sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

CCXP2017 - O que alguns artistas acharam do evento


Primeiramente, desculpem pela demora dessa matéria, mas ainda bem que consegui nos 48 do segundo tempo, apresentar essa visão do que foi a Comic Com Experience 2017 pelo os artistas e apresentar pra vocês, alguns nomes que podem parecer desconhecidos para muitos, mas que após vocês conhecerem, irão ver que nós temos artistas também com trabalhos fantásticos, não Marvel, e que podem até nos dar ideias de como seria o trabalho desses caras em algum título que gostamos! Conhecer coisa nova sempre é bom!

No último dia de Comic Con Experience 2017, o site Marvel 616 perguntou para alguns artistas do artist alley o que cada um achou do evento! E para os novatos estrangeiros, qual foi a sensação que tiveram ao terem esse primeiro contato com o público brasileiro.


Felipe Cagno (Os Poucos e Amaldiçoados -  roteirista e produtor)
"Esse ano, vendas de quadrinhos foram ótimas, muito melhores que das edições anteriores, pessoas lotaram a mesa, foi animal! O evento ainda mantém o padrão de organização impecável, está sempre limpo, tudo lindo! Esse ano foi fantástico! E a coisa mais legal do evento foi realmente terem colocado o artist alley no centro do evento e terem tirado o painel da Netflix de perto da gente, o que nos deu mais alívio! Existe uma coisa ainda que precisa ser feito, que é uma maior cobertura dos quadrinhos nacionais por parte do site Omelete. Citar um artista brasileiro em studio de fora não é a mesma coisa de dizer de uma produção originalmente nossa, acho que só precisa melhorar um pouco mais esse foco, e não deixar para falar disso perto da data do evento. Sites como Judão e Jovem Nerd, fazem uma boa cobertura, porém o Omelete, que é o site que promove o evento, ainda não tem esse suporte da mesma forma dos outros durante o ano!"


Fabiano Neves (Poucos e Amaldiçoados, Zumbis Marvel - desenhista)
"Na minha visão como artista, está sendo a melhor das que eu já participei. O beco dos artistas (artist alley) está muito melhor organizado, mais bem distribuído, demonstrando mesmo que é a parte mais importante do evento, algo que não se via assim em outros eventos. O artist alley é a chance que temos de reencontrar com os nossos amigos artistas e procurar trocar uma ideia com nossos colegas. Eu só tenho elogios! Como a Chiaroscuro também participa da organização e é um studio que atende outros artistas, então eles realmente fazem um ótimo trabalho sabendo o que nós precisamos a cada ano!"


Will Conrad (X-Men, Vingadores, Marvel Novo Século - desenhista)
"Achei que o evento está muito maior, tem muito mais pessoas que as edições anteriores! O clima, o espaço, para nós artistas, está muito confortável, o espaço dos estande e entre os estandes está muito legal! Fantástico mesmo! O ambiente do artist alley, aqui da CCXP, acho muito melhor que o da NYCC, por exemplo. O Espaço entre mesas, para nós muito melhor, muito mais espaço e isso contribui muito mais para o nosso relacionamento com os nossos colegas, facilita o contato entre a gente! "


Humberto Ramos (X-men, Homem-Aranha, Campeões - desenhista)
"Eu achei o lugar realmente fantástico! Eu já fui em muitas Comic Con e essa é realmente uma das melhores comic cons que eu já fui, com certeza!
Foi meio difícil sair da minha mesa para rodar um pouco o artist alley mas o pouco que pude ver dos trabalhos aqui da área, estão maravilhosos!
Realmente gostei muito, achei aqui muito confortável e os brasileiros são muito carinhosos! Com certeza, voltaria aqui sim para visitá-los!"


Cris Peter (X-Men, Deadpool/ Gambit - colorista)
"Adorei a estrutura de silêncio em torno do artist alley, que poupou a minha voz, então é domingo já e tenho voz! O contato com os fãs ainda é muito carinhosa, sempre fofa, ganhamos presentinhos, comida... (risos!) O que ainda pode melhorar é a parte de entrada dos artistas para o beco com os produtos. Nós não temos uma logística como o dos estandes maiores, então, a gente que carrega tudo no colo, ainda é bem difícil acesso e não temos muito suporte quanto a isso. 
Quanto a organização, esse artist alley é o melhor do mundo com certeza! Temos um ótimo relacionamento com os vizinhos, sem derrubar nada, podemos transitar tranquilamente por aqui!"

Carol Pimentel (editora da Panini Brasil)
"Esse é a minha primeira vez como roteirista, pra lançar um trabalho autoral chamado POV, que é explicado no meio do quadrinho. As outras vezes vinha pela Panini, já que sou editora! Eu brinco falando que eu sou editora aracno-mutante, porque edito tanto os títulos dos mutantes quanto os títulos do Aranha. Então estar aqui, tendo esse contato a mais com os fãs é bem legal.
Esse ano eles tiveram o cuidado de não deixar o artist alley com o barulho que estava nos outros anos, isso ajudou muitos artistas a não sofrerem com a falta de voz e adorei a disposição do local. Está muito grande, é incrível!"

Germana Viana (artista)
"O artist alley na posição que ficou, desde o ano passado, está muito melhor! As pessoas sabem que existem os quadrinhos que as pessoas daqui produzem, passam por nós e dá a chance delas conhecerem nossos trabalhos! O que eu mais gosto desse artist alley é esse contato com o povo que vem me visitar! E sempre quando acho que eles precisam melhorar em alguma coisa, eles vão lá e já melhoram! Veja bem, já é domingo e ainda tenho voz, algo que nos outros anos no primeiro dia, já não tinha! Então, o volume em torno do AA melhorou muito, já que eu falo demais, então minha voz já sofre com isso, mas esse ano, ainda tenho voz, então estou bem feliz com isso!"

Wesley Samp (ilustrador e roteirista) e Leonardo Maciel (ilustrador)
Wes - "A gente não consegue sair muito da mesa, por estarmos sempre ocupados, mas o que deu para perceber que o evento está mais organizado, está maior e foi ótimo! Muita gente vem muito pelo artist alley!"

Leonardo Maciel - "Assim como o Wes disse, por não termos muito tempo pra sairmos da mesa, acaba que não dá pra gente rodar o evento, mas igualmente achei que está foda, melhor que os outros anos. O artist alley, apesar de estar maior esse ano, parece que acabamos foi ganhando mais espaços ainda, porque podemos ter liberdade pra transitar, o que é ótimo! E, o importante, está menos barulhento!
Sinto que o evento ajuda muito o mercado de quadrinhos no país e isso é ótimo pra gente, em muitos sentidos, e também para o público. E o evento é um ponto importante pra termos esse contato com o público!"

Rafael Marçal (ilustrador e roteirista) e Fábio Coala (roteirista e ilustrador)
Marçal - "A nossa relação com o público meio que se tornou uma rotina, porque quem vem para o artist alley sempre procura a gente, então isso é ótimo!
Aqui (no Brasil) realmente ganhamos o destaque, o coração do evento, que os eventos lá fora tem! É uma área valorizada, vemos que os estandes pedem pra ficar o mais perto possível de nós, porque o público roda muito aqui!"

Coala - "Esse ano, achei a nova proposta do artist alley incrível, estando muito maior, sem o barulho ensurdecedor dos anos anteriores, o que é bom, porque fomos atendidos! Realmente nos sentimos importantes e sentimos que realmente a área é importante! Temos só agradecimentos!
Muita gente vem para comic con por causa das outras mídias e acabam descobrindo que temos outros quadrinhos que podem ser interessantes para ela!"

Paulo Kielwagen - (ilustrador e roteirista)
"Eu acho que o primeiro evento, o AA tinha ficado meio que de canto, apesar que não achei que tinha ficado ruim, mas com certeza ele no meio, agora todo mundo quer entrar no artist alley e está disputadíssimo pra entrar! Eu realmente acho que pra melhorar, só se for uma coisa pequena ou outra, que não causa um problemão, mas causa na hora ou no momento, mas acho que é mais por falta de comunicação! Mas de resto, está tudo muito bem!"

Como puderam perceber, os artistas gostaram muito do evento desse ano e é unânime que acharam que a organização melhor bastante dos últimos anos pra cá! Muitos artistas, que são independentes, mal conseguiam sair de suas mesas, pra priorizar atendimento aos público, o que é bacana porque realmente eu não ouço tanta reclamação de pessoas que visitam a CCXP e dizem que o artista está muito ausente de sua mesa, como acontece com mais frequência em eventos no exterior. É inegável que artistas que tem uma frequência em participar de eventos também no exterior já estão dizendo que a CCXP, esse ano, se tornou a maior do mundo e isso é um fenômeno, porque ela ainda é recente! Essa foi a quarta edição!

Quem ainda não visitou o evento, recomendo que o faça e procure experimentar esse evento que, no mínimo, te marcará e depois vem para o site e nos conte o que achou de sua possível primeira experiência, ou se você já foi nos outros anos, compartilhe também sua experiência com a gente!

Nos comentários, colocarei links relacionados aos artistas, para quem quiser saber mais do trabalho de todos os que cederam um tempinho para falar com a gente! Vale muito a pena! Esse artista aqui que vos escreve garante que é sempre bom ver novos talentos e poder imaginar que um dia, talvez possa vê-los fazendo algo que vocês gostem! Uma curiosidade rápida, além do desenhista Danilo Beyruth, que veio dos quadrinhos independentes do Brasil, que desenhou muita coisa pra Marvel, outro artista independente que fez algo para a Marvel foi o Vitor Caffagi, que acabou desenhando uma capa variante para o título do Capitão América e Gavião Arqueiro aqui no Brasil, que na minha humilde opinião, ficou muito legal!

Marcus Pedro

comments powered by Disqus