quinta-feira, 16 de julho de 2009

X-Men: Divididos Lutaremos – Esta terra é minha terra?

Samuel Guthrie

Depois da destruição do Instituto Xavier para Estudos Avançados e do trágico destino do Professor X ao fim da saga Complexo de Messias, o líder Ciclope debandou os X-Men. Sem a equipe, cada mutante seguiu seu caminho e o paradeiro de muitos deles ficou desconhecido de nós. Pelo menos, até agora. Em X-Men 91 começa a série de histórias curtas que mostram o rumo tomado por alguns dos pupilos de Xavier após o fim da equipe, começando por Samuel Guthrie, o Míssil.

Esta história, intitulada “Sala de Perigo” - com roteiro de Mike Carey e arte de Brandon Peterson -, começa com Sam chegando ao Kentucky com o intuito de visitar sua grande família. Ele é recebido no aeroporto pela falante irmã Paige, que comenta sobre os irmãos e conta novidades, enquanto o x-man permanece calado. A primeira coisa que diz, ao avistar um bar conhecido, é que precisa de um drinque.

Samuel Guthrie


Paige ensaia um protesto, mas Samuel afirma que não há nada de errado, ele só tem sede. Sendo reconhecido e bem-recebido por Carl, dono do bar, ele pede uma dose de uísque e água para a irmã, enquanto um homem sai do bar devido a sua presença.

Conforme Paige suspeita, logo ele volta, acompanhado de alguns irmãos e primos – enquanto Carl se preocupa com a licença do bar, que está prestes a ser renovada. Estes homens são membros da família Cabot, cuja rivalidade com os Guthrie se acirrou com o envolvimento amoroso estilo Romeu e Julieta entre os jovens Jay Guthrie, o falecido Ícaro, e Julia Cabot, que acabou com a trágica morte da menina.

Após breves preliminares de insultos bobos, uma grande briga começa. Paige oferece ajuda a Carl com a questão da licença, dizendo que sua mãe tem conhecidos na prefeitura, e sai do recinto. Logo, o vitorioso Sam se junta a ela.

Samuel Guthrie


Questionado por sua insatisfeita irmã, um transtornado Míssil explica que precisava de uma Sala de Perigo para extravasar sua frustração. Com o fim dos X-Men, ele sente que passou a vida se preparando para nada, e que não é do tipo de pessoa que desiste, como seus companheiros fizeram. Ele conclui que ir até ali foi um erro, e parte em busca da solução para seu problema. Paige, já não podendo mais ser ouvida pelo irmão, que levantara voo, pergunta o que acontece se essa busca resultar na morte do mesmo, enquanto ele coloca seus óculos de proteção e voa rumo a um destino desconhecido.

Samuel Guthrie


Uma história simples, mas interessante, mostrando a tamanha importância que a equipe tem para um membro feito Sam, que desde bem jovem, ao lado dos Novos Mutantes originais, luta pelo sonho de Xavier, sentindo-se perdido no mundo sem ele. As principais dúvidas que ficaram na minha cabeça são: O relacionamento entre Paige e o Anjo terminou longe dos holofotes ou isso é só impressão? E a mais importante: Por que a Panini não publicou essa história enquanto os X-Men ainda estavam, de fato, divididos?

*Título do artigo baseado no da canção “This Land is Your Land”, do clássico cantor caipira norte-americano Woody Guthrie.

Léo

comments powered by Disqus