terça-feira, 1 de maio de 2018

Confira as principais referências aos quadrinhos encontradas em Vingadores: Guerra Infinita


Vingadores: Guerra Infinita já está a seis dias nos cinemas brasileiros e acredito que já é hora pra começarmos a soltar alguns artigos aqui no site que contenham SPOILERS, mas que sejam bem interessantes já que remontam a muitas curiosidades que a maioria do público pode deixar passar batido no filme. Reunimos, portanto, mais de 18 referências, easter eggs e cenas similares dos quadrinhos da Marvel que podem ser encontradas neste filme que é um estouro de bilheteria. Segure-se na cadeira e curta essa viagem:


Uma fala do Mephisto

Uma das primeiras referências dos quadrinhos já surge na cena inicial, quando o Fauce de Ébano usa uma fala de Mephisto nos quadrinhos para bajular o Titã: "Minha humilde pessoa se curva ante sua grandeza". Obviamente, apesar dos dois personagens serem os falastrões de suas respectivas histórias e demonstrarem ser grandes puxa-sacos, sabemos que nos quadrinhos (como era de se esperar) Mephisto está sendo falso e apenas aproveitando uma oportunidade pra passar a perna no Titã. Já Fauce de Ébano (o único da Ordem Negra que aparece num flashback de 20 anos atrás) é extremamente fiel a Thanos por anos a fio.



Aquele alerta que caiu do espaço

Desde os trailers sabemos dessa cena, mas nem por isso ela pode ficar de fora da nossa lista. Ao ser despachado do massacre da cena inicial do filme, o Hulk é despachado por Heimdall até a Terra e cai justamente dentro do Sanctum Sanctorum, quebrando telhado e escadaria, do mesmo jeitinho que aconteceu com o Surfista Prateado nos quadrinhos. Até a frase de alerta que o personagem balbucia é a mesma - "Thanos está vindo".



O Tio Morgan

Logo na primeira cena em que Tony Stark aparece no filme, vemos o herói numa conversa bem ansiosa com a esposa querendo saber se os dois estavam grávidos. No meio do papo, Tony cita um tio maluco da Pepper - Morgan. Porém, nos quadrinhos, Morgan Stark é na verdade parente seu, um primo vingativo que deu bastante trabalho a Tony. Ele também é pai de Arno Stark de uma realidade alternativa, que nos anos 2020 se torna o novo Homem de Ferro. Obviamente, isso aqui no filme não deve ter muita repercussão e ir além, não passando mesmo de um easter egg.




Os Guardiões resgatam o Thor (Novo)


E aqui tem uma dica do leitor Alex Aparecido Marcolino que pelos comentários lembrou que na Saga de Korvac temos uma cena em que os Guardiões da Galáxia original (Versão do ano 3000) resgatam e observam o Thor numa mesa após descongelado que é muito similar a do filme.




O Visual de Steve Rogers (Novo)

Apesar de muita gente estar estranhando o visual barbudo e malamanhado de Steve Rogers no novo filme, não é algo que os leitores mais antigos devem estranhar. Tanto na fase que durou uma década de Gruenwald como mais recentemene na passagem de Rick Remender, Steve  Roger já ficou barbudo.



Outra curiosidade também do visual de Stever Rogers no filme é qeu seu uniforme tem algumas partes esburacadas e foi possivel perceber que no interior do traje há uma costura que lembra bastante a clássica "cota de malha" do uniforme original dos quadrinhos.





Braços de fibra metálica Cotati

Apesar de parecer apenas uma linha solta no meio do filme, uma nova raça alienígena é introduzida no Universo Cinematográfico com a fala de Gamora. A Guardiã ao analisar Thor (e causar assim muito ciúmes ao namorado) afirma que o Deus do Trovão tem os Braços fortes que parecem ser feitos de fibra metálica Cotati. Para quem acompanha os quadrinhos, os Cotatis são uma raça alienígena de natureza essencialmente vegetal e que tem ligações tanto com os Krees (tendo repercussões inclusive com a Guerra Kree-Skrull) como também com a personagem Mantis, onde apareceram pela primeira vez na história da Madona Celestial.




O Massacre do Zen-Whoberi e Adoção de Gamora
Uma cena em particular do filme remete claramente a um outro quadrinho escrito por Jim Starlin e que também tem ligação com Thanos. O Massacre dos Zen-Whoberi foi executado no filme pelos Chitauri sob o comando do Titã. Nos quadrinhos, no entanto, foi a Igreja da Verdade Universal quem promoveu tal ato (depois, isso foi retconeado como sendo os Badoons os responsáveis). Já a adoção de Gamora por Thanos e toda a relação de amor e ódio entre os dois é totalmente inspirada nos quadrinhos sim. E de fato, é certamente a pessoa que Thanos mais amou depois da Morte em pessoa.



O Poder da Jóia da Realidade

Ao finalmente conquistar o poder da jóia da Realidade retirando-a das mãos do Colecionador, Thanos deu uma pequena amostrinha do que ela é capaz ao recriar todo o cenário da devastada Luganenhum e simulando um encontro que provavelmente já tinha acontecido horas antes com Tivan e enganou assim os Guardiões da Galáxia. De posse da jóia, Thanos poderia retorcer nossa realidade de muitas maneiras e foi mais ou menos o que fez com Drax e Mantis quando o fez dividir-se em vários blocos ou denserolou o corpo como se fosse uma serpentina. Esses dois momentos foram uma clara referência ao quadrinho diretor de Desafio Infinito quando Thanos faz exatamente o mesmo com Nebulosa e seu irmão Starfox.



Outra curiosidade na mesma cena e que se repete mais a frente no filme é quando Thanos transforma armas em bolhas de sabão. Essa referência não é dos quadrinhos, mas vem do jogo de arcade Marvel Super Heroes (e suas variações) quando Thanos soltava um ataque de bolhas contra os inimigos.


A Tortura de Nebulosa

Como bem sabemos desde os Guardiões da Galáxia nos cinemas, a Nebulosa é bem diferente daquela personagem que conhecemos algumas edições antes de Desafio Infinito nas páginas do Surfista Prateado. Enquanto que nos gibis ela foi quase queimada por inteiro viva por Thanos, nos cinemas ela foi perdendo seu corpo ao longo do tempo e sendo trocada por partes biônicas e mal sabemos o que é de fato ainda parte real de seu corpo. Nos gibis, Thanos a convoca para a torturá-la por puro sadismo e agradar a morte. Aqui, ele a tortura para forçar sua outra filha Gamora a revelar a localização da Jóia da Alma.



Vormir e a Jóia da Alma

A Marvel poderia usar qualquer nome para por a localização da Jóia da Alma no filme, mas tendo um vasto catálogo de lugares no espaço a serem explorados ainda, porque não recorrer aos quadrinhos? Vormir é um planeta que está dentro do Império Kree, planeta natal dos monstruosos Vorms, uma raça de criaturas reptiliformes que já cruzaram o caminho de Thor e Vingadores mais de uma vez.


Thanos, filho de A'lars (NOVO)


O Guardião da Jóia da Alma, que descobrimos no filme que se trata do Caveira Vermelha, se refere a Thanos como Filho de A'lars. Nos quadrinhos, esse é um dos nomes de Mentor, o Titã que é pai de Thanos. Talvez uma deixa pra vinda dos Eternos na Marvel Studios?



Fauce de Ébano contra o Doutor Estranho

Os trailers já haviam deixado bem claro que teríamos um embate entre o Fauce de Ébano e o Doutor Estranho, mas o filme provou que eles eram realmente quase que arqui-inimigos equiparáveis aqui. Enquanto que nos quadrinhos o Fauce é mais um tipo de psíquico manipulador, nos cinemas ele se tornou algo como um telecinético de grau extremo. Foi inclusive capaz de prender o Doutor Estranho como aconteceu nos quadrinhos e da mesma maneira o torturou para deter informações sobre as jóias.



Eitri e Rompe-Tormentas

Para lutar de igual para igual contra Thanos, o Deus do Trovão foi até Nidavellir e encontrou lá o único anão sobrevivente, Eitri, que assim como nos quadrinhos, também constroi as armas mais magníficas dos Asgardianos. Desta vez, a arma por ele criada foi um machado chamado Rompe-Tormentas, capaz não só de matar Thanos, mas também com o poder limitado de transportar pessoas pelo universo do mesmo jeito que a Bifrost. Apesar do visual lembrar um pouco o Martelo Ultimate do Thor, Rompe-Tormentas é na verdade uma referência a arma que Odin presenteou o alienígena Bill Raio Beta após ele se mostrar digno de levantar o Mjolnir e até mesmo ser temporariamente o Thor. Será que está mais perto de vermos os Korbinitas nos cinemas?



O Estilo de luta da Mantis (NOVO)

Apesar de no Universo Cinematográfico a personagem da Mantis não ser exatamente a lutadora magistral que ela é nos quadrinhos, a direção dos irmãos Russo deu a personagem algumas similaridades da personagem que os leitores mais antigos conheciam. O seu jeito sorrateiro de andar no Museu do Colecionador lembrava não só de fato um Louva-Deus como tinha semelhança com o jeito que se movia nos quadrinhos. Já no ataque em Titã, a personagem pula sobre Thanos e o agarra de tal forma que lembra muito a chave de pernas pela qual a personagem ficou tão conhecida nos gibis.


As pernas hidráulicas de Aranha (NOVO)

Desde que o novo uniforme do Homem-Aranha foi revelado em De volta ao Lar e tinha aqueles tons metálicos, os fãs já especulavam se aquela versão chamado no filme de '17A' não seria um traje equivalente ao Aranha de Ferro dos quadrinhos (igualmente presenteada a Peter Parker por Tony Stark). E eis que tudo acabou se confirmando e após muito segredo, finalmente vimos as pernas metálicas do uniforme em ação várias vezes no filme.



As Faixas Escarlates de Cyttorrak

Apesar de terem sido deixadas de lado completamente no filme solo do Doutor Estranho, essa magia que sempre foi uma das mais conhecidas e amplamente usadas pelo Mago Supremo foram consideradas aqui para uma luta contra Thanos. Apesar de não nomeadas durante o filme (Talvez um problema ainda com a FOX cujo acordo não foi inteiramente fechado, será?), as faixas por várias vezes colocaram o Titã Louco em apuros durante o filme.



As muitas cópias do Doutor Estranho

Outro feitiço usado pelo Doutor Estranho no filme que foi pescado diretor dos quadrinhos foi "Imagens de Ikkon" ou "Ilusões de Ikkon", que faz com que o conjurador seja capaz de criar várias cópia perfeitas de si mesmo. Ikkon é um dos muitos inimigos extraplanares de Estranho, que naturalmente tem esse poder de manipular imagens.




O Caldeirão do Cosmo

E as faixas não foram a única coisa no filme relacionada a poderes remetendo aos quadrinhos. Quem já assistiu ao filme, viu que Tony Stark mal adentrou o Sanctum Sanctorum e já foi se apoiando em uma das relíquias mágicas do Mago Supremo e que desta vez foi nomeada por ele. "Tire as mãos do Caldeirão do Cosmo" disse Strange enquanto batia com ele com sua capa de levitação.


Batalha em Wakanda

Apesar da maioria das cenas dos quadrinhos virem ainda de Desafio Infinito, uma das mais marcantes do filme veio diretamente da recente minissérie Infinito de Jonanthan Hickman. É a batalha em Wakanda que inclusive tirou uma das cenas da briga entre Pantera Negra e o Estrela Negra (renomeado no filme como Cull Obdisian) quase quadro a quadro.


Nessa batalha, também vemos pela primeira vez os Batedores, que nos quadrinhos são criaturas que servem mais como espiões, mas aqui no filme ganharam formas mais aterrorizantes e foram usados como bucha de canhão na batalha principal (NOVO)




Batalhas contra Thanos

Agora, voltemos a batalha de Titã, que particularmente achei uma das mais emocionantes do filme. Mesmo não sendo o herói mais poderoso ali para combater Thanos, o Homem-Aranha estava presente e fez seu trabalho. E um de seus ataques consistiu de uma teia na cara do Titã, algo que remonta uma das emblemáticas cenas da luta dos heróis contra o vilão em Desafio Infinito.



E não para por aí, quando Thanos vai para Terra, vemos muitas cenas da briga que são similares aos quadrinhos. Desde a encarada sem proporções que o Capitão América dá nele passado pro momento em que a Caça-Hulk manuseada por Banner é presa por pedras quando o Titã usa a joia da realidade. Também acontece de ele paralisar armas arremessadas por ele e que usando a joia do espaço, elas são paralisadas no ar. Por fim, até mesmo a maneira como ele arranca a joia da mente do Visão lembra um pouco o que vimos nos quadrinhos.





Já a chegada surpreendente de Thor, que pega o Titã de surpresa certamente remonta uma cena de Infinito onde o Deus do Trovão parece ser o único a altura de bater no Titã de igual pra igual. Vale lembrar que na minissérie de Desafio Infinito aquela versão do Thor não era o Odinson de fato, mas sim Eric Masterson.



A arrebatamento de Thanos 

Ao final do filme, sendo este um filme basicamente focado em seu vilão, Thanos consegue seu objetivo colocado e explicado mais de uma vez no filme - acabar com 50% do universo. E ele faz isso com um estalar dos dedos remontando aos quadrinhos. Assim, em Wakanda e em Titã, os heróis vão sumindo um a um, deixando algumas pessoas confusas e outras com lágrimas nos olhos nos cinemas. A cena é pescada diretamente das páginas de quadrinhos e vale lembrar que nos gibis vemos como tudo virou um inferno mundo afora quando pessoas foram sumindo de carros e aviões. Isso é reforçado muito bem na cena pós-credito do filme com a presença de Maria Hill e Nick Fury.



O Visão Branco

A cena final em Wakanda praticamente mostra que estamos em grandes apuros já que foram poucos os heróis que sobraram ali para o combate numa sequência. Contudo, você não pode contar fora ali o Visão. Sim, apesar da jóia da alma estar fora de jogo, você tem que lembrar que durante o filme eles afirmam que o personagem é muito mais que a jóia, mas sim um complexo de partes que incluem também o antigo Jarvis, um pouco de Tony e Banner, além de outras coisas mais. Em Wakanda, Shuri tentou separar os elementos que compunham a personalidade do Visão da jóia da Mente e mesmo que não tenha conseguido completar o processo, boa parte dele foi feita. Além disso, vale a pena perceber que ao ser retirada a jóia, o Visão ficou branco, empalideceu. Os fãs de quadrinhos certamente pularam nesta hora da cadeira por lembrar que houve uma fase em que o Sintozóide estava assim nos anos 80 e que isso pode ser trazido aos cinemas. A única coisa que o personagem nessa época não tinha mais era suas emoções, o que acabou levando a degringolar todo seu relacionamento com a Feiticeira Escarlate. Será que veremos isso nos filmes?




O Mundo Espiritual (NOVO)

Esse item aqui da lista ficará mais como especulação do que referência de fato. Muitos acreditam que apesar de ter sido morta por Thanos para ter acesso a Jóia da Alma, o espírito de Gamora esteja preso no Mundo Espiritual dentro da Jóia como foi no quadrinho. O Maior indício disto está na cena final em que a versão criança da Gamora conversa com Thanos num cenário com tons levemente laranjas (que é a cor da Jóia da Alma). Nos quadrinhos, o Mundo espiritual tende a ter os tons mais puxados para cor da jóia. No passado, já foi verde. Atualmente, na nova conformação das jóias, é laranja como nos filmes.



O Descanso do Titã

Até mesmo a cena final de Guerra Infinita é algo que remete aos quadrinhos. Apesar de no Desafio Infinito Thanos ter saído derrotado neste ponto da história, ele decide que é tempo de descansar. No filme, Thanos é um vitorioso, mas a perda que sofreu não dá a ele prazer nenhum com a resolução de seu plano. A última cena dele contemplando "um por do sol de um universo agradecido" tem exatamente a mesma carga que a dos quadrinhos.



Cena Pós-Credito

Já falamos dela um pouco na questão do Arrebatamento, mas faltou dizer apenas uma coisinha que aparece no "pager" de Nick Fury antes de ele desaparecer: A Estrela de Hala. Pra quem não acompanha as notícias, um ponto de interrogação surgiu na cabeça de muita gente ali. Mas para os leitores, era o momento de vibrar com a certeza de que a Capitã Marvel estará em Vingadores 4.



Ta aí tudo que conseguimos juntar até então. Se você pescou alguma coisa mais dos quadrinhos que está no filme e passamos batido, não deixe de  colocar nos comentários e dividir com a gente.

Coveiro

comments powered by Disqus