domingo, 2 de maio de 2010

Maratona 616: Top10 Desenhistas do Homem de Ferro



Muitos desenhistas passaram pelo herói criado por Stan Lee, Larry Lieber, Jack Kirby e Don Heck em 1966, na edição 39 da finada revista Tales of Suspense, mas apenas 10 podem ser relacionados na lista que vem a seguir. Confira!

E vamos a ela:

10 - Whilce Portacio


O tempo não foi muito justo com Whilce Portacio, mas o Homem de Ferro sempre teve mais sorte do que juízo, motivo pelo qual ele foi o herói que menos sofreu durante os dias negros de Heróis Renascem (evento do qual falarei mais à frente), e parte desse "sucesso" se deve ao artista filipino. A bem da verdade, a história não era completamente terrível, embora a arte fosse a principal atração, como era comum na década de 90. E deixando o preconceito de lado, Portacio merece estar na lista.

9 - Bryan Hitch


Antes de Adi Granov trazer o "Vingador Dourado" para o século 21, criando a armadura que serviria de modelo para os desenhistas subsequentes - e base para qualquer outra nova versão, diga-se passagem -, o inglês Bryan Hitch teve a difícil tarefa de modernizar o Homem de Ferro para toda uma nova geração de leitores em Os Supremos. O resultado foi uma das armaduras mais antológicas do herói.

8 - George Tuska


George Tuska não é um dos nomes que mais vem à memória quando se pensa nos maiores artistas de quadrinhos, mas a versatilidade fez dele um dos desenhistas mais procurados durante a Era de Prata, quando trabalhou em títulos de personagens tão distintos como Motoqueiro Fantasma, Namor e X-Men. Seu trabalho mais conhecido, porém, foi com o Homem de Ferro, tendo permanecido (tirando uma ou outra edição) quase 10 anos na revista Invincible Iron Man.

7 - Gene Colan


Um dos maiores nomes da indústria, Colan não é muito conhecido por seu trabalho no "latinha", mas teve uma passagem importante em Tales of Suspense, colaborando com ninguém menos que Stan Lee em algumas edições. Mais tarde, viria a lançar a revista Invincible Iron Man ao lado de Archie Goodwin, onde definiu o visual do herói para os anos seguintes.

6 - Sean Chen


Em um dia como nenhum outro alguém na Marvel achou uma boa idéia matar alguns de seus principais personagens e trazê-los de volta em outro universo, onde iniciariam novas vidas sem o peso de anos de cronologia. Passada a insanidade temporária conhecida como Heróis Renascem, Chen, na época um artista relativamente desconhecido, foi escolhido para acompanhar o renomado Kurt Busiek no relançamento da revista Invincible Iron Man, que devolvia Tony Stark ao seu universo original. E mesmo com toda essa bagagem Chen conseguiu se destacar na revista, onde permaneceu por três anos e até hoje é lembrado como um dos maiores artistas do Homem de Ferro.

5 - Don Heck


O primeiro desenhista do Homem de Ferro pode não ter a fama de um Stan Lee ou de um Jack Kirby, mas foi ele quem teve a oportunidade de dar vida a Tony e alguns de seus coadjuvantes mais importantes, como Pepper Potts, Happy Hogan e Viúva Negra. Mais do que isso, Heck teve passagens tanto em Tales of Suspense quanto em Invincible Iron Man, sendo assim merecedor de ser o mais bem colocado entre os criadores do Homem de Ferro.

4 - Salvador Larroca


Muitos dizem que o espanhol Salvador Larroca se redimiu desenhando o volume atual de Invincible Iron Man depois de não agradar em sua passagem nos X-Men. E apesar de um começo irregular (causado, em parte, pelo trágico falecimento do colorista Stéphane Peru), Salva logo foi alçado a posição de um dos melhores artistas trabalhando atualmente na Marvel, seguindo à risca o alto padrão de qualidade estabelecido por Adi Granov. Podemos até dizer que o seu Homem de Ferro é o definitivo do momento.

3 - John Romita Jr.


O que dizer de John Romita Jr. que ainda não foi dito? Dono de um vasto currículo, que inclui passagens nos maiores personagens da Casa das Idéias, o filho do grande John Romita teve a sorte de participar de algumas das principais histórias do "ferroso", entre elas o clássico arco do alcoolismo de Tony, representado com propriedade na história "O Demônio na Garrafa", além da segunda Guerra das Armaduras e o encontro do Homem de Ferro com o Dr. Destino na europa medieval. Não fosse a inegável importância dos dois artistas que vêm a seguir, Romita certamente seria o primeiro da lista.

2 - Bob Layton


Para muitos, Bob Layton é o mais importante autor do Homem de Ferro, afinal, era uma espécie de multi-tarefa durante a sua longa parceria com o escritor David Michelinie, ao lado de quem teve duas passagens memoráveis em Invincible Iron Man, assumindo a função de co-autor e arte-finalista, além de ter desenhado algumas edições. E como a revista não tinha artistas regulares na época, Layton foi o responsável por manter o padrão artístico do título. Por fim, esteve envolvido na maioria das histórias mais clássicas do Homem de Ferro, incluindo a Guerra das Armaduras e as já citadas "O Demônio na Garrafa" e Iron Man and Doctor Doom.

1 - Adi Granov


Era um período conturbado para o Homem de Ferro, quando os Vingadores estavam passando por uma reformulação e o próprio editor-chefe da Marvel admitia para quem quisesse ouvir que não sabia direito o que fazer com o personagem. Eis que surgem Warren Ellis e Adi Granov para dar novo folêgo ao herói, lançando o quarto volume de Invincible Iron Man com o audacioso arco "Extremis", no qual tanto a personalidade de Tony Stark quanto a sua armadura sofreram importantes mudanças. O impacto do ponto de vista artístico foi tão grande que o artista bósnio acabou envolvido no filme do Homem de Ferro, ajudando a desenvolver a armadura pela qual o herói seria eternizado para o grande público. Desde então o "Vingador Dourado" vive provavelmente sua melhor fase tanto no âmbito criativo quanto em termos de notoriedade.

E qual o seu top 10? Deixe um comentário.

Brizola


PS: com agradecimentos ao Dark Marcos do blog Âmago.

comments powered by Disqus