domingo, 23 de maio de 2010

Homem-Aranha: O que acontece no Macroverso, fica no Macroverso


Amazing Spider-Man #591

Há muito tempo o Homem-Aranha se juntou ao Quarteto Fantástico em uma das jornadas exploratórias do grupo, salvando o Macroverso. Naquela época eles sabiam que o herói aracnídeo era, na verdade, o jovem Peter Parker. Sabiam. Porque depois do pacto feito com Mephisto para salvar a tia May, mais um episódio da vida do Homem-Aranha precisará de uma nova explicação. E isso é apenas o começo dessa aventura maluca, de Dan Slott e Barry Kitson, que vemos na reformulada Homem-Aranha 101.

O início da história nos mostra como, dois anos atrás, ainda maravilhados (menos Reed) com a nova dimensão explorada, os cinco heróis acabaram se envolvendo em um conflito local. Um casal humanóide, Kort e Jtal, são ameaçados por um grande grupo de outros da sua espécie, armados com espadas e montados em grandes lagartos.

Apesar da idéia de não interferir no que observam (defendida por Sue e Reed), Peter não se contém e parte para salvá-los. Seu amigo Johnny Storm (o Tocha-Humana) e Ben Grimm (o Coisa) aproveitam e seguem o Aranha, pois concordam com a interferência, e acabam seguidos pelo Sr. Fantástico e pela Mulher Invisível.

Homem-Aranha & Quarteto Fantástico

Rapidamente voltamos aos dias atuais, nos quais o Aranha percebe o quanto seu trabalho foi dificultado pelo Reinado Sombrio de Norman Osborn, já que os vilões tem quase salvo conduto dado pelo manda-chuva do momento. E isso vale mesmo para um Zé Mané qualquer como o Saqueador. Mas isso não faz com que ele perca totalmente seu senso de humor, descontando a frustração no bandido à sua maneira.

Mas logo ele é abordado em plena Nova York pelo Quarteto Fantástico. Reed diz que precisam voltar ao Macroverso, de onde receberam um sinal requisitando a presença de todos eles. Curiosamente, só o Quarteto recebeu a mensagem. Foi impossível localizar o Homem-Aranha. E não é só isso, Johnny estranha como de repente não lembra de nada sobre o Aranha, demonstrando alguns pontos de fragilidade do pacto com Mephisto. E logo fica claro que ninguém conhece mais sua identidade.

Homem-Aranha & Quarteto Fantástico

Peter aceita mesmo um pagamento proposto por Reed, já que precisará se ausentar por um tempo, mas anda curto de dinheiro, ainda mais com seu colega de quarto preso. Ele fala com tia May que, no projeto FESTA, testemunha o prefeito interino de Nova York propor a Martin Li (identidade do Sr. Negativo) que ele se candidate a prefeito nas novas eleições.

O Aranha parte e acaba não sabendo que, com o sumiço de Lily Hollister, Harry Osborn está em uma espiral de depressão e alcoolismo. Ele se encontra com o Quarteto, e Reed explica a ele o processo que os levará a essa outra dimensão, “além da nossa”, como se fôssemos microscópicos em relação a ela, o que irrita Ben e Johnny, como sempre.

Homem-Aranha & Quarteto Fantástico

A estranha viagem logo é concretizada, e, no Macroverso, percebem que aquela civilização mudou muito desde a última vez em que estiveram por lá. Parece mais complexa, e marcada por uma violenta guerra, deixando a cidade em que se encontram deserta. E logo notam que a forma pela qual enviaram a mensagem atrás dele foi por orações, pois descobrem que ali os cinco são adorados como deuses.

Logo uma multidão os circunda tal qual um povo que vê seu messias retornar, clamando pelo seu salvamento contra os Dregans. Mas uma preocupação maior aflige o Quarteto enquanto tentam acalmar as pessoas. As estátuas de cada um que os locais construíram mostram todos desmascarados. O Aranha lutou ali sem máscara, mas ninguém consegue lembrar quem ele é. O que só aumenta a desconfiança.

Entre as pessoas surge um homem de armadura, Patronus, que diz conhecer a verdadeira história daqueles cinco, e como eles trouxeram todos os problemas com os quais agora convivem. E os problemas logo ressurgem, montados em lagartos como antes, mas agora portando canhões.

Homem-Aranha & Quarteto Fantástico

Enquanto a população se refugia do ataque, e Johny insiste em descobrir o mistério que ronda Peter, Reed revela a todos que, refazendo seus cálculos descobriu algo importantíssimo. Mas a obsessão do Tocha, cujas chamas ali assumem a cor azul, acaba obrigando o Aranha a tirar a máscara... para revelar algo surpreendente. O Aranha está sem cabeça!

Homem-Aranha & Quarteto Fantástico

Não, mentira. Sue cria um campo de invisibilidade em torno de sua cabeça e dá um senhor esporro no irmão. A discussão que se segue só considera uma possibilidade mínima de Peter ter apagado a memória de muitas pessoas sobre sua identidade (mas que sabemos ter ocorrido, NÃO É, QUESADA?), e logo o grupo se concentra em combater os invasores, sem esquecer as rusgas.

Patronus surge para combater os Dregans, mas faz questão de dizer que tudo isso é culpa deles, que eras atrás iniciaram todos os problemas. Aí estava o novo cálculo de Reed demonstra que não há uma relação coesa de tempo entre as duas dimensões, então enquanto estão ali o tempo passa acelerado na Terra. Patronus exige que fiquem ali e terminem a guerra que começaram ao salvar Kort.

O problema é que para cada hora no Macroverso treze dias e oito horas passam na Terra. E muita coisa já aconteceu enquanto eles estiveram por lá, por cerca de duas horas. Inclusive um início de romance entre tia May e o pai de JJ Jameson.

Homem-Aranha & Quarteto Fantástico

Mesmo com a tensão entre Johnny e Peter mantida, o Coisa, com seu jeito “delicado”, coloca todos nos eixos, e logo se voltam para consertar o que mudaram tanto tempo atrás.

Juntos a Patronus os cinco invadem a fortaleza Dregan, com o Aranha e o Tocha em disputa, principalmente pela frustração do cabeça de fósforo com alguém que sabe ter sido seu amigo. Logo têm uma conversa séria e se resolvem, enquanto na Terra a secretária eletrônica de Peter trabalha com tudo, a corrida eleitoral está a toda, o BD entra em colapso financeiro, JJJ procura nova direção em sua vida e reconciliação com a esposa, Flash reconstrói sua vida como deficiente físico, e May e Jameson Sr. parecem ter algo cada vez mais sério.

No Macroverso, o Quarteto e o Aranha chegam ao círculo interno dos Dregan e descobrem o que aconteceu. Quando salvaram Kort e Jtal impediram que um casamento político resolvesse o conflito entre os dois povos. Mas Jtal foi fiel ao acordo, teve um filho híbrido... Patronus.

Ele revela sua identidade e agora se tornará rei dos dois povos.

Homem-Aranha & Quarteto Fantástico

A ironia não se perdeu, e logo a questão da identidade secreta do Aranha volta à tona enquanto eles se preparam para partir.

E surpreendentemente o Aranha diz que há um “ponto cego psíquico” relacionado a sua identidade. Que por mais que haja evidências, essas nunca serão suficientes para revelar a verdade se ele não quiser, ou se não for desmascarado, quando as lembranças de qualquer um voltaria. A pergunta é: COMO ele sabe disso? Ele se lembra do acordo com Mephisto? Ou é só uma desculpa esfarrapada? De qualquer forma, o medo de que sua identidade seja revelada o mantém neurótico quanto a ela.

Mas Peter acaba tirando a máscara pela confiança naqueles quatro, e todas as lembranças do Quarteto voltam instantaneamente (não dá para não amaldiçoar o Quesada uma segunda vez...), com a confiança se reestabelecendo.

Homem-Aranha & Quarteto Fantástico

Com o tempo literalmente voando na Terra, Peter não acredita quando, balançando-se novamente pela cidade, chega a tempo de ver o novo prefeito eleito da cidade: JJ JAMESON!

Homem-Aranha & Quarteto Fantástico

Se as coisas pareciam não poder piorar...


João

comments powered by Disqus