segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Thanos: Final Infinito

É chegado o momento final da nova trilogia cósmica da Marvel feita por Jim Starlin. Thanos e Warlock poderiam ser os dois únicos seres capazes de deter os planos do Aniquilador anabolizado com os poderes do Hulk, mas ambos fracassaram em Relatividade Infinita. Um deles acabou preso e sendo usado como fonte de energia para a missão do vilão da Zona Negativa, o outro foi lançado para o vazio completo. E não tendo saída óbvio do "nada" onde se encontrava, Thanos se matou.



Mas para alguém com o Thanos, a morte é efêmera. Ele retorna a vida nos Salões da sua amada Morte e logo mergulha no Poço do Infinito para saber tudo o que aconteceu enquanto esteve ausente do plano dos vivos. Descobriu que planetas, raças e até entidades cósmicas como Galactus e os celestiais foram obliterados. Ele estava no futuro que Adam Warlock previu em sua minissérie publicada e Universo Marvel, Entidade Infinita. Da Terra não sobrou nada, mas descobriu que na Lua havia um pequeno foco de resistência de heróis.

Thanos foi até eles, os únicos sobreviventes entre os mais poderosos heróis do Planeta (e de alguns outros cantos da Galáxia). Foi recebido com muito receio pela maioria deles, mas os heróis estavam desesperados demais para negar uma ajuda tão importante. O plano de Thanos era invadir em peso e com todos ali presentes o Mundo do Aniquilahulk e matá-lo, desorientando assim todos os insetos e demais subalternos. Contudo, para isso, ele precisava do sacrifício de um dos teleportadores presentes, pois as modificações que ele faria em seu cérebro teriam danos permanentes. Noturno se ofereceu para tal.



Os heróis, no entanto, tinham pouco tempo. Grande parte das forças do Aniquilador encontraram onde estavam a resistência dos heróis e partiram com uma grande ofensiva para lá. Na superfície respirável da Lua, aconteceu a derradeira batalha daqueles heróis. Eles rechaçaram como puderam a onda de Aniquilação, mas tinham números desfavoráveis e com isso começaram a ter baixas drásticas. E a pior delas foi quando um raio atingiu em cheio Thanos e Noturno, matando imediatamente este último. Com seu plano fracassado, o Titã Louco fez juz ao seu nome e atacou em fúria as forças do Aniquilador que estavam perto. Contudo, por mais bravamente que perdurassem, tudo parecia em vão.

Enquanto isso, um criatura minúscula poderia mudar o destino daquela história. Pip permanecia na nave principal do Aniquilador e só aguardava uma boa oportunidade de livrar seu amigo Adam Warlock do lugar onde estava preso. Com as atenções do Aniquilador, Blastaar e Doutor Bulgar na batalha, Pip investiu sozinho contra seis guardas que vigiavam a cela onde Adam estava aprisionado. Conseguiu derrota-los com granadas, chutes e alguns disparos. Por fim, restava acordar o amigo Warlock o quanto antes. Nem que fosse na base das tapas.

Na batalha da Terra, depois que o último herói tombou, Thanos admirava insólito a pilha de corpos. Outras versões suas apareceram para testemunhar o Final Infinito. Foi quando Adam Warlock finalmente despertou e com ele, uma onda de pura energia que engolfou todo o nosso FINITO universo. Como foi previsto por Eternidade e Infinito, Adam Warlock - mesmo que incosciente - foi responsável pelo fim de tudo e de todos.



No vazio, Adam procurava compreensão e com seu poder descomunal trouxe Thanos de volta a vida. Thanos explicou os últimos acontecimentos ao amigo e gritou para que ele retornasse com o universo consumido, mas Adam não sabia como ou realmente não podia trazê-lo. E se ele, sendo o ser mais poderoso que existia no momento não conseguia, Thanos achava que só um ser que ele conhecia poderia reverter tudo. E o Titã o menosprezava. Ainda assim, os dois amigos desceram até as mais profundas camadas da existência até encontrar a entidade mais poderosa da Marvel - Aquele que está acima.

A entidade que não tinha forma apresentou-se a eles e pediu que informassem o seu caso. Mesmo relutante, Aquele que está acima ouviu a proposta de Thanos e concordou com os termos para dar uma nova chance a realidade recém destruída. Em troca, Thanos informou que eles teriam uma nova realidade nunca antes experimentada por eles. Warlock sendo peça principal desta combinação entre os lados, aceitou relutante seu papel nisso tudo, afinal, a destruição do nosso universo era primordialmente culpa dele.



Assim, Aquele que está acima jogou Thanos e Adam Warlock num tempo preciso - momentos depois do Aniquilador conseguir a sua força com experimentos que fez no Hulk e um pouco antes do que vimos em Relatividade Infinita. A dupla vai até a Zona Negativa e já começa desmascarando Mefisto, que se passava como o Doutor Bultar (lembra de Entidade Infinita?). Em seguida, Thanos abre um portal direto do Mundo dos Mortos e convoca a maior legião de zumbis contra o exército da Zona Negativa. Em seguida, com um pouco de resistência dos dois , Warlock prende o Aniquilador e o fujão Mefisto em prisões de pura energia.  Depois, Warlock reduziu evolutivamente o Aniquilador até o tamanho de uma barata (que Thanos fez questão de pisar pra garantir) e devolveu Mefisto ao Hades, lugar onde ele ocupava seu papel para a harmônia universal. Blastaar foi poupado de um destino pior, mas deveria governar com parcimônia a Zona Negativa ou receberia uma visitinha indesejada.



Com isso, sem quase ninguém saber, Adam Warlock e Thanos salvaram o mundo de um futuro trâgico. Da Terra até os mais distantes pontos do cosmo, tudo parecia voltar ao que era. Restava apenas o Warlock cumprir sua promessa. Assim, restaurou a vida do Adam Warlock de nossa realidade e se teleportou dali. Nosso Adam voltou ao Starlin e foi recepcionado pelo amigo Pip. Thanos foi para os braços da sua amada. E o Warlock da outra realidade agora ocupava o papel do Novo Tribunal Vivo.



A história termina da forma bem própria do autor, com eventos além da compreensão e seus dois personagens principais - e também favoritos deste que vos escreve - ocupando o papel de manipuladores universais. Para fãs do estilo, é mais uma pecinha na divertida coletânea de histórias infinitas de Starlin. O diferencial principal aqui talvez seja os desenhos de Ron Lim, que provavelmente substituiu o autor que estava machucado na época. Mas não deixa de ter seu impacto, e lembrar bem a época em que os dois trabalhavam juntos na fase do Surfista Prateado.

Coveiro

comments powered by Disqus