quarta-feira, 22 de julho de 2009

Homem-Aranha: O Martelo Volta a Golpear


Homem-Aranha: Um Novo Dia Extra! - Cabeça de Martelo

Enquanto lamenta que esteja prestes a morrer por causa de um assassinomeia-boca enviado pelo Rei do Crime (pouco antes deste se exilar na Europa), pois esperava morrer com estilo, como um grande gângster como Al Capone, o Cabeça de Martelo começa a se recordar do que foi sua vida até então. E é em Homem-Aranha 91, com roteiros de Joe Kelly e arte de Chris Bachalo, que ficamos sabendo o destino de um dos gângsters mais notórios do Universo Marvel.

De origem russa, exilado em Toirrano, Sicília, Itália pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, ele conviveu com um xenófobo e raivoso pai, que não se importou com o fato do filho ser muito jovem para castigá-lo com uma marretada na cabeça, que usava para consertar mais um carro. Pouco depois, na escola, a vergonha de suas origens o fez um mentiroso compulsivo. Ele acabou sendo ridicularizado por um colega, Rico, que além de ter revelado a todos as marcas deixadas por seu próprio pai, deu-lhe o apelido pelo qual passou a ser conhecido até hoje.

Homem-Aranha: Um Novo Dia Extra! - Cabeça de Martelo

Ao mesmo tempo, os médicos da prisão da Ilha Ryker, onde Cabeça de Martelo estava encarcerado, tentam de tudo para salvá-lo. Mas seus implantes de metal impedem qualquer progresso. De repente, um estranho e demoníaco homem de terno preto os interrompe.

De volta às lembranças, a “primeira aparição” do Cabeça de Martelo. A violência doméstica, a agressividade retraída, a humilhação sofrida, foram determinantes para que, em uma ação assustadoramente calma, ele assassinasse Rico e sua namorada Ângela a marteladas em pleno cinema, e ficasse na sala assistindo o filme (O Poderoso Chefão) até o fim.

Homem-Aranha: Um Novo Dia Extra! - Cabeça de Martelo

Ao jogar os corpos no lixo, ele é abordado por um homem de terno bem cortado e chapéu. Depois de dar dicas de como se livrar de corpos, ele pergunta porque o rapaz ficou na sala de cinema e se não teve medo. Cabeça de Martelo diz que gosta do filme e que depois de suas ações, não tem mais medo de nada.

Ele passa a trabalhar para Mickey Manfredi, e cresce dentro da organização máfia siciliana. Porém, uma última tarefa deve ser cumprida para que seja 100% aceito. Ironicamente, precisa assassinar um certo mecânico russo, que se recusava a pagar as taxas da máfia. Seu pai o reconhece, e o Cabeça de Martelo diz tudo que sempre lhe quis dizer, mas o agradece por tudo. Pois, graças a ele, foi possível se tornar o que é. Um mafioso siciliano, recusando sua origem familiar.

Homem-Aranha: Um Novo Dia Extra! - Cabeça de Martelo

Sendo transferido para os EUA, logo a ganância lhe sobe à cabeça, e acaba espancado por outros criminosos e rejeitado por seus superiores. É aí que acaba abordado pelo doutor Jonas Harrow, e tem sua cabeça coberta por placas de metal indestrutíveis.

Homem-Aranha: Um Novo Dia Extra! - Cabeça de Martelo

E são essas placas que dão trabalho à doutora Tramma, contratada pelo Sr. Negativo, assim como os capangas que o tiraram da Ryker. Mesmo dando poucas esperanças de que o cérebro dele sobreviveria, ela tem sinal verde para fazer o impossível para recuperar o paciente.

É nesse momento que o turbilhão de memórias se intensifica, e sua carreira com a cabeça metálica corre por suas lembranças. Inclusive seus encontros e desavenças com o Rei do Crime, outros super vilões e super heróis. Especialmente o Homem-Aranha, que parece lhe causar especial irritação.

Homem-Aranha: Um Novo Dia Extra! - Cabeça de Martelo

Assim que recupera a consciência, o Sr. Negativo fala com Martelo, que ameaça seu benfeitor. Ainda assim, faz a proposta de sua vida ao mesmo tempo que a ameaça. Afirmando conhecê-lo muito bem, até mesmo sua verdadeira origem, diz que viveu negando quem ele era, apesar do grande talento. O Cabeça de Martelo não é Al Capone, que tanto idolatra.

Homem-Aranha: Um Novo Dia Extra! - Cabeça de Martelo

Ele é um martelo. O nome traduz exatamente seu propósito: quebrar coisas. O Sr. Negativo precisa de alguém que quebre coisas, e diz isso mostrando um exoesqueleto de adamantium que cobriria o crânio, abdômen e braços dele. E usa um argumento decisivo para convencê-lo, lembrando que a morte de Al Capone não teve nada de gloriosa, pois este viveu os últimos dias demente e com um grave quadro de sífilis.

Homem-Aranha: Um Novo Dia Extra! - Cabeça de Martelo

Cabeça de Martelo finalmente cede, e aceita. Ao oferecem-lhe anestesia, ele recusa. Precisa sentir tudo aquilo. O Martelo voltará a quebrar muitas coisas, com muito mais força, muito em breve. O Homem-Aranha que se cuide.


João

comments powered by Disqus