sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Marvel Studios começará como uma supervisora dos filmes de seus personagens que ainda sairão pela Fox



Ontem saiu a tão esperada notícia de que a FOX foi comprada pela Disney e com isso a Marvel agora pode reaver o uso dos direitos para filmes de alguns de seus antigos personagens que acabaram de fora de seus radares. Contudo, há quem acredite que essa transição de volta para casa será imediata. Mas não é exatamente assim que a coisa funciona. A FOX tem ainda alguns filmes da franquia mutante em andamento e que chegarão aos cinemas indubitavelmente em 2018 e o papel da Marvel Studios nisso foi explicado por Bob Iger na coletiva de imprensa de ontem:

"Obviamente, a Marvel vai atuar nisso com uma perspectiva de supervisão. Há ali oportunidades de 'polinização-cruzada'" explicou ele e continuou "Nós obviamente nos saimos extremamente bem com a ideia de que o 'menos' é mais estratégico e que devemos fazer filmes mais marcantes. E nem todos eles ali são franquias. FOX tem algumas oportunidades marcantes, e vamos continuar a apoiá-las nisso. O que eles fizeram com Avatar e com Deadpool, X-Men, Quarteto Fantástico, Planeta dos Macacos, vamos continuar a fazer negócios com isso. Nenhum deles vai realmente sair com sua marca diferente do que é sua marca hoje. Mas o quanto nós vamos criar a partir dessas marcas é que é ainda incerto. Vai levar ainda um tempo de uma perspectiva regulatória a continuação do desenvolvimento disso nesse momento. No tempo em que fecharmos esse acordo, vamos realmente começar a trabalhar com cuidado nos espaços que essas coisas podem ocupar e quantos filmes deles fará sentido fazer"

Agora, passando para o campo da especulação, o The Hollywood Reporter afirma que a Marvel Studios já faz um tempo que anda se preparando em como fazer essa abordagem para retomar as franquias dos Mutantes e Quarteto Fantástico e se vão integrá-las imediatamente ao UCM. A maior preocupação agora é como encaixar esses filmes todos previstos no calendário de lançamentos para que de tal forma eles não sejam competidores com lançamentos da Pixar, Lucasfilm ou até mesmo da própria Disney. Citando uma frase do próprio artigo do THR, "Se a Disney é um time da NFL, cada filme no seu calendário deve ser um vencedor do Troféu Heisman. E isso aumenta o nível do que deve ser ou não uma estreia de cinemas". Algumas franquias como a futura dos Novos Mutantes terão sua estreia em Abril do próximo ano. Como foi vendida por Josh Boone como uma trilogia de Terror/Suspense sobrenatural, devem estar garantidos os outros dois filmes desde que o primeiro se saia bem nos cinemas.

Já o filme do Gambit estrelado por Channing Tatum que começam a gravar em Fevereiro de 2018 (e se prevê ir aos cinemas em Fevereiro de 2019) vão ficar sob a atenção da Disney, não se sabe se deve ter sequências, mas também depende mais de uma boa bilheteria para saber se vale a pena investir em mais dele no futuro ou não. No caso do tal filme da X-23, é bem provavel que o projeto que estava bem no início seja descontinuado.

Deadpool certamente está seguro e com sua alta censura garantida. Desde seu lançamento, sabemos que o pessoal da Marvel e Kevin Feige apoiaram abertamente a produção. O diretor do primeiro filme, Tim Miller, sempre foi uma pessoa querida do Presidente da Marvel Studios e abertamente houve troca de licenças e permissões de mudanças no caso de alguns personagens ali.

Já a franquia dos X-Men da maneira como é feita agora deve encontrar seu fim em X-Men: Fênix Negra. O que o artigo especula é que caberá a Feige decidir se continuará a desenvolver esse caminho ou não. Apesar de o próprio ter ajudado a construir a franquia da FOX no começo dos anos 2000, ele já demonstrou estar ansioso em por as mãos nos X-Men em algumas entrevistas recentes.

Por fim, o caso do Quarteto Fantástico é algo bem delicado. Eles pretendem sim trazer o grupo de volta e reinserí-los no UCM, mas tem que ser feito com muito cuidado. Afinal, a rejeição do último filme foi tremenda e de algum modo pode repercutir bem mal pra um reboot tão recente. Contudo, o sucesso de Homem-Aranha: De volta ao lar é um bom motivador para eles arriscarem.

Por fim, apesar da euforia de muitos, nem todos estão felizes com a compra da FOX pela Disney. Ontem, representantes da Guilda dos Roteiristas de Hollywood se manifestaram preocupados com tal, acusando o negócio de ser um Trust. Já Mark Millar usou seu Twitter para também reclamar. O ex-escritor da Marvel não acha bom negócio essa superlotação de personagens se cruzando nos cinemas e até mesmo duvidou se a Disney investiria em um filme tão fora da caixa como Deadpool (que o Presidente da Disney já tranquilizou os fãs dizendo que sequências dele se seguirão).

Mudanças serão feitas, é óbvio. Mas não será algo imediato como alguns fãs estão gritando pela internet. Fora que como a Disney deixou bem claro acima, a FOX como produtora de seus próprios filmes ainda permanece e, inclusive, continuará com parte dos seus filmes mutantes saindo. Vamos aqui aguardar alguma vindoura declaração do Kevin Feige sobre o assunto.

Coveiro

comments powered by Disqus