terça-feira, 27 de agosto de 2013

Vingadores vs X-Men: A Luz do Fogo é quem cria as Sombras

VvX

A aparente invencível ameaça do Quinteto Fênix conheceu pela primeira vez a derrota com a queda de Namor. Mesmo custando toda a destruição de Wakanda, podemos dizer que pela primeira vez os Mais Poderosos Heróis da Terra tiveram algo parecido com uma vitória. Todavia, ao tombar, a parte da Força Fênix que cabia a Rei de Atlântida simplesmente foi englobada pelos demais hospedeiros. Agora, Ciclope, Emma, Magia e Colossus estão ainda mais poderosos do que antes e não hesitaram mais em derrotar seus opositores.

Por todas as partes do globo, onde uma equipe de Vingadores apareça, eles são derrotados e muitos levados como prisioneiros para uma parte do limbo criado por Magia bem no meio da Sibéria. O último a ter esse destino foi ninguém menos que o Thor e isso vem deixando Steve Rogers preocupado. O treinamento de Esperança Summers ainda não chegou ao fim e o pouco que resta de sua equipe está bastante comprometida. Eles precisam que Stark dê um jeito no problema. Precisam de mais homens para combater o Fênix restantes. Precisam vencer.

VvX

A ajuda vem de forma inesperada. Tempestade, que não mais via com os mesmos olhos os planos de Scott Summers desde a destruição de Wakanda, resolveu que a hora de mudar de lado chegou. Ela se encontra com um irritadiço Tchalla que já anuncia o fim do casamento dos dois. Mesmo assim, ela dá a dica de onde os prisioneiros estão sendo mantido cativos. Seria uma ação de um tiro só que poderia recuperar as fileiras de soldados do lado dos Vingadores ou ser o fim completo deles.

Enquanto isso, Emma Frost tem uma conversa com Ciclope, cada vez mais determinado a caçar os Vingadores. Frost propõe apagar as mentes deles ali mesmo, mas Scott não quer tomar atitudes drásticas. Antes dele partir, a moça tenta avisá-lo que a força Fênix, agora muito mais poderosa, está fazendo-a perder o controle. É em vão. Num breve interlúdio, vemos Emma matando um homem por acidentalmente ter matado um jovem mutante no passado. E não é só Emma que está descontrolada. Colossus, tentando criar novas formas de vidas como se fosse uma pintura, dá pernas a baleias e as mata grotescamente por não conseguirem se adaptar fora d’água.

Então, naquela mesma noite, uma equipe de Vingadores vai até os Montes Verkhovansk resgatar os demais colegas do limbo infernal. Encontram lá a ajuda de Charles Xavier que os torna psiquicamente invisíveis, mas ainda assim não são páreos para os irmãos Rasputin. Colossus e Lilandra conseguem oblitera-los facilmente e tudo estaria perdido se não fosse o sacrifício do Homem-Aranha. Ele fica para trás, distraindo a dupla para que os demais fujam e leva uma das maiores sovas da sua vida nisso. Todavia, aquela era uma noite inesperada, e Parker consegue usar seu falatório acelerado para colocar um irmão contra o outro instigando a ganância deles para conseguir mais da parcela das Fênix. E é assim que Colossus e Magia são derrotados. E Emma e Ciclope ficam mais fortes.

VvX

Enquanto essa batalha acontecia, Ciclope finalmente conseguiu encontrar o caminho para Kun Lun, portanto, achar Esperança mais uma vez. Decidido a levá-la de qualquer jeito, ele confronta os poucos heróis que permaneceram cuidando do lugar – Punho de Ferro, Homem de Ferro e alguns poucos recém-resgatados que mal curaram suas feridas. Nenhum deles mostrando-se grande oposição a Scott. Todavia, Trovejante surge de surpresa no campo de batalha junto com Esperança Summers montado no dragão Shao Lao. É um dragão jovem, capaz de machucar Ciclope, mas não páreo para ele. Todavia, a grande virada do jogo está com Esperança conseguindo absorver o poder do Dragão e atacar Summers. Mais heróis chegam em defesa da menina, inclusive Wanda, que não tem mais o mesmo efeito em seu ataque. Todavia, a messias mutante surpreende todo mundo ao usar uma combinação dos poderes da Feiticeria Escarlate e do dragão para expulsar Ciclope de Kun Lun. É uma surpresa para todos. E a dica que o Homem de Ferro queria para entender como vencer.

VvX

Scott Summers surge na Lua, com dor e muito irritado com a derrota. Ele não está disposto a dar o braço a torcer e quer mais força. Ele quer Emma. E nos momentos finais desta parte, vemos Magneto, que a pouco vimos ser ameaçado e humilhado pela Rainha Branca, decidindo que também mudará de lado. E a primeira pessoa que ele precisa falar é com seu velho amigo, Charles Xavier.

Essas duas partes da quinta edição de Vingadores vs X-Men conta com o arte do estupendo Adam Kubert, que voltou a Marvel em grande estilo e mostrou a que veio nessas páginas. Já na parte  que cabe ao roteiro, Jason Aaron e Ed Brubaker foram os roteiras da vez, mas muito pouco tem o que se falar aqui. O mérito do Aranha em sozinho conseguir derrubar duas Fênix mesmo que usando a inteligência criou bastante polêmica desde seu lançamento lá fora e vejo agora bem o porquê. Num primeiro golpe do Colossus, mesmo ele se contendo, sua habilidade de falar já estaria comprometida. Ainda assim, a ideia de finalmente os dois irmãos não mais se verem como eram outrora (já que a Magia realmente não é mais a mesma “floquinho de neve”) foi uma boa sacada. Isso é melhor trabalhado inclusive nas páginas dos Fabulosos X-Men e provavelmente comprometera a relação dos dois daí por diante. É nítido ver que nos primeiros sinais de derrota, os Fênix não tem mais a mesma consciência humana do passado e simplesmente começam a mostrar sinais de completa falta de controle. O próprio Ciclope, mais ponderado de todos, mostra-se com poucos escrúpulos quando se vê frente a ameaças que podem machucá-lo em Kun Lun. Os Fênix estão se corrompendo, atestando a premissa de que essa é a consequência de quem adquire poder absoluto. Ou se preferirem, usem a frase que coloquei no título. E com isso eles começam a perder aliados, como Tempestade e Magneto. E sem aliados, todos sabemos que não se vence guerras.

Por fim, as últimas páginas dessa edição trazem mais dois combates versus. O primeiro deles é escrito por Matt Fraction e desenhado por Leinil Francis Yu, que colocam o Gavião Arqueiro e o Anjo num duelo. Por si só, não já faz muito sentido querer avaliar o combate entre os dois e a narrativa da história não ajuda em nada. Já no segundo confronto, temos Pantera Negra e Tempestade lutando ao mesmo tempo que vão tendo uma DR no decorrer da páginas. Jason Aaron e  Tom Raney assinam essa história, que é no mínimo divertida ao você se deparar com as apelações do velho Tchalla no combate. O curioso aqui é ver o quão o casal pensa diferente sobre a situação dos dois. Mas no fim será que o amor prevalecerá?

Bem, chegamos assim ao final da penúltima edição com a premissa de um grande combate pros momentos finais. Quem conferir o “Próxima Edição” na última página da revista já sabe que vai encontrar ninguém menos que o Professor Xavier e o Verdão servindo de apoio para os Mais Poderosos Heróis da Terra. Segurem-se!

Coveiro

comments powered by Disqus