sexta-feira, 29 de maio de 2009

Capitão América: Assumindo o Controle


Captain America #38

Em Novos Vingadores 63 vimos o final do segundo ato d’A Morte do Capitão América. Bucky, o novo Capitão América, derrota Pecado e o Esquadrão Serpente (e ainda recaptura Ossos Cruzados) com a ajuda da Viúva Negra, mas a filha do Caveira Vermelha escapa. O antigo nêmesis do sentinela da liberdade gargalha ao saber que o antigo parceiro de Steve Rogers assumiu seu lugar, o que de alguma forma beneficiaria seus planos. Nas ruas, Bucky Barnes é rejeitado pela população, enquanto seu resgate ao senador Gordon Wright, marionete do Caveira, é distorcido como uma ação bem sucedida da agência de segurança Kane-Meyer, mas com apoio da Viúva, suas dúvidas quanto ao fardo que agora carrega se aliviam. E Sharon Carter, a Agente 13, aparentemente livre do controle do Dr. Faustus, vislumbra o que parece ser o corpo regenerado de Steve Rogers. É a deixa para o início do terceiro e último ato do arco que conta a morte renascimento do Capitão América, em Novos Vingadores 64.

O grande plano do Caveira Vermelha entra em seu estágio final, quando, para destruir os Estados Unidos, ele pretende ganhar primeiro o seu controle. E sua inspiração vem desde a época em que seu cresceu ódio pelo Capitão América, por Bucky, e por todos os americanos quando viu sua a marcha sobre a França libertada em 1944.

E o plano parece cada vez mais bem sucedido. O senador Wright, em um discurso inflamado, se desliga de seu partido, e inicia uma campanha independente à presidência dos EUA, formando uma terceira via, alternativa aos democratas e republicanos de sempre. E pior, ele tem vastos números de intenção de voto, uma vez que a crise econômica iniciada com a suposta morte de Aleksander Lukin (atual hospedeiro da consciência do Caveira), “misteriosamente” é amenizada pelas ações do senador.

Capitão América

De longe, o Caveira se delicia por destruir os EUA de dentro para fora, controlando a segurança nacional com a Kane-Meyer. Ele conversa com Faustus sobre uma peça-chave nisso tudo, o retorno do “misterioso paciente” visto por Sharon, e que ele em breve despertará, fazendo com que haja mais de um Capitão América de uma só vez.

No Aeroporta-aviões da SHIELD o Falcão discute com o diretor Stark sobre o papel assumido por Bucky sem o consultar. Mesmo sendo fruto dos desejos de Steve, ele ainda acha que o rapaz não está pronto para tamanha responsabilidade, e sabe que é o único que pensa assim.

E Bucky, enquanto treina e se recupera de seus ferimentos, uma figura conhecida o interpela: é Clint Barton, atual Ronin, outrora o Gavião Arqueiro. Para variar, quer resolver a questão na base da pancada, dizendo que o rapaz não é digno do papel de Capitão América. Ele prova o contrário, e Barton o deixa, afirmando que continuará de olho nele, cuidando para que o nome de Steve Rogers não seja manchado por suas ações.

Capitão América

Durante a noite Bukcy tem um pesadelo envolvendo seu passado como Soldado Invernal e com Steve Rogers, demonstrando o quanto ele se sente culpado por suas ações. Sem conseguir dormir, ele recebe a “visita” do Falcão. Diferente de Barton, ele propõe uma parceria. Ele tem uma pista do paradeiro de Sharon, e Bucky aceita, reunindo mais uma vez o Falcão e o Capitão América.

Capitão América

Sharon, que ainda não escapou por tentar entender como Steve aparentemente está vivo, vai ao laboratório de Arnim Zola, onde pouco antes estava o dr. Faustus, e vê aquele corpo antes em suspensão já desperto. Confuso, ele pergunta quem ela é, enquanto Sharon, assustada, afirma que, apesar de idêntico, aquele não é Steve Rogers.

Capitão América

Ele mesmo não tem muita certeza de quem é, mas Sharon sabe muito bem. Aquele é o Grande Diretor, uma tentativa frustrada de recriar o Capitão América após seu desaparecimento ao fim da Segunda Guerra Mundial. Que tinha inclusive um parceiro, Jack Monroe, que fazia as vezes de Bucky, e que mais tarde se tornou o Nômade (lembram dele? Foi a última pessoa a ser assassinada pelo Soldado Invernal). Mas aquele homem que está na frente de Sharon enlouqueceu, foi usado por Faustus anos atrás em uma guerra racial, e supostamente morto por severas queimaduras (daí as cicatrizes em seu corpo).

A reação da Agente 13 é quase instantânea, ela vai matá-lo, mas Lukin, de volta ao controle de seu corpo, a impede no momento exato. Faustus usa suas habilidades para acalmar o homem e acabar com sua confusão, dizendo que ele é sim o Capitão América.

Capitão América

E o novo Capitão América e Falcão chegam onde apontavam as pistas do paradeiro de Sharon. Avistam agentes da IMA e Arnim Zola evacuando o local, com a ajuda do falcão Asa Vermelha.

Ao atacar a base, Bucky se sente confortável ao lutar ao lado do Falcão, percebendo nele os anos de parceria que também teve com Steve. Ao mesmo tempo, acaba se dedicando mais à missão, querendo demonstrar que a confiança devotada nele não é em vão. Ele dá tudo de si, e vai atrás de Zola. Porém, o ciborgue estava preparado. Nem mesmo a intervenção do Falcão o faz parar.

Capitão América

Zola transmite todos os dados relevantes (inclusive sua própria consciência!) ao mesmo tempo em que aciona uma curta contagem de auto-destruição. Em uma fração de segundos o Falcão consegue escapar, levando o Capitão América em seus braços. Os dois sobrevivem, sem pistas, e Bucky fica curioso em saber o que o Caveira quer tanto esconder.

Capitão América

Enquanto um inflamado discurso do senador Wright angaria apenas 20% das intenções de voto, o próximo estágio dos planos de conquista dos EUA é colocado em ação. Faustus aplica suas técnicas sobre o Grande Diretor, convencendo-o que é o Capitão América, e que aquele outro Capitão não somente é um impostor, como é também o mesmo homem que matou Jack Monroe, seu Bucky.

Capitão América

Dessa maneira, até mesmo pela chamada da próxima edição, fica inevitável o confronto entre os dois capitães, fazendo-nos questionar o quanto os planos do Caveira Vermelha estão dando certo. O que importa saber é que em apenas mais quatro partes teremos as respostas se Bucky será capaz de manter a honra do Capitão América intacta, e salvar o país do homem responsável pela morte de Steve Rogers.


João

comments powered by Disqus