quarta-feira, 29 de julho de 2009

Novos Vingadores: O Sacrifício de Um Herói


New Avengers #43

Na edição passada de Novos Vingadores, ficamos sabendo de que forma e o quanto a Rainha skrull Veranke tinha tomado a vida da Mulher-Aranha para os propósitos da Invasão Secreta. Mas antes disso, mês retrasado, graças a Kazar e Shanna, o Homem-Aranha soube, em plena Terra Selvagem, o quanto aquela invasão já vinha sendo planejada e executada. Agora, em Novos Vingadores 66, é hora de sabermos mais do quanto a transformação dos skrulls nos heróis terrestres pode ser profunda e convincente para eles mesmos, a começar pelo Capitão América.

No fim da edição retrasada, assim que terminaram de esclarecer ao Aranha o que sabiam sobre a invasão, Kazar, Shanna, seus aliados e o cabeça de teia tinham sido abordados justamente pelo Capitão América que chegou junto com o que parecem cópias skrulls dos heróis, atraindo todos os Vingadores para longe do centro da invasão.

A primeira reação do Homem-Aranha é confessar que queria que aquele fosse Steve Rogers, mas ele não é, pois Steve está morto. Mas aquele homem com roupa azul e o escudo listrado tem toda convicção do universo de que ele é sim o Capitão América, e diante da negativa de qualquer um ali em auxiliá-lo, ou mesmo reconhecer sua identidade, acaba entrando em combate.

Para a surpresa de todos, especialmente do Homem-Aranha, ele luta tão bem quanto o Capitão. Quase como se fosse ele mesmo. Mas... será possível que aquele seja o verdadeiro?

Novos Vingadores: Invasão Secreta

A muito custo, graças a homens comandados por Kazar que atacam da mata anônima, aquele Capitão recebe uma saraivada de dardos tranqüilizantes e cai paralisado. Finalmente, sua verdadeira forma é revelada. Babando como reação às toxinas dos dardos, ele assume forma skrull e repete parte do que deve ter falado quando se tornou um simulacro do Capitão América, tal qual vimos acontecer com Veranke na edição passada ao se tornar Jessica Drew, ou mesmo o skrull que se tornou Hank Pym.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

É quase um alívio para o Aranha, que tenta interrogá-lo, mas logo é abordado por Shanna, que ainda duvida de sua verdadeira identidade. Sua dúvida só é sanada quando resvalam um pouco da toxina em seu braço, que fica apenas dormente, enquanto o skrull-Capitão se contorce no chão repetindo as mesmas palavras, afirmando ser quem não é.

Kazar tenta interrogá-lo, e é nesse momento que as lembranças mais recentes daquele alienígena nos são reveladas. Seu nome é Pitt’O Nili, um skrull que perdeu toda sua família no planeta Phalax Seis, e que então decidiu se sacrificar em nome do sucesso do império. No planeta Satriani, diante da presença de Veranke, já transmutada em Jessica Drew, ele aceita a perda da própria identidade, de sua memória, e a morte certa. De forma semelhante ao que aconteceu com o Capitão Marvel.

Recitando palavras de cunho religioso, motor de toda invasão, Veranke então reconhece, diante de centena de outros skrulls, a beleza do sacrifício daquele indivíduo. Exige que para todo o sempre seu nome seja o de um herói.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

O que vemos em seguida, é claro, é toda a cerimônia que faz com que Pitt’O, recitando as frases que agora repete em delírio na Terra, se torne de corpo e alma Steven Rogers, o Capitão América. Porém, sua poderosa e resignada mente resiste ao processo, e é necessário um estágio de adaptação em Tarnax X para que ele sirva o seu propósito, o que nos mostra que nem todos os skrulls passaram da mesma forma pelo processo.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Mas é nesse momento de adaptação que uma valiosa informação nos é revelada. As memórias das “cópias skrulls” é um apanhado das memórias recolhidas dos Illuminati capturados, junto de todos os registros que os skrulls têm daquele que desejam copiar, fazendo-o, então, crer ser quem de fato não é.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

E é a demonstração de tal procedimento a Veranke e outros, feito por uma sacerdotisa skrull, que acompanhamos então. Na mente do falso Capitão, uma situação inusitada mas não impossível para o vingador. Em uma referência a uma aventura clássica que envolveu Vingadores e Quarteto Fantástico em uma aventura no mundo dos skrulls em plena guerra civil (a referência me deixou saudosista), a sacerdotisa pega um ponto específico das memórias de Rogers e começa a manipulá-las.

Assim, fazem-no acreditar que foi capturado, enquanto alguns de seus companheiros, como a Vespa, tombaram. Ele se lembra de tudo muito bem. Do cárcere, da tortura, e de sua brava resistência.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

No meio da “exibição” um oficial questiona a Vernake o porquê de tanto trabalho para a invasão, e ela explica, irritada, que pelo número de vezes que os terráqueos os derrotaram, a derrota dos humanos não pode ser apenas física. Tem de ser psicológica, mental. Sua destruição deve ser feita de dentro para fora. Que mesmo se forem derrotados novamente, alguma destruição terá sido causada aos terráqueos.

Logo sabemos do pouco a mais de história que o Capitão tem. Ele logo é jogado naquela nave em que chega na Terra em Invasão Secreta 1. Com os outros skrulls (serão todos skrulls?), ele não faz idéia de sua verdadeira natureza. Lidera a tomada da nave até a queda que nós mesmos acompanhamos, sem saber que é tudo parte de um plano do qual nem ao menos se recorda.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

E ele agiu como se fosse Steve Rogers, como se fosse o Capitão América, como se fosse um herói que nunca foi. E é assim que sua vida termina. Já em forma skrull, pensando ser o Capitão América, repetindo isso para si e para todos, envenenado.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Um triste fim para um herói alienígena, que dá seus últimos suspiros enquanto seus adversários se afastam, ao ouvirem os tiros disparados pela Viúva Negra na Cidadela. Pitt’O Nili morre sozinho.


João

comments powered by Disqus