sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Homem-Aranha: Hammer time!*


Amazing Spider-Man #576+#575

Ele voltou. Já tínhamos visto como o Cabeça de Martelo sobreviveu a profundos ferimentos sofridos depois de, mais uma vez, tentar dar um passo maior que as próprias pernas. Agora, restituído e mais poderoso do que nunca, um dos gangsteres mais famosos do mundo Marvel vai atrás de um inseto. E o Homem-Aranha terá de martelar forte para sobreviver a essa investida. Tudo isso em Homem-Aranha 95.

A história, roteirizada por Joe Kelly e ilustrada por Chris Bachalo, começa bizarramente, com o Aranha salvando uma mendiga louquinha da silva de uma perseguição de palhaços high tech a um rato... hight tech! Seu nome é S.I.M.O.N., e no ombro de Greta (a mendiga), faz o escalador de paredes, em um momento hilário, questionar porque tudo parece dar errado em sua vida. Nota para os vários nomes pelos quais ela o chama, e para o fato dela ter péssimo hálito, fã de Charlton Heston, achar que S.I.M.O.N. é seu cachorro chiuaua, e, claro, ser completamente pirada.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

É quase redentor quando os dois caem em um lava-a-jato, porque Greta precisava MUITO de um banho. Salva, ela não pode ir embora antes de dar um beijo cinematográfico no Aranha (Mary Jane pra quê?), fazendo com que ele agora saiba muito bem como é vomitar usando uma máscara. Aí sim ele cuida dos palhaços.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Longe dali, em Chinatown, um mudado Cabeça de Martelo chega na residência do Sr. Negativo (seu novo benfeitor), demonstrando que as alterações não foram apenas físicas ao voltar de seu “descanso” no Equador. Sem perder tempo, já que não é seu estilo, o alterego de Martin Li diz para que o trouxe de volta: para quebrar coisas. Entendendo muito bem seu lado do acordo, Cabeça de Martelo faz apenas um pedido. Que Li deixe que ele não apenas destrua, mas também construa algo.

Na redação do Linha de Frente, onde Peter Parker está empregado, Ben Urich reforça a idéia de que aquele é um jornal íntegro, e conversa com Peter sobre as eleições para prefeito na cidade. O grande problema em cobrir o candidato Hollister são os laços de amizade que Peter tem com sua filha Lily, namorada de Harry Osborn, que recentemente agiu de maneira muito estranha, beijando-o. Com Urich dizendo que precisa estar acima disso quando trabalha, Parker ainda ganha uma “fã” no jornal. A repórter Norah Winters parece gostar de pegar no pé do fotógrafo.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

De volta ao Bronx, o Cabeça de Martelo começa seu trabalho ao abordar a gangue GFL 2K em seu quartel general. Preso ao que considera uma tradição mafiosa, ele questionando a capacidade deles se denominarem gangsteres. O primeiro a partir para cima do Martelo é o primeiro a se arrebentar, tendo o rosto desfigurado. O restante, agora, fará parte de uma “nova família”.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Peter consegue “fugir” da cobertura das eleições, indo trabalhar com Norah cobrindo eventos mais “leves”. Ela logo diz que sacou que há algo estranho entre ele e Lily, mas logo são interrompidos por tia May, que aparece no evento educacional que os dois cobrem. Porém, a tiazinha dos infernos também quer distância do sobrinho da filha do candidato Hollister, o que acaba gerando uma “amizade instantânea” com Norah.

Afastando-se, Peter logo conhece Anthony, um menino de origem humilde, mas com um grande potencial e muita ambição. Logo seu irmão Harold (apelidado Dunk), membro da gangue 2K, interrompe a conversa dos dois de maneira truculenta, demonstrando não crer em um bom caminho para Anthony. Ambos vão embora depois de uma rápida discussão com Parker.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Mais tarde, alguns membros da 2K para a chegada do Martelo em um apartamento no Bronx, já que não aceitam suas imposições. Bem menos marrento, Dunk está lá de guarda, e diz para Anthony se proteger longe da janela. Logo o Homem-Aranha aparece e tenta convencer Dunk a sair dali e levar seu irmãozinho junto.

Depois de mais um momento hilário em que o Aranha tenta posar de mau, ele acaba descobrindo que Dunk só está nessa por falta de opção, e odeia o que tem que fazer. Porém, no meio da conversa o Martelo chega, arrebenta todo mundo, e, na iminência de acertar o pequeno Anthony, é interrompido pelo Aranha.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Mesmo percebendo que o criminoso está diferente, Peter não esperava pelo que aconteceu. Uma surra como há muito ele não levava. Falando de um novo momento, o Cabeça de Martelo deixa o Homem-Aranha a seus pés, arrebentado e indefeso, sem nem mesmo conseguir falar direito.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Com Peter semi-consciente, Dunk tenta, sem sucesso alvejar o Martelo, que refaz a proposta uma última vez, revelando o nome de seu chefe. Em um movimento desesperado, ele consegue afundar o chão e dar a chance dos garotos fugirem. Rindo e dizendo que vem construindo algo para si, para o futuro, o Martelo não consegue mais alcançá-los, mas deixa o Aranha humilhado.

Peter consegue, de forma bizarra, colocar sua mandíbula no lugar, enquanto Anthony revela seu lado mais “sanguinário” adorando tudo aquilo e o Aranha desmaia. Horas depois ele acorda, com tudo roubado pelos garotos menos seu uniforme.

Em casa, mesmo com sua cura acelerada, Peter está um bagaço. Seu colega de quarto, Vin, assusta-se e mostra entender de uma forma bem mais dura a realidade das gangues quando Parker diz que a surra ocorreu na condução de uma reportagem.

No Linha de Frente Peter fala sobre sua descoberta, sobre a guerra promovida pelo Sr. Negativo, em que morrem todos os que não admitem se aliar a ele, sendo velhos ou novos. Com as fotos de Parker, Norah se anima a fazer a reportagem, entrando para uma área que até então não era a sua.

Nos laboratórios do Sr. Negativo o Cabeça de Martelo passa por uma manutenção, enquanto, elogiado por Li, ele recebe uma ligação, que o leva direto ao Bronx.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Já no bairro, Norah e Peter tentam pistas para a reportagem, quando encontram Dunk. Mas a entrevista não acontece, pois, ao que parece, seu irmão foi pego pelo Martelo. Escapulindo para colocar seu uniforme, Peter deixa Norah na cola de Dunk, enquanto ele chega mais rápido ao suposto local do seqüestro, em um pátio cheio de trens desativados.

Porém, para a surpresa de Parker, descobre que era tudo uma armadilha para ele. O pequeno Anthony, liderando vários garotos armados, rendem o herói explicando que tudo não passava de um acordo para salvarem os próprios pescoços e ganharem o respeito do Martelo. A inteligência do menino, que usou os rastreadores do Homem-Aranha para enganá-lo, agora é usada para as piores coisas.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Ele tenta convencê-los que estão no caminho errado e... consegue! Os meninos hesitam e começam a discutir, dizendo que não querem matar o Homem-Aranha, deixando-o verdadeiramente surpreso.

Porém, o Cabeça de Martelo chega para cumprir o desejado por ele e por Anthony, que fez o telefonema. O gangster deixa claro ao Aranha que sua nova maneira de agir, mais violenta, mais impiedosa, tem tudo a ver com o Sr. Negativo, e uma visão de mundo em que só o mais forte sobrevive.

Na fúria do criminoso, que destrói tudo ao seu redor, o Aranha aproveita para (ao consultar sua consciência de forma hilária) atacá-lo de surpresa, e pensar um pouco antes de partir apenas para a pancada direta. Falando que os meninos têm uma opção melhor do que se tornarem criminosos, o Aranha acerta o Martelo nos quadris, em um golpe preciso que o imobiliza. O “jeito” venceu a força.

Homem-Aranha vs Cabeça de Martelo

Com Dunk e Anthony reconciliados, e o pequeno gênio percebendo a besteira que fez, o dia está salvo. A matéria de Norah chega na primeira página, mas, claro, ela briga com Peter por ele ser “fujão”, apesar de que, de alguma maneira, ela mostrar algum afeto por ele, chamando-o para jantar. As coisas parecem mesmo terem melhorado para Parker.


João

*Nunca ouvi falar do MC Hammer? Das duas, uma. Ou estou mesmo ficando velho, ou você que é muito novo. hehehehehehe

comments powered by Disqus