sexta-feira, 3 de julho de 2009

Poderosos Vingadores: Inimigo Íntimo


Mighty Avengers #14

Mais uma vez, em um momento decisivo, o pavor e desequilíbrio dominaram o Sentinela quando seu exato oposto, o Vácuo, foi evocado. Fora da linha de frente da resistência terráquea à Invasão Secreta, resta-nos saber um pouco mais sobre esse confuso herói, cujos vastos poderes só são comparáveis à sua incapacidade em lidar com momentos de estresse intenso. E na edição 30 de Avante, Vingadores! ficamos sabendo mais sobre seu passado, seu primeiro contato com os skrulls e algumas coisas a mais.

A história começa com uma aventura do Sentinela que se deu anos atrás. Um período apagado da mente da maioria das pessoas pelo próprio herói quando se auto-exilou temendo a ascensão de sua contra-parte maligna e igualmente poderosa. E é o Vácuo que Bob Reynolds encontra ao tentar impedir o sucesso de um assalto a banco. Enquanto o Sentinela fica em prantos ao perceber que seu nêmesis não morreu como acreditava ter morrido, o sombrio adversário gargalha, afirmando que nunca morreria.

Poderosos Vingadores: Invasão Secreta

Porém, de repente, surge no seu um brilho que logo é identificado como uma espaçonave alienígena, sobrevoando a cidade de Nova York, em rota de colisão com o Edifício Baxter (lar do Quarteto Fantástico). Ainda chorando, aterrorizado com a presença do Vácuo, o Sentinela sai em perseguição, abandonando a cena do crime, sendo taxado de louco por seu adversário.

Leva um tempo, mas Bob consegue chegar até à nave, desviá-la de seu curso, e abrir seu casco já no espaço. Lá dentro uma tropa de skrulls em suas formas naturais reza. Contudo, antes que o Sentinela consiga descobrir o que faziam ali, a nave explode pelos ares.

Poderosos Vingadores: Invasão Secreta

Bob acorda horas depois no laboratório de Reed Richards, também na companhia do Coisa, ambos do Quarteto Fantástico. Ele logo questiona como foi parar ali, e Reed explica que o resgataram após a explosão. Ele está bem, mas parece surpreso e perturbado pela persistência dos skrulls em atacar a Terra. Bob pensa em algo que não nos é revelado, e logo a história volta para um presente recente, apenas meses antes da invasão Skrull.

Poderosos Vingadores: Invasão Secreta

Os recém formados Novos Vingadores se reúnem na Torre Stark e, enquanto se preparam para um evento com a imprensa, Jarvis (que sabemos já ser um skrull nessa época!) questiona sobre o Sentinela, usando uma suposta não percepção precoce da loucura Feiticeira Escarlate como argumento. O Homem de Ferro, claro, diz que ele tem acesso a tudo que precisar. Afinal, em quem os Vingadores poderiam confiar se não confiassem em Jarvis?

Poderosos Vingadores: Invasão Secreta

Claro, o falso mordomo logo leva as informações obtidas em mais uma reunião “secreta” dos skrulls infiltrados na Terra. Em primeiro lugar, lamentam as chances de eliminar o Sentinela (uma grande ameaça às pretensões de invasão) que tiveram. Mas Jarvis-skrull afirma que não é necessário, ele mesmo se auto-destruiria.

Mais do que isso, deixa claro que tanto o exílio do Hulk (que levou aos eventos de Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo) quanto a lei de registro (que gerou a Guerra Civil) foram iniciativas humanas apenas aproveitadas por eles. Mais do que isso, tudo parece mesmo no lugar com a ausência de Thor, da Feiticeira Escarlate e com um preconizado enfraquecimento do Dr. Estranho em razão de todo seu orgulho.

Sobre o Sentinela, Jarvis-skrull afirma que ele mesmo vai se matar, e levar outros junto dele, devido a seus graves problemas mentais. Devido à criação esquizofrênica e multimórfica do Vácuo. Rendendo um engraçado comentário da rainha Veranke – que é a Mulher-Aranha dos Novos Vingadores – a situação é analisada como um todo, percebendo que o quadro mental de Bob só piora com o passar dos anos. Por isso, usariam seu terapeuta para piorar a situação.

A incapacidade dos skrulls em replicar seus poderes, desconhecidos de qualquer um, talvez mesmo do próprio Sentinela, só aumenta a necessidade em esperar que ele se auto-destrua. Porque se ele perceber que estão perto, seria seu fim. Ainda assim, na pior das hipóteses, os skrulls não hesitariam em afasta-lo da batalha assumindo a forma do Vácuo e brincando com a mente de Bob. E foi o que fizeram.

Poderosos Vingadores: Invasão Secreta

Voltamos à Terra Selvagem, à batalha entre os dois grupos de Vingadores e aqueles heróis (alguns já confirmadamente skrulls) chegados momentos antes da invasão. E revemos como o falso Visão assume a forma do Vácuo, colocando a culpa daquilo tudo em Bob, fazendo com que o apavorado herói fugisse do local em desespero.

Voando ao espaço, mais especificamente próximo ao planeta Saturno, o Sentinela avista, ainda desesperado, uma figura humanóide nos anéis do planeta, o que o deixa ainda mais apavorado, fechando-se por completo. Quem era aquela figura? Não sabemos ao mesmo se ela existe ou foi uma alucinação.

Poderosos Vingadores: Invasão Secreta

Outro salto (curto) no tempo, e estamos em Times Square, no confronto desigual dos Jovens Vingadores e cadetes da Iniciativa com uma armada de super skrulls. Não longe dali, na Torre dos Vingadores, a esposa de Bob, Lindy, é acordada por um enérgico CLOC, que avisa sobre um intruso tarde demais. Um super skrull misturando Falcão Noturno e Dr. Estranho adentra a sala. Ferida e em prantos, Lindy fala que seu marido a protegeria. E é o que acontece. Pelo menos aparentemente.

Poderosos Vingadores: Invasão Secreta

Movendo-se em extrema velocidade, alguém arranca o skrull do local, finalmente lançando-o para muito longe da Torre. Mas quando Lindy vê seu salvador, parece ainda mais assustada.

Assumindo a forma (e personalidade) de Vácuo, Bob afirma que ele mesmo fugiu. Mais do que isso, diz que quando o marido não a protegesse, ele, o Vácuo, faria isso. Abraçando-a e tentando acalmá-la, a única coisa que ocorre é o desespero completo de Lindy.

Poderosos Vingadores: Invasão Secreta

Essa história, mais uma vez, demonstra o quanto o personagem Sentinela é confuso, pois deixa mais perguntas do que respostas. Apesar de irritar muitos leitores com essa indefinição, cabem aqui ao menos a principal das perguntas. Será que um dia o Sentinela conseguirá alguma estabilidade para ser, de fato, um herói decisivo?


João

comments powered by Disqus