quarta-feira, 2 de março de 2011

Primeiras informações sobre "O ano dos X-Men" - Fabulosa X-Force

Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!


Dando continuidade às revelações dos planos da Marvel para MMXI, vulgo 2011, vulgo "O ano dos X-Men", a Marvel realizou ontem o segundo liveblog da semana, com o roteirista Rick Remender e os editores Nick Lowe e Jody Leheup. Próxima parada: Fabulosa X-Force!




Ainda inédita no Brasil, esta nova formação da X-Force (que ganhou até um adjetivo no nome pra diferenciá-la da formação anterior) vem sendo caracterizada tanto pela violência tradicional como por uma série de dilemas éticos e missões inusitadas. E "inusitado" chega a ser um eufemismo para descrever o próximo trabalho da equipe, acompanhada por um grupo (ainda não revelado) de X-Men, que estará visitando nada menos que a realidade alternativa conhecida como Era do Apocalipse, que foi bastante popular na década de 1990.

Visitas a realidades alternativas são sempre histórias mais leves e descompromissadas, certo? Nesse caso, errado! Lowe afirma que a passagem da Fabulosa X-Force pela Era do Apocalipse terá impactos enormes na Terra-616, e Remender complementa que esse novo arco terá ligação direta e orgânica com os demais arcos de sua série: segundo o roteirista, as 17 primeiras edições de Uncanny X-Force nada mais são que uma única história grande dividida em 5 capítulos (os arcos), com o vilão Apocalipse diretamente ligado a tudo.

Antes que alguém pressinta ressurreição no ar, Remender fez questão de enfatizar: Apocalipse está morto, e trazê-lo de volta seria tirar todo o peso de sua morte e banalizar o dilema ético de matar. A influência de En Sabah Nur virá na forma de sua mitologia, desde sua conexão com os Celestiais até sua obsessão com a evolução da espécie - e, pelo jeito, também com as consequências do que outra versão dele causou em outra Terra.



Voltando ao arco em questão, que trará arte de Mark Brooks (Vingadores: a Iniciativa), foi revelado no liveblog que o cientista Fera Negro, vindo da Era do Apocalipse para a Terra-616, terá um importante papel não só nesse arco mas nos acontecimentos da série para o futuro. Também levará Wolverine, Psylocke, Deadpool e Fantomex para a Era do Apocalipse, 10 anos após os eventos mostrados na minissérie X-Men: Age of Apocalypse (publicada no Brasil em setembro de 2006 na revista X-Men Anual 1). Nesses 10 anos passados por lá, as coisas mudaram... e não para a melhor. Novamente, a mitologia de Apocalipse está envolvida nisso, e a pessoa por trás dos problemas nessa realidade terá um papel de destaque. Aos leitores mais jovens, não se preocupem: a Era do Apocalipse será apresentada de forma que ninguém se sinta perdido na história.

Para quem estranhou a ausência do nome do Arcanjo, Remender disse que ele não está na imagem promocional mostrada na semana passada por um motivo - e não é um motivo pelo qual os leitores esperam... Ele também garantiu que a passagem da X-Force por uma realidade alternativa será feita de forma lógica e sem destoar do estilo da série. O motivo da "visita" diz respeito a alguma coisa ou alguém que se encontra na Era do Apocalipse, da qual (ou de quem) eles precisam.



É claro, não vão faltar encontros com os X-Men daquela dimensão: como Wolverine se sentirá encontrando contraparte de amigos falecidos, como Jean Grey e Noturno? E ao descobrir que tem uma filha, Kirika, nessa realidade? E ao dar de cara com Dentes-de-Sabre, Selvagem e Samurai de Prata, sem saber que na Era do Apocalipse os três são aliados dos X-Men? (E será que Remender vai lembrar que Psylocke já teve um caso com o Dentes-de-Sabre dessa realidade, quando ambos integravam os Exilados?)

De resto, o liveblog deu alguns poucos detalhes gerais sobre os heróis da série. Deadpool será mostrado como uma figura tridimensional e mais profunda e vulnerável do que suas piadas e insanidade podem fazer parecer. Fantomex aos poucos revelará sentimentos por sua colega Psylocke, embora esta continue em seu romance com Arcanjo, relacionamento que mostrará um viés parasitário nos próximos meses. Ainda sobre a moça, Remender pretende trabalhar a forma como ela se vê em comparação tanto à nobreza e honra do Capitão Britânia como à insanidade de Jamie Braddock, ambos irmãos dela. Quanto a novos integrantes para a equipe, eles virão naturalmente nos próximos meses, mas os leitores ficarão surpresos em relação às identidades deles.

Uncanny X-Force #11, primeira edição do arco envolvendo a Era do Apocalipse, será lançada em maio de 2011. Maio é um mês que também trará novidades para a série X-Men: Legacy, as quais serão discutidas no liveblog de hoje à noite. A cobertura desse e dos demais liveblogs sobre o "Ano dos X-Men", vocês encontrarão aqui, na Universo Marvel 616!

Fernando Saker

comments powered by Disqus