terça-feira, 5 de maio de 2009

Wolverine anual 3: Mortos e Monstros


Wolverine Anual 3

Se 2009 é um ano de comemoração para o baixinho canadense, que acaba de completar 35 anos, então Maio é o mês da festa. Seu filme, que foi produzido pela FOX, estreiou nos cinemas mundialmente nesta última sexta-feira. E para não ficar muito por trás, a Panini resolveu lançar uma série de especiais com o mutante mais invocado da Marvel. Dentre elas está Wolverine Anual 3, que conta com oito histórias independentes da cronologia, mas ainda assim bem legais de se ler. Confira!

Caça a Raposa (por Simon Spurrier e Ben Oliver)
Originalmente publicada em Wolverine: Dangerous Game 1

Wolverine Anual 3

A história contém 22 páginas e tem uma narrativa bem complexa. Começa com Wolverine sendo caçado por cães de grande porte treinados e um sujeito trajando uma armadura e bem equipado num típico pantano da região lousiana dos EUA. Para entender como ele chegou até aí, é preciso virar a página e recapitular alguns dias antes, quando Logan acabou conhecendo alguns hippies do lugar após uma das suas já comuns brigas de bar. Os hippies conseguiram convencer nosso amigo Logan a ajudá-los a boicotar uma das muitas caças a raposa que são promovidas na região. Todavia, toda ação tem sua reação. De predador, Logan acaba sendo a presa do promotor que organiza as caçadas e é aí que a história se fundamenta.

Wolverine Anual 3

Pureza (por Rick Remender e Jerome Opena)
Originalmente publicada em Wolverine: Dangerous Game 1

História de 10 páginas, atemporal e localizada em Bangcoc, na Tailândia. Logan procura paz num vilarejo local, em meio a monges budistas. O problema é que a bandidagem e o tráfico local não gostaram nada da idéia de ter um estrangeiro ao redor. Por um tempo, Logan consegue seguir os ensinamentos do mestre Klahan e mantém uma resposta pacífica. Ao mesmo tempo, o nosso herói conhece uma mulher cujo passado foi também corrompido por malfeitores, que a usaram como escrava do tráfico sexual. Esses dois eventos acabam colidindo na história e mais uma vez põem em xeque a honra e o autocontrole de Logan.

1001 formas de matar Wolverine (por Christopher Yost e Koi Turnbull)
Originalmente publicada em Wolverine: Killing Made Simple 1

Wolverine Anual 3

Certamente, uma das melhores histórias desse anual, mas isso já era previsto pelo nível de seu escritor. Yost traz de volta dois vilões clássicos dos anos 80 da Marvel, a Babá e o Fazedor de Órfãos, que acabaram de capturar Hope Abbot, também conhecida como a jovem aluna do instituto Xavier, Astral. Logan vai em seu resgate, mas parece que não tem muito sucesso em sua missão. Acaba preso e acorrentado. A príncipio a guria não demonstra nenhum receio, já que a fama de Wolverine é que ele incapaz de morrer e certamente arrumará um jeito de tirá-la dali. Mas será mesmo que Logan é imortal? Bem, essa história em 22 partes parece mais uma resposta aos desvaneios escritos no passado por Marc Guggenheim, que propunha um Wolverine de vida eterna. Yost nessa história nos mostra que há muitas maneiras de se matar nosso querido carcaju.

Consequências Pertubadoras (por Todd Dezago e Steve Hurth)
Originalmente publicada em Wolverine: Killing Made Simple 1

São 11 páginas de ação ineterrupta. Em minutos, nos é explicado o porquê do título e qual o objetivo do nosso herói ali. Logan é especialmente convocado para investigar os acontecimentos estranhos numa base de pesquisa na Antártica e lá da de cara um tipo de zumbi. Ao se aprofundar no lugar, ele um pouco mais sobre a origem daquela monstruosidade, Wolverine acaba descobrindo porque seus contratantes definiram-no como "o único capaz de cumprir a missão".

O incrível Homem Imortal (por David Lapham e Johnny Timmons)
Originalmente publicada em Wolverine: Amazing Immortal Man 1

Wolverine Anual 3

História com 12 páginas até que um tanto cliché. Num período ignorado, Logan é apresentado aqui como uma atração circense. Começa como um homem-fera, mas logo os donos do investimento percebem suas habilidades mutantes e se aproveitam disto. Surge o incrível Homem Imortal. Todavia, isso é apenas o menor dos problemas do canadense, já que um romance com a ajudante de palco do domador de leões que a deixa grávida e a vida dupla de assaltante de bancos de alguns dos membros do circo podem por em perigo não só a vida de Wolverine, mas daqueles que estão ao seu redor.

Wolverine Anual 3

Homem-Animal (por David Lapham e Stefano Gaudiano)
Originalmente publicada em Wolverine: Amazing Immortal Man 1

O sujeito era um cara normal, vivia como condutor de ônibus naquela linha há mais de 23 anos e ignorava qualquer tipo de violência em seu veículo. No entanto, isso tudo mudou quando topou com Wolverine, que reagiu a um desses assaltos e inspirou o protagonista deste conto. Acreditando ter recebido o mesmo dom de regeneração de Wolverine, o motorista do onibus passou a trabalhar seu corpo e visual para seguir os mesmos passos daquele Homem-Animal que o salvou um dia. Contudo, estaria ele mesmo apto a enfrentar os mesmo perigos que nosso mutante canadense? A resposta está nas 11 páginas dessa história, que certamente é bem curiosa de se ler.

Bebê de Coney Island (por David Lapham e Kelly Goodine)
Originalmente publicada em Wolverine: Amazing Immortal Man 1

Outro conto de 11 páginas escrito por Lapham, margeando aquelas velhas histórias de terror. Um assassino misterioso começou sua matança num bar cheio de maus elementos, mas sua trilha seguiu para as ruas de Coney Island. Um dos mortos aparece com um rombo imenso na barriga e todos os seus orgãos digestivos expostos, aumentando ainda mais o mistério em torno desse serial killer. Wolverine está em seu encalço, mas começa a suspeitar que o verdadeiro mal ali não seja a pessoa, mas sim algo dentro dela.

Rugido (por Duane Swierczynski e Mike Deodato Jr)
Originalmente publicada em Wolverine Annual 2: Roar

Wolverine Anual 3

O escritor da nova série do Cable e o aclamado desenhista brasileiro se juntaram nessa história de 22 páginas, que certamente é a melhor do anual para levar até os leitores um conto indígena. No condado de Chavez, no Novo México, um monstro com um uivo ensurdecedor é uma ameaça mortífera para qualquer morador do local. O lugar estava condenado até Logan aparecer por lá, ma será que nosso herói mutante será páreo para tal entidade?

Wolverine Anual 3

Aqui, uma breve observação. Tanto na edição original como na nacional, os leitores irão perceber alguns nomes em português nos letreiros da cidade. Trata-se indiscutivelmente de uma homenagem de Deodato a conhecidos como "Paula", que é sua esposa, "Neto", que é o último nome de nosso contato com ele, o Janúncio, além de muitos outros que estão espalhados disfarçadamente na sua arte.


Bom, a coletânea completa tem quase 150 páginas e contém algumas histórias bem interessantes. O preço é razoável, custando 15,90. Como disse antes, nada relevante para a cronologia, mas o balanço de boas e más histórias acaba se equilibrando. Vale a pena para os fãs das velhas histórias solos do personagem.

Coveiro

Confira as histórias dos outros anuais do Wolverine, clicando nos links abaixo:
Quatro Histórias em Wolverine Anual 2
As aventuras da Gata e do... Carcaju!
Wolverine: O Mutante que veio do espaço...

comments powered by Disqus