quinta-feira, 3 de maio de 2018

Como Vingadores: Guerra Infinita referenciou os outros filmes da Marvel Studios?

Resultado de imagem para marvel616 infinity war

Como já falamos mais de uma vez aqui, Vingadores: Guerra Infinita não é um filme qualquer. Ele é de fato como muito antes foi apregoado pro aí, a culminação de todos os filme da Marvel feitos até então. Com isso, é mais do que certo esperar algumas referências ou citações dos 18 filmes anteriores aqui. Sendo assim, nós reunimos aqui os pontos mais relevantes dos outros filmes que foram mencionados ou necessários pra entender parte de Vingadores: Guerra Infinita na lista abaixo. Confere só:


- Trilogia do Homem de Ferro:

Da franquia do Homem de Ferro, apenas o terceiro filme é citado com mais clareza em Vingadores: Guerra Infinita. Logo na primeira cena com Tony Stark e Pepper Potts, quando mais uma vez o casal está discutindo e o assunto remete a Tony estar com um reator arc no peito, o nosso herói diz que aquilo não é fixo, que ele fez a cirurgia (no final do terceiro filme) para mostrar que mudou e que o apetrecho com nanotecnologia é só uma mera segurança. Depois, vemos melhor como funciona esse novo update de armadura.



- Trilogia do Thor:
A primeira referência já começa na cena inicial com a fala de pedido de socorro da nave dos Asgardianos. Aquela voz é de Kenneth Branagh, diretor do primeiro Thor da Marvel nos cinemas. As referências continuam quando Loki se apresenta como não sendo asgadriano, mas sim um Príncipe de Jotunheim. Ainda sim, se coloca como Filho de Odin, dando uma pausa na fala nessa hora provavelmente para sentir o peso da perda do pai em Thor: Ragnarok.

Apesar de ser o filme mais fraco da Marvel, Thor: o Mundo Sombrio é referenciado pelo menos duas vezes. Numa delas, o Deus do Trovão comenta que a joia da realidade foi levada para ficar sob os cuidados do Colecionador e essa foi a cena pós-credito de Thor: Mundo Sombrio. Quill rapidamente comenta que "Só um idiota levaria uma joia pra o Colecionador". Mais adiante, ao contar sua história dramática a Rocket, Thor revela que perdeu o pai recentemente e descobriu que sua irmã Hela é uma vilã (em Thor: Ragnarok) e que sua Mãe foi morta por um Elfo Negro (em Thor: Mundo Sombrio).

Outro detalhe frequente nos filmes do Thor é sempre ver o Deus do Trovão sendo arremessado com a cara contra o vidro e isso se repete aqui mais uma vez no momento em que ele é encontrado pelos Guardiões. Já as muitas mortes de Loki (vistas em Thor e Thor: Mundo Sombrio) são lembradas aqui por Thanos, mas ele garante que desta vez será definitiva. Por fim, vale lembrar que o próprio Tesseract foi parar nas mãos de Loki no final de Thor: Ragnarok.



- Trilogia do Capitão América:

A maior surpresa de todos os easter eggs certamente remonta ao Capitão América: O Primeiro Vingador, já que ninguém esperava ver assim o Caveira Vermelha (sumido há 70 anos desde esse filme) reaparecer aqui como o Guardião da Joia da Alma.



Outra cena que remete a Capitão América: O Primeiro Vingador é quando Tony Stark sobe na nave alienígena rumo ao espaço e recebe uma ligação da Pepper. A música que toca neste momento é "This is my Choice", que faz parte da primeira trilha do bandeiroso numa cena que é muito parecida, quando Steve Rogers decide se sacrificar afundando o avião que carregava a bomba no oceano ártico.

Já o segundo filme, Capitão América: Soldado Invernal, tem uma referência interessante quando na Guerra de Wakanda, Steve Rogers começa a correr e é ultrapassado a toda velocidade pelo Pantera Negra. Foi muito fácil remeter a piada divertida do começo deste filme com Sam Wilson sendo várias vezes atrapassado pelo bandeiroso. "À sua esquerda" dizia o Capitão. Bem, desta vez alguém passou ele pela direita.

Ainda relacionado a Soldado Invernal, temos uma cena pós-credito em Guerra Infinita onde Maria Hill e Nick Fury se referem ao "Comando Central", dando entender que diferente do que havia sido prometido ao Capitão América, a SHIELD ainda deve existir em alguma instância. Na mesma cena pós-creditos, eles citam o nome de Klein, que na verdade é o nome do Carinha da SHIELD que é um dos controles da SHIELD ainda fiel a organização. Cameron Klein aparece também em Vingadores: Era de Ultron ajudando a pilotar o Aeroportaviões velho usado por Fury.



Contudo, o filme que talvez mais tenha ligação dessa trilogia com o novo filme seja Capitão América: Guerra Civil. O próprio background de heróis divididos e fim dos Vingadores que veio com esse filme dá o clima das relações dos personagens aqui. Temos logo de cara a presença do telefone de flip deixado por Steve Rogers caso Tony precisasse de ajuda. James Rhodes aparece andando, mas tudo com auxílio de suas pernas mecânicas construídas por Tony ao final da Guerra Civil. O Quinjet roubado por Rogers é o veículo que eles usam no filme para chegar a Wakanda.

Temos também aqui algumas referências pescadas especificamente pro Homem-Aranha. Neste filme, assim como foi em Guerra Civil, Peter Parker recorre a seu conhecimentos de filmes e cultura pop pra dar conta de Fauce de Ébano e usa a cena final de Alien: Oitavo passageiro como inspiração pra jogar o inimigo no espaço. Já Tony quando finalmente faz o novo traje "17A" alcançar o Aranha, diz que por hoje acabou para ele do mesmo jeito que o limitou no final da briga do Aeroporto em Berlin. Inclusive ele mesmo soltou sua referência pop de Duro de Matar ao desejar um "Happy Trails" quando ele foi arremessado pra longe pelo para-quedas do seu traje.


- Guardiões da Galáxia vol.1 e vol.2:

O primeiro filme dos Guardiões da Galáxia é certamente um dos mais usados aqui em Guerra Infinita. Temos localizações familiares em Guerra Infinta como é o caso de Luganenhum e o Museu do Colecionador, além de Xandar ser citada, lugar onde Thanos roubou a joia do poder. Vemos também aqui o mesmo aparato magnético que o Senhor das Estrelas usou para roubar a Orbe no primeiro filme sendo usado na luta contra Thanos. Nebulosa aparece em Titã com uma nave sakaariana (raça que acompanhava o Ronan).

A maioria das piadas de Rocket envolvem sua mania de pegar próteses de outras pessoas. O meme da internet com o Soldado Invernal aconteceu no filme quando ele quis por preço no braço metálico de Bucky. Já com Thor, ele tirou do bolso um olho biônico que ele afirma ter roubado em Contraxia (planeta apresentado pra o público no volume 2).



As referências oitentistas seguem com as citações de Footlose e Kevin Bacon, além do joguinho antigo do Groot chamado "Defenders" provavelmente ser uma das poucas raridades que Peter Quill trouxe da Terra em sua bolsa. Até mesmo a "Dança pra salvar o Universo" que derrotou Ronan foi lembrada aqui de maneira bastante única.

Já Guardiões da Galáxia vol.2 foi referenciado quando Peter Quill foi comparar suas perdas com Thor e citou que seu pai Ego matou a mãe e era um planeta vivo que queria matá-lo também. Já o destino de Nebulosa ao final deste segundo filme foi revelado aqui, já que sua tentativa de matar Thanos acabou mal e ele terminou presa e torturada pelo titã. Tanto o primeiro filme como o volume 2 trabalham bem a relação problemática de Gamora com o pai e como ela deixou de ser fiel e obediente a ele no decorrer dos anos. Contudo, é no Volume 2 que sabemos que Thanos tem outros filhos (provavelmente Nebulosa se referia a Ordem Negra), mas que Gamora sempre foi considerada a querida e favorita dele (algo que se tornará um ponto crucial em Guerra Infinita).


- Vingadores:

Loki usa a famosa fala "Nós temos um Hulk" a seu favor neste filme, e foi certamente uma das falas do primeiro Vingadores mais marcantes. Na mesma cena, Thanos lembra a Loki que ele falhou quando servia a ele e explicitou que "Falhar não é experiência" para ele.



Após ser recuperado pelos Guardiões da Galáxia, Thor conta sua história problemática e começa a fazer comparações com a vida dura da Gamora. Uma fala que remete ao primeiro filme é quando ele se justifica que Loki é um "Irmão adotado morto... mais de uma vez". Na época, a citação do "adotado" gerou alguma polêmica por alguns grupos acharem que o filme queria associar que filhos adotados são problemáticos, lembra?

Na cena que vemos o Homem de Ferro entrando na Nave de Fauce de Ébano e se comunicando com a Pepper na mesma hora, com a ligação falhando, é uma refência reminescente da cena final do buraco de minhoca de Vingadores. Tem audio falhando e tudo mais. E falando em batalha de Nova York, os Chitauris e seus monstros voadores aparecem no ataque aos Zen Whoberi, planeta natal de Gamora.



- Vingadores: Era de Ultron

A primeira grande referência a esse filme vem de uma piada de Bruce Banner quando finalmente se reúne com Tony Stark e quando descobre que ele não sabe o paradeiro de Visão neste momento reclama: "Você perdeu outro super robô?", remetendo ali a Ultron como sendo o primeiro robô perdido.

Já o plano dos heróis para impedir Thanos de ter sucesso em conquistar todas as jóias, parte da premissa que a Jóia da Mente deu os poderes da Feiticeira Escarlate e seu irmão (como mostrado em Era de Ultron) e que só Wanda pode destruir a jóia do infinito na testa do Visão. Banner também remonta a Vingadores: Era de Ultron ao lembrar a todos que a consciência do Visão não é inteiramente a joia mais sim também parte Jarvis, parte Tony e parte Banner.



Falando em Banner, na ausência do Hulk, ele próprio é quem pilota a versão 2.0 de Veronica em Guerra Infinita. No caso, para quem não lembra, esse é o apelido da caça-hulk, que se chamava assim para fazer uma piada com Betty&Verônica, sendo Betty aí o primeiro grande amor de Bruce. Outra referência ligada a Banner é quando ele não conseguindo convicar o Hulk pra batalha, decide que "Vai resolver sozinho" (I'll do it myself) do mesmo jeito que Thanos falou na cena pós-credito deste filme.



- Doutor Estranho

Em Vingadores: Guerra Infinita, o Doutor Estranho acaba se tornando um personagem quase tão principal quanto Tony Stark. Muitos dos seus poderes são revisitados aqui, assim como alguns novos baseados já em feitiços bem conhecidos dos quadrinhos e tudo isso remete ao primeiro filme. Ainda assim, algumas curiosidades em particular vale nota. Wong derrota pela primeira vez Cull Obdisian ao transportá-lo para o ártico (do mesmo jeito que a Anciã fez com Stephen no seu filme). Já quando a batalha de Nova York acaba, Wong afirma que o Sanctum Sanctorum está sem ninguém e dá entender que ele deve ficar lá como seu guardião até a volta de Estranho. Por fim, a cena lá pro final do Thanos usando a jóia do tempo para reconstruir o Visão é uma clara recapitulação de quando Estranho usa os poderes do 'Olho de Agamotto' pela primeira vez numa maçã e para recuperar a página perdida do livro com o encantamento de Kaecilius.




- Homem-Formiga

O personagem não está presente no filme, não neste. Mas tanto ele quanto Clint Barton são citados. Eles estão cumprindo prisao domiciliar pra ficar com a família.

- Homem-Aranha: De volta ao lar

Não chega a ser uma referência clara, mas sim mais uma correção deste filme. Temos em dado momento Tony Stark pontuando este filme como se passando apenas seis anos após o ataque Chitauri em Nova York e não oito anos como foi posto em De volta ao Lar.

Quase todo o elenco de apoio de De volta ao lar aparece aqui pra fazer uma ponta neste filme, com destaque para o Ned e seu jeitinho de desviar a atenção da galera toda. Nessa cena também, vale ressaltar, descobrimos Stan Lee como Motorista do Ônibus.



Quando o Homem-Aranha ganha sua armadura nova, a primeira coisa que Tony Stark faz é acionar um comando de voz que aciona o para-quedas pra levar o garoto de volta a Nova York e isso remonta a uma cena onde também é um para-quedas que salva o nosso herói de uma morte certa depois de cair de um ponto muito alto após o ataque do Abutre.

Contudo, a maior referência a esse filme vem em paralelo com a cena final do Peter Parker antes de desaparecer. A bronca que Tony dá no garoto em De volta ao lar quase que pode ser ouvida na nossa cabeça quando Tony lamenta o desaparecimento do garoto. Quem lembra dela?  "E se alguém morresse hoje a noite? Seria uma história diferente certo? Porque é com você.  E se você morrer, eu sinto que é por culpa minha. E eu não preciso isso em minha consciência" disse Stark.




- Pantera Negra:

O mais recente filme da Marvel Studios tem mais do que um easter egg sendo feito aqui em Guerra Infinita. Na verdade, praticamente, todo uma parte paralela da história é feita aqui. Temos a participação de Shuri, Okoye e M'Baku cujas funções foram bem estabelecidas em seu filme e trazidas aqui sem necessitar muitas explicações.

O filme comenta brevemente que "parte da Tribo da Fronteira" veio dar apoio, referindo-se aqui que alguns que lutaram contra T'Challa no filme de meses atrás podem ter sido detidos (entre eles W'Kabi). Shuri é fundamental na trama do visão graças a sua interligência superior e ainda tem um curto embate com Corvus Glaive usando sua manopla de Vibranium. Já Okoye remete a "abertura" de Wakanda ao Mundo fazendo uma piada no meio de toda tensa. Bucky é chamado mais uma vez de Lobo Branco, desta vez por T'Challa, assim como foi na cena pós crédito do filme.

Várias expressões na lingua local são usadas aqui, mas uma nova chamou a atenção do público. Os guerreiros que gritam "yambibe" querem dizer algo como "Segurem-se" ou "Aguardem"



Fora isso, há uma infinidades de referências a outros filmes da cultura pop que foram bem usadas pelos irmãos Russo. Daí temos Lula Molusco (de Bob Esponja), Voldemort (de Harry Porter), Flash Gordon e Grimace, nomes usados (muitas vezes pejorativamente por personagens. Há cenas específicas que remente a Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (com Fauce de Ébano), Doctor Who (com Homem-Aranha), Snatch (com o Colecionador) e Duro de Matar (Com Homem de Ferro). Há um easter egg "azul" perdido no meio do museu do colecionador que remete a Arrested Development e na cena em que Drax se finge de invisível, ele está comendo zargnuts, que é um salgadinho que existe no filme Os Fantasmas se divertem (Bettlejuice).

E agora eu pergunto a vocês? Deixamos passar alguma coisa aqui? Avisa nos comentário!

E quem quiser também ver as referências e easter eggs dos quadrinhos do filme, basta clicar aqui!

Por fim, veja nossa resenha do filme clicando aqui!

Coveiro

comments powered by Disqus