quarta-feira, 2 de maio de 2018

Como Vingadores: Guerra Infinita pode ter traçado o caminho pro filme do Nova?

Um dos pontos mais críticos do filme Vingadores: Guerra Infinita para os fãs é que todo o drástico acontecimento em Xandar em que Thanos e sua Ordem Negra invade o lugar para recuperar a jóia do infinito do Poder é contado fora de tela. Thanos já começa com a jóia roxa em suas mãos, algo que ele acabou perdendo após a traição de Ronan em Guardiões da Galáxia. A Tropa Nova acabou se tornando a nova guardiã da jóia, mas pelo visto não por muito tempo. Quando Thor é resgatado pela nova espaçonave dos Guardiões da Galáxia, ele fala para os amigos que Xandar foi destruída semanas atrás. Apesar de isso ser algo que provavelmente nunca mais será tocado nos cinemas, talvez seja justamente o estopim para se abrir a tão esperada franquia do Nova nos cinemas.



Vale lembrar aqui que por mais capazes que sejam bem armados e capazes, Xandar sofreu bastante durante a investida de Ronan tempos atrás, levando a morte já de muitos da Tropa na batalha. E como se isso não fosse o bastante, vale lembrar que meses depois, Xandar foi um dos alvos do ataque de Ego, que implantou uma de suas sementes próxima a capital do planeta. Com o lugar ainda em recuperação depois de duas catastrófes seguidas, um ataque bem orquestrado de Thanos poderia ser o golpe final para o planeta. Supomos que na melhor das hipóteses, metade da população daquele lugar tombou.



E a partir daí que a história se assemelha a origem do Nova dos quadrinhos...

Na primeira vez que a destruição de Xandar é retratada, quem é o algoz do planeta é o pirata espacial Zorr, um dos poucos sobreviventes da raça dos Luphmoides, que teve seu planeta consumido por Galactus tempos atrás. Curiosamente, ele é também supostamente o verdadeiro pai da Nebulosa. Após o massacre, Zorr é perseguido pelo sobrevivente da Tropa Nova Rhomann Dey, que nos quadrinhos é chamado de Nova Primordial, e vão ambos parar na Terra. Contudo, ferido após um combate, Rhomann Dey não vê outra opção a não ser passar seus poderes adiante e é assim que ele elege o comum estudante Richard Rider para ser o dentetor de sua força nova residual. Ele se torna o herói da Terra, Nova, o Foguete Humano.



Obviamente, transpor literalmente a historia de Marvl Wolfman e John Buscema para os cinemas seria um tiro no pé. Contudo, vale lembrar que alguns elementos estão aí postos. Xandar já foi destruída, Rhomann Dey já foi apresentado nos cinemas na forma do ator John C. Reilly e mesmo que a "Força Nova" não tenha sido devidamente apresentada no UCM, podemos supor que o tempo em que Xandar esteve de posse da jóia do Poder pode ter ajudado eles a desenvolver alguma tecnologia neste sentido (Lembre-se que a HIDRA estudou a Jóia da Mente por anos e foi assim que eles deram a Feiticeira Escarlate e o Mércurio seus poderes).


É verdade que o ator John C. Reilly nem de perto faz parte do perfil de um Nova Primordial, mas estamos considerando aqui algumas liberdades criativas para a história se mover de forma mais palpável pros fãs do UCM que estão já há 10 anos acompanhando sua própria mitologia particular sendo contruída nos cinemas. Sendo assim, é possível acreditar que talvez a invasão de Xandar seja sim mostrada de forma retroativa para um possível origem do jovem Richard Rider nos cinemas.

Vale lembrar aqui também que logo na coletiva de imprensa antes da premiere de Vingadores: Guerra Infinita, Kevin Feige deu entender que "Nova está... se tivéssemos um grande quadro com um monte de personagens com potencial imediato, Nova estaria neste quadro. Isso por conta de sua conexão com o universo dos Guardiões, isso porque há mais de um exemplo de se aproveitar dele nos quadrinhos que é interessante. E sim, vocês estão certos , ele estava nos rascunhos originais dos Guardiões".

Pensando agora no futuro do UCM, assim que o Nova se estabeleceu nos quadrinhos, tendo revista própria e tudo mais, ele teve uma história muito importante ligada a reconstrução de Xandar e na Guerra Xandar/Skrull durante boa parte desta fase ainda escrita por Marv Wolfman. Cientes de que os Skrulls farão parte a partir de agora do UCM e podem ter um grande plot com eles sendo montado para a Fase 4 da Marvel, o surgimento do Nova teria muito o que contribuir com mais histórias. E fora isso, claro, há muitas outras histórias ligadas ao universo cósmicos dos quadrinhos que merecem e devem ter espaço nos cinemas daqui pra frente.

É só torcer os dedos agora!

Coveiro

comments powered by Disqus