sábado, 12 de janeiro de 2019

Designers de Homem-Aranha: No Aranhaverso revelam as inspirações para construir o visual de alguns dos personagens



Vencedora do globo de ouro como melhor Animação de 2018, Homem-Aranha: No Aranhaverso certamente é algo fora de seu tempo e que será um novo marco no seu território. Obviamente, tal projeto foi conseguido graças ao trabalho de vários artistas que cuidaram de pontos específicos e certos personagens. No livro da Arte do Filme de Homem-Aranha: No AranhaVerso, os designers Shiyoon Kim e Justin K. Thompson explicam como decidiram conceber visualmente alguns dos heróis e vilões do filme:

A GWEN-ARANHA:

A Gwen Stacy / Gwen-Aranha (Hailee Steinfeld) caiu nas mãos da designer de personagens Shiyoon Kim, que teve como objetivo fazer com que Gwen se destacasse dos arquétipos visuais associados a personagens femininos em animações. "Ela é muito legal, e fizemos uma grande escultura com base nos esboços de Andrea Blasich e o artista visual Omar Smith criou o design final. A versão final pareceu muito atraente e muito diferente das típicas personagens femininas animadas. Ela não é apenas uma garota bonita e loira com seu típico corpo magro de princesa. Queríamos que ela parecesse uma dançarina de balé - alta, musculosa e poderosa. " disse Kim

O DUENDE VERDE

Já o designers Justin K. Thompson esclareceu porque o Duende Verde neste filme é praticamente um monstro gigante. Lembrando do filme de 2012 de Garfield, o Homem-Aranha lutou contra um monstruoso Curt Connors depois que ele se transformou no Largato e os diretores queriam explorar de forma similar uma versão mais grotesca do Duende Verde:

"Nós já vimos Andrew Garfield lutar contra um lagarto, então pensamos que seria legal ter o Homem-Aranha lutando contra um monstro parecido com o Godzilla. Nós só o tivemos para essa cena antes dele explodir, então os cineastas queriam tanto divertir-se com ele como possível", revelou Justin no livro. "Eles queriam apresentá-lo como o T-Rex em Jurassic Park. O público pode ver seu contorno se aproximando, e ele é uma figura gigantesca pairando sobre eles. Miles está impressionado e apenas tentando não ser esmagado pelo monstruoso duende verde com que o Homem-Aranha está lutando. É uma cena cinematográfica incrível que tira o máximo proveito de transformá-lo em um monstro gigante. "


A TIA MAY:

"Certamente não é a tia May da época do seu pai", disse Shiyoon Kim. "Ecoando atrizes maduras populares como Lily Tomlin e Jane Fonda, a tia May do filme é descrita como 'durona' e 'agressiva' pela equipe criativa. Assim como o nosso Peter Parker é diferente das versões live-action do Homem-Aranha, nossa tia May também é bastante original neste universo”, explicou a designer.

"Ela pode facilmente lidar com si mesma, assim como os outros personagens dos outros mundos do Aranhaverso. Nós olhamos para muitas atrizes mais velhas, especialmente Lily Tomlin, como a vemos na sitcom Grace e Frankie, da Netflix. Mas junto com a resistência, ela também tem esse calor natural e apoio que dá para Miles. Há uma parte no filme em que ela parece ser o único personagem que lhe dá uma chance. Você precisa desse equilíbrio para a tia May. Ela não pode ser muito durona sem mostrar seu lado carinhoso também".

O PETER PARKER MAIS VELHO:

Para muitos que sairam do filme, a versão mais velha do Peter Parker que vem de outro universo e vai parar ali pode parecer por vezes alguém até de caráter desviado, mas o designer  Justin K. Thompson se levanta em sua defensa no livro: "Ele passou por muito, e está começando a se perguntar se tudo valeu a pena", disse Thompson. “Ajudar Miles, que é uma criança apenas começando sua vida como Homem-Aranha, também restaura sua fé. É um enredo bastante complexo.

O designer de produção compara a relação com uma das maiores dinâmicas de alunos / professores da história do cinema. “Peter está interpretando o Sr. Miyagi para o Karate Kid que é Miles, e ele relutantemente concorda em ensinar-lhe algumas coisas. Mas ele não precisa provar mais nada - ele é como LeBron James no final de sua carreira: todos sabemos que ele é o maior. ”



A DOUTORA OCTOPUS:

No livro, certo trecho explica que o desenhista de produção Justin K. Thompson queria que a doutora Octopus (Kathryn Hahn) enlouquecesse o público com seus tentáculos atípicos. “Quando você olha para uma ciência experimental real, você verá que a maioria dos primeiros protótipos não é tão bom assim. A tecnologia não é coberta com plástico liso e não se parece com um iPod. Queríamos que o mundo dessa Doc parecesse frio, higienizado, utilitário e experimental, o que dá a tudo um sentido elevado de estranheza para um filme de animação ”, disse Thompson.

Em vez dos clássicos braços metálicos, semelhantes a polvos, característicos do famoso vilão do Homem-Aranha, os artistas de desenvolvimento visual optaram pelo que o autor descreve como "material de silício semitransparente que se expande e se contrai como membranas". Justin disse que “Nós não queríamos que ela usasse nada liso ou revelador. Em vez disso, queríamos que o público fosse genuinamente dividido pela forma como ela parecia não refinada. Seu figurino parece algo que não foi concluído”.

“Ela está muito empolgada com o Multiverso e não está consciente do quanto ela é louca. Ela tem cabelos selvagens com reflexos roxos. E eu realmente queria que seus tentáculos orgânicos e viscosos enlouquecessem o público quando eles deslizassem pelo rosto do Homem-Aranha. Ela é assustadora e intimidadora e ela está em alto contraste com o Homem-Aranha que é apenas um cara de meia-calça. ”  disse Thompson.

Os produtores Phil Lord e Chris Miller queriam que a supervilã parecesse como um cientista despretensiosa, inspirado em parte pelo documentário sobre o grande Colisor de partículos Hadron de 2013, Particle Fever, comentou a designer de personagens Shiyoon Kim. "Eles queriam transmitir a autenticidade desses cientistas que são tão apaixonados pela ciência que às vezes podem superar sua ética", explica Kim. "Eles nos empurraram para ver o cientista real para duplicar esse mesmo visual."


Dirigido por Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman, Homem-Aranha: No Aranhaverso traz as vozes de Shameik Moore (Miles Morales/Ultimate Homem-Aranha), Jake Johnson (Peter Parker/Homem-Aranha 616), Hailee Steinfeld (Gwen Stacy/Gwen-Aranha), Mahershala Ali (Aaron Davis), Brian Tyree Henry (Jefferson Davis), Luna Lauren Velez (Rio Morales), Lily Tomlin (Tia May) e Liev Schreiber (Wilson Fisk/Rei do Crime), dentre outros. O filme conta ainda com a produção de Chris Miller e Phil Lord e estreou ontem no Brasil.

Coveiro

comments powered by Disqus