seu arsenal de poderes, Catastrofobia foi cercado pelos três deuses lutando com afinco e ainda um apoio providencial dos Centauros. O novo deus foge para lutar outro dia. Já Criptominésia achou que o encontro foi bastante favorável, afinal Hércules foi marcado por ele.

A última edição desta revista mensal afasta-se um pouco da ação e tenta trabalhar melhor o interior dos personagens. De volta ao apartamento em Astória, Hércules leva Ira para ser sua nova companheira de apartamento junto com Gil (para terror da senhoria Sophia) e a deusa fica impressionada com seu armamento. Na parte de baixo do prédio, os centauros também estão se abrigando temporariamente. Até Tisérias estava lá após o ataque mal sucedido da Horroróscopo.



O Jantar acabou saindo um pouco mais tenso do que se pensava quando a conversa enveredou para a mudança de comportamento de Hércules, que inclusive se nega a beber para afastar o máximo seu eu de outros tempos. Acaba deixando a mesa antes de todos e vai para a cobertura do prédio. E lá encontra o Homem de Ferro, que finalmente recebera sua mensagem pelo visto.

Hércules queria dividir com o amigo esse fardo da ausência de bebida e de farras, mas acabou encontrando um Tony Stark mais arisco e até reclamando que se Hérc não conseguia se adaptar aos novos tempos, deveria deixar o mundo pros novos herói. Irritado depois do papo, o olimpiano sai do prédio bravo direto para um bar. Mal sabia ele que aquele encontro foi pura ilusão e que o Criptominésia se passou pelo Homem de Ferro o tempo todo.

Apesar de eu curtir a pegada da história e o tratamento novo pelo qual Hércules estava passando, o título americano não conseguiu vendas suficiente para passar da sexta edição (aqui você encontra entre entre as edições 7 e 9 de Avante, Vingadores). Contudo, uma nova chance foi dada num tie in especial protagonizado por ele para as Guerras Secretas II. Vamos ver como se conclui a história até lá.

Coveiro

comments powered by Disqus