sexta-feira, 6 de julho de 2012

Maratona 616: Top 10 Uniformes do Homem-Aranha

Photobucket

Prosseguindo com nossa maratona, chegou a hora de conferirmos os uniformes que Peter Parker usou ao longo de sua carreira como super-herói. Trata-se de uma seleção extremamente complicada, já que sempre acabamos deixando de fora algum uniforme. Aqui, será adotado o critério cronológico (do mais antigo para o mais recente) , pois, de certa forma, os uniformes de Peter Parker contam um bela história (ainda que cercada de polêmicas desnecessárias). Vamos a eles.

Hors Concours - O Uniforme Clássico

Não coloquei o uniforme clássico na lista que segue abaixo por um simples motivo: Ele não merece ser rebaixado a uma lista. E se for colocado em qualquer lista, merece o primeiro lugar em termos de importância. A despeito da minha preferência pelo uniforme negro, não posso negar a importância da roupa clássica. O azul e vermelho são o grande referencial quando falamos em Homem-Aranha. Este uniforme sofreu alterações ao longo dos anos, sendo que algumas são imperceptíveis, enquanto outras são radicais, ainda que mantivessem a essência do traje criado por Steve Ditko. Em geral, a grande mudança tem sido as famosas teias debaixo dos braços. De certo modo, cada desenhista coloca sua marca pessoal ao desenhar o Amigão da Vizinhança. O clássico uniforme apareceu em Amazing Fantasy 15.

Photobucket

01 - O Uniforme de Luta-livre

No momento em que Peter foi picado pela aranha radiotiva que lhe concedeu seus poderes, o principal objetivo do garoto não era lutar pela justiça, mas sim faturar uma grana (ainda que para ajudar seus tios Ben e May). Pois bem, ao ver um show de luta-livre, Parker resolve investir nessa modalidade. Em sua primeira luta, usou um uniforme improvisado para esconder sua verdadeira identidade. A aparição desse uniforme ocorreu em Amazing Fantasy 15.

Photobucket


02 -O Uniforme Isolante

Bom, esse talvez seja o melhor nome para se dar a esse uniforme. Em algumas pesquisas pela internet, alguns o batizam como unforme anti-Electro. De qualquer forma, a roupa foi formatada para ajudar Peter a lidar com o perigoso vilão Electro, sendo o traje fabricado duas vezes. Na primeira vez, a batalha ocorreu Spectacular Spider-Man 66. Nesse número, a uniforme não tinha grandes alterações em relação ao uniforme clássico. Porém, da segunda vez, durante Amazing Spider-Man 425, Peter criou uma versão desse traje bem diferente do seu uniforme usual. Além da roupa, Peter contou com a ajuda de Nate Grey para derrotar o vilão.

Photobucket


03 - O Uniforme Negro

Provavelmente, é o uniforme mais importante do Homem-Aranha, depois do tradicional. E talvez o favorito de muita gente. A troca para o uniforme negro pode ser considerada a primeira grande mudança visual da vida do Homem-Aranha, sendo que, diferentemente de outros trajes, que de modo geral duraram uma ou duas histórias (o Aranha não tem um esconderijo para ficar guardando essas tranqueiras, como certos heróis), esse foi utilizado por um bom tempo.

Photobucket

Podemos dividir a história do uniforme em basicamente duas partes: Simbionte e tecido normal. A primeira vez que o uniforme negro deu as caras foi ao final da grande saga Guerras Secretas. Peter teve seu uniforme praticamente destruído. E diferentemente da grande maioria, seu uniforme não é composto de moléculas instáveis. Tentanto encontrar uma vestimenta, Peter acaba descobrindo uma máquina que cria uma novo traje. Dessa vez, no lugar do tradicional azul e vermelho, a máquina cria um uniforme quase que totalmente negro. O novo uniforme era o sonho de consumo dos supers: regenerava sozinho, aumentava resistência, revestia o corpo com um único comando mental. Era perfeito. Ou quase.

O uniforme, na verdade, era um ser vivo. Um simbionte. E o que parecia ser a oitava maravilha do mundo, virou um pesadelo na vida de Peter Parker. E se livrar do simbionte não foi tarefa fácil, já que necessitou da ajuda de Reed Richards para isso. Em um primeiro momento, a empreitada é bem sucedida. Mas o simbionte não quer largar o osso de jeito nenhum. Peter consegue se livrar do simbionte usando o barulho de sinos de Catedral, resultando numa das cenas mais emblemáticas dos quadrinhos. Fim do simbionte? Leim o Top 10 vilões.


Photobucket


O impacto editorial da mudança de uniforme foi tremendo. Gerou brigas editoriais, mudanças nas equipes criativas e, aparentemente, um problema com fãs, acostumados com colorido colante do Teioso. Tanto que a solução para tirarem o uniforme de Parker foi convertê-lo em um ser vivo maléfico. Mas nem todos gostaram da solução. Com um design fantástico, o uniforme negro angariou fãs. Um grupo forte o suficiente para pedir que o traje voltasse.

A Casa das Ideias cedeu. E coube a Gata Negra costurar um novo uniforme negro, sendo que, dessa vez, era uma roupa comum. A partir dali, Peter variou a utilização entre o uniforme tradicional e o uniforme negro. E coube a Mary Jane Watson, após o encontro com Venom, determinar o fim da utilização do traje sombrio. Mas nem sempre os maridos obedecem as suas esposas. Parker ainda voltou a usá-lo, como podemos ver no arco "Volta ao Negro" ("Back in Black"), que antecedeu os eventos de "Um dia Mais". A saga do uniforme negro começa em Amazing Spider-Man #252, Secret Wars #8.

Photobucket


04 - O Homem-Vergonha

Peter Parker tem dessas. Às vezes, no meio de uma briga, o uniforme de Peter vira praticamente pó (é difícil de entender. Se até o Demolidor tem um uniforme com microfibras especiais que o deixam mais resistente, porque Peter, velho conhecido de Reed, não encomendou um? Tudo bem, nós fãs achamos interessantes a cenas em que ele fica remendando o uniforme). Em algumas situações, Peter precisa improvisar. Teias na cara e sacos de supermercado são exemplos do que Parker faz para manter em sigilo a sua identidade.

Bom, neste caso, foi mais ou menos o que aconteceu, mas acabou gerando um momento marcante na vida do personagem. Depois de se livrar do simbionte pela primeira vez, com a ajuda de Richards, Parker se dá conta que não possui nenhuma roupa para ir para casa. Johnny Storm, que é um dos maiores fanfarrões dos quadrinhos, resolveu ajudar. Arranjou para Peter uma roupa antiga do Quarteto Fantástico e um saco de papel. Por fim, a cereja do bolo: um papel escrito "chute-me" nas costas. Clássico absoluto, publicado em Amazing Spider-Man 258.

Photobucket

05 - O uniforme cósmico

Essa etapa, mais do que uma mudança no visual, gerou uma grande mudança nos poderes do Teioso. Peter abrigou, durante alguns momentos da saga conhecida como Atos de Vingança, o Uni-poder, tornando-se o Capitão Universo, uma dos seres cósmicos mais importantes da Marvel. Um dos momentos mais marcantes dessa etapa foi a luta contra o Hulk. Essa etapa começou em Amazing Spider-Man 329.

Photobucket

06 - Armadura-Aranha

Esse é um daqueles uniformes de curta duração. O traje foi criado para auxiliar Peter durante a guerra de gangues que envolveu personagens como os Novos Executores e o Rosa. Ao final do arco, o uniforme foi atingido por uma espécie de ácido, restando completamente destruído. Apesar de parecer uma armadura, o uniforme era formado por uma espécie de fluído de teia solidificado. O uniforme apareceu pela primeira vez em Web of Spider-Man 100.

Photobucket


07 - Uniforme da Zona Negativa

Mais um daqueles uniformes que duram apenas uma edição. Durante uma incursão pela zona negativa para salvar três crianças, o traje muda de cores, passando para o branco e preto (adendo: os disparadores de teia param de funcionar). Essa incursão aconteceu um pouco antes da saga Crise de Identidade. Aliás,foi durante essa passagem que Peter conseguiu um novo uniforme, o do Sombra (próximo tópico detalharemos melhor). Isso ocorreu em Peter Parker: Spider-Man 90. Houve outra incursão na zona negativa, onde Parker ganhou um uniforme similar ao da série de animação Spider-Man Unlimited. Essa jornada apareceu em Webspinners: Tales of Spider-Man #13-14 (2000).

Photobucket


08 - A Crise de Identidade

Depois de Normam Osborn tomar conta do Clarim Diário e ter colocado toda a Cidade de Nova York contra o Homem-Aranha, a situação de Parker, que era ruim, piorou ao extremo. Ao vestir o uniforme, Peter era alvejado por todos os lados. Chegou a uma situação em que era insustentável Peter atuar como Homem-Aranha. Mas o Teioso não se abateu. E chegou a conclusão que o melhor seria assumir uma nova identidade. Ou melhor, 04 identidades.

Photobucket

Crise de Identidade foi uma saga razoável, mas muito divertida. Primeiro por mostrar que Peter sabia contornar bem os problemas de sua vida. Segundo por mostrar que Mary Jane era uma peça importante na vida de Parker, já que três identidades (Prodígio, Ricochete e Vespa) foram construídas com ajuda da (ex) esposa.Terceiro porque, de certa forma, gerou boas e engraçadas situações. As identidades criadas por Peter são as seguintes: Sombra, Ricochete, Vespa e Prodígio. Vespa e Prodígio eram as identidades dos super-heróis do tipo certinho, enquanto Ricohete e Sombra eram os anti-heróis, sendo que Peter usou essas identidades para se aproximar de certo vilões. Por exemplo, o Sombra passou a ser uma espécie de colega do Ardiloso.

Obviamente, ao final da saga, Peter voltou a usar seu clássico uniforme. Mas as quatro identidades não foram esquecidas. Os quatro personagens deram as caras em uma revista chamada Slingers. Posteriormente, Prodígio teve um papel de destaque durante Guerra Civil e na Iniciativa. Os uniformes foram vistos, pela primeira vez, nas seguintes revistas: 01. Peter Parker: Spider-Man 90 (Sombra); Sensational Spider-Man 27 (Vespa); Amazing Spider-Man 434 (Ricochete); Spectacular Spider-Man 256 (Prodígio).


Photobucket

09 - Aranha de Ferro

A vida de Peter ia relativamente bem. Era membro dos Vingadores, sua família se mudou para Torre Stark, seu relacionamento com a Tia May e Mary Jane ia bem. Enfim, a despeito dos problemas (editoriais, diga-se de passagem), a vida de Parker ia caminhando bem. Nesse período, que antecede a Guerra Civil, Stark e Parker ficam muito próximos, numa relação similar a de mentor e discípulo. Após os traumáticos eventos de "O Outro", Peter desenvolveu uma série de habilidades (Você Lembra disso? O Pacto do Mefisto deveria fazer eu esquecer essa porcaria, não o Peter...) e, com o intuito de maximizá-las ao máximo, Stark (que estava de olho no jovem para ser seu aliado na vindoura Guerra Civil) apresentou uma roupa com diversos apetrechos que somente o Homem de Ferro poderia criar. A parte ruim disso era o visual (vermelho e dourado, copiando as cores da armadura do Homem de Ferro). Para variar, essa foi uma das brilhantes ideias de Joe Quesada, editor que, a despeito dos acertos em outras franquias, não foi bem com o Homem-Aranha.

Mas Parker não usou o visual por muito tempo. Como todos nós sabemos, Peter, que inicialmente tinha ficado do lado do Homem de Ferro, acabou demandando para o lado anti-registro. E ficou sem a sua roupa high-tech. Mas a roupa não caiu no esquecimento. Durante a Iniciativa, a vestimenta foi usada por clones do falecido jovem Michael Van Patrick, o MVP. O uso do traje começou em Amazing Spider-Man 529.


Photobucket


10 - A Fundação Futuro

Como todos nós sabemos, o Tocha Humana morreu. E isso provocou uma série de mudanças na equipe conhecida como Quarteto Fantástico. Tanto que a própria revista do Quarteto acabou, cedendo lugar à Fundação Futuro. A Fundação é uma proposta de Reed Richards para a melhoria da humanidade, reunindo diversos personagens. Entre eles, o Homem-Aranha! Com direito a uma repaginada no visual, já que, com a morte de Storm, o visual da equipe mudou.

O Uniforme contém algumas melhorias em relação ao clássico, já que é formado por moléculas instáveis. Assim, Peter pode mudar as cores do uniforme para as cores clássicas, bem como para roupas civis. A estréia do novo uniforme ocorreu em FF 01.

Photobucket

Bonus Track: O Novo Uniforme da Semana

Recentemente, um novo uniforme foi apresentado ao leitores brasileiros. Em razão de seu novo emprego nos laboratórios Horizonte. Esse novo uniforme possui um eficiente sistema de camuflagem, tanto que passou a ser chamado de Stealth (camuflagem). Parker passou a utilizá-lo em The Amazing Spider-Man #650.

Photobucket

Gostaram? Fique ligado na nossa maratona para mais informação sobre o amigão da vizinhança.

Rafael Felga

comments powered by Disqus