quarta-feira, 1 de maio de 2013

Fabulosos X-Men: Adorável sociopata

Vingadores e X-Men (bom, metade dos X-Men) estão atualmente em guerra para decidir se a vinda da Fênix para a Terra representa perigo para todos ou salvação para os mutantes. Mas como descobrimos esta semana em X-Men 136, as duas equipes tiveram uma última parceria antes de tudo ir pelos ares. Uma última parceria que poderia ter corrido perfeitamente, se não fosse por um adorável sociopata...



Mas comecemos pelo começo. Desde que a Equipe de Extinção foi formada, ficou claro que o nível de poder do grupo é igual aos dilemas que cada membro enfrenta. E entre eles, nenhum enfrenta mais dilemas atualmente que Colossus: não bastasse ter que se controlar o tempo todo para não se tornar o novo Fanático de Cyttorak, ele ainda sofre ao ver a irmã Magia presa quando não está em missão. Emma Frost, por sua vez, recentemente passou pela experiência de ter um braço amputado; embora o braço tenha sido recolocado no lugar, sua dor maior parece não ter sido a experiência em si, mas que seu namorado Ciclope não pareceu ter se importado como deveria.

Mas como os novos protetores da Terra, a Equipe de Extinção não tem tempo para discutir seus problemas: Abigail Brand, da E.S.P.A.D.A., logo avisa Ciclope que parte de sua prisão espacial caiu na Terra, e se os criminosos nela não forem recapturados a tempo, o planeta estará em sério perigo. Ao chegar no local da queda e vencer a primeira ameaça, a Equipe de Extinção encontra os Vingadores. Capitão América propõe que as duas equipes trabalhem juntas para recapturar os criminosos espaciais e, embora Wolverine pareça torcer o nariz para a ideia, a parceria se mostra bastante eficiente.



Tudo corria bem, até que a messias mutante Esperança recebe um chamado: uma nova Luz foi localizada. Enquanto seus colegas adultos continuam enfrentando os criminosos espaciais, Esperança parte com suas Luzes ao encontro do novo mutante. O problema é que não se tratava realmente de um novo mutante... mas sim, do prisioneiro mais perigoso da E.S.P.A.D.A.: o simpático robô Unidade. Gentil e educado, mas também manipulador (já mencionamos que foi ele o responsável pela queda da prisão espacial na Terra?) e sem qualquer compaixão pelos outros: pouco antes de Esperança encontrá-lo, Unidade havia aberto o corpo de um caçador (com ele ainda vivo, e sem anestesia) apenas para aprender o funcionamento do organismo humano terrestre, logo em seguida explodindo a cabeça do filho do caçador. Sua intenção agora, aparentemente, era fazer o mesmo com Esperança, para aprender mais sobre a fisiologia mutante...

Ao saber que Esperança estava em perigo, Ciclope ordenou que Magia teletransportasse toda a Equipe de Extinção para o local, embora o Capitão América considerasse que ainda precisava da ajuda deles. Illyana resgatou Esperança a tempo, mas ao que parece isso fazia parte do plano de Unidade: sozinho, ele manipulou as ações de cada membro da equipe para que eles mesmos se derrotassem. Curiosamente, Unidade usou feromônios para deixar Namor e Emma levemente interessados um no outro para distrai-los... mas o resultado acabou sendo muito mais intenso do que o normal. Mais curioso é que, embora Unidade esperasse que Scott fosse se descontrolar pelo ciúme, o líder mutante continuou lutando como se nada tivesse acontecido.



Ao final, Perigo derrotou Unidade, pois seu organismo tecnológico era aparentemente imune às manipulações orgânicas do robô. Esperança ainda o defendeu (possivelmente influenciada pelos poderes dele), mas a Equipe de Extinção tratou de detê-lo e se encontrar com os Vingadores, que também conseguiram subjugar seu adversário. Porém, antes do dia acabar, o Capitão chamou a atenção de Scott, dizendo que sua atitude ao levar a equipe inteira para salvar Esperança mostrou que sua prioridade não é salvar o mundo como ele havia anunciado antes (deixarei para opinar sobre essa afirmação na parte dos comentários da resenha).

Pra "melhorar" o ânimo do X-Man, a agente Brand faz uma visita a Utopia e pede que Ciclope mantenha Unidade preso lá enquanto a E.S.P.A.D.A. não termina os reparos de sua prisão, pois apesar de tudo ele ainda era um recurso valioso. Ela revelou que Fera contou a ela sobre as atividades da X-Force ordenadas pelo líder mutante, e agora um sabe os segredos sujos do outro.

Ainda sobrou um tempo para Emma se desculpar com Scott pelos amassos no Namor (e se incomodar ao ver que ele pareceu não se importar com isso), para Colossus pedir para ser trancado na mesma cela de Illyana por se considerar uma ameaça tão grande como ela em sua situação atual... e para Unidade revelar que sim, ele conseguiu usar seus poderes sobre Perigo, agora controlada pelo vilão. Sua primeira ordem: receber uma visita de Esperança, para quem ele resolve contar a história da Fênix...



Este arco, escrito por Kieron Gillen e desenhado por Carlos Pacheco, trouxe uma quantidade enorme de acontecimentos, do desentendimento entre Capitão e Ciclope aos sentimentos de Emma por Scott e por Namor, a cumplicidade da agente Brand com Utopia, o relacionamento entre Colossus e Magia, as manipulações de Unidade (Gillen parece gostar de vilões falastrões...) e a descoberta de Esperança sobre o que é a Fênix. Tanta informação comprimida em apenas duas edições americanas acaba tornando a história um pouco cansativa, embora acabe semeando muitas possibilidades para o futuro da equipe (ah sim, a troca de Land por Pacheco na arte foi ótima - pena que em breve o Land volta à arte dessa série...).

Este foi o último arco de Fabulosos X-Men antes de VvsX, ou seja, se aqui as duas equipes trabalharam juntas (apesar das alfinetadas no final), a próxima edição as mostrará em rota de colisão. Mas, pelo menos, pudemos ver uma última parceria antes da guerra que já começou...

comments powered by Disqus