domingo, 19 de julho de 2009

616 entrevista: Adriana Melo

Bem, nesses últimos 2 anos e meio, viemos ganhando nosso espaço como site especializado em quadrinhos Marvel e tudo isso se deve, claro, a nossos fiéis leitores. Em contrapartida, devemos sempre um retorno a vocês e ele é pago com nossa gana em cada vez mais correr atrás das melhores matérias e informações possíveis. Assim, quando a Invasão Secreta despontou em Abril, vimos que uma brasileira destacava-se como desenhista de um dos títulos chaves ligados a Maxissérie. Eu falo de Adriana Melo, responsável por todo o Tie-in de Miss Marvel na Invasão Secreta.

Entrevista Adriana Melo

Como além de Editor, Defensor, Herói e, nas folgas, bancário, sou Mestre em Twittagem, fui imediatamente convocado pelo nosso editor-fundador, Coveiro, que me deu a missão de encontrar a senhorita Melo através do nosso Twitter616 e convidá-la para uma entrevista. O resultado disso vocês podem ver a seguir.

¤Coveiro¤: Olá, Adriana! Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer por ter aceitado o convite de participar de uma entrevista para nosso site, principalmente pela disponibilidade de ser via chat, que acredito ser uma maneira muito mais dinâmica e divertida para trocar idéias com você. Eu, Eddie, Cammy e o nosso caçula-redator-mascote, o Léo, estamos aqui representando um grupo muito maior que faz parte do site e comunidade Marvel616, entre Editores, Redatores, Colaboradores e, claro, os nossos leitores.

Adriana Melo: Boa noite, gente!

Cammy: Olá, Adriana, Muito prazer..

Léo: Olá, boa noite! Mas sou maior de idade!

¤Coveiro¤: HUASHauhUA... Boa, Léo.

Cammy: Medo do que o Léo pretende com essa resposta!

Adriana Melo: Redator/mascote é perfeito pro curriculo

¤Coveiro¤: Bom, Adriana, pedi ao Eddie para intermediar nosso contato porque eu não sou lá muito fã e conhecedor do Twitter. Meu cérebro meio que parou no Orkut e MSN... rs

Adriana Melo: Haha! E já está de bom tamanho! Orkut... MSN... se ainda ficar no Twitter, Facebook ninguém trabalha! Justo eu que uso TUDO isso... rs

Eddie: CoffCoffvelhocoffcoff

¤Coveiro¤: Lá vem... Bom, se já percebeu, nosso clima é meio assim, na comunidade, site... e foi muito bom aceitar participar da entrevista via Chat porque vai dar mais um clima próprio nosso.

Adriana Melo: Sim! Eu prefiro mil vezes assim! É minha forma de entrevista preferida também!

¤Coveiro¤: Bom, outra coisa que vai notar é que falamos demais... hUAHauh... Praticamente, nos estapeamos com o restante para sermos os escolhidos para fazer essa entrevista com você, mas como de praxe também guardamos algumas perguntas selecionadas por todos os demais para serem feitas lá no final. Bem, está preparada?

Adriana Melo: Yes sir! Estou!

Eddie: Para começar, fale um pouco do comecinho da sua carreira. Seus primeiros trabalhos e como chegaram as propostas para as grandes editoras de quadrinhos como Marvel e DC?

Adriana Melo: Ok. Meu começo nos quadrinhos foi bem diferente da grande maioria, uma vez que só fui descobrir e ler os quadrinhos pra super-heróis lá pelos 16 anos, antes disso só pensava em desenhar quadrinhos da Turma da Mônica. Enfim, quando minha professora de Artes passou um trabalho pra turma sobre 'quadrinhos adolescentes' (teríamos que copiar uma página inteira da revista escolhida) foi a primeira vez em que fui a uma banca comprar algo de comics. Como me dei super bem no trabalho, peguei gosto pela coisa de ler quadrinhos de super-heróis. Passava tardes na Gibiteca Henfil, colocando a leitura em dia. Nessa época descobri que brasileiros trabalhavam pra fora, lendo uma entrevista do Roger Cruz no jornal. Foi o suficiente pra decidir que era com aquilo que queria trabalhar. Li que em 30 dias teria um evento de HQ na Escola Panamericana, com palestra dele, e passei esse tempo fazendo desenhos pra mostrar a ele. O que aconteceu é que quando ele viu meus desenhos, passou o telefone do agente, Hélcio da Art & Comics e depois de 6 meses treinando, peguei minha primeira edição, aos 19 anos: Homem de Ferro.

616 Entrevista: Adriana Melo
Homem de Ferro, primeiro trabalho de Adriana Melo, para alegria de Cammy

¤Coveiro¤: Porque eu não tive umas professoras de arte como essa? Ficava tentando colorir um maldito coelhinho de cerâmica... rs

Adriana Melo: HAHAHA

Cammy: Será que é uma questão feminina?? Porque eu também só descobri quadrinhos de herói com 16 anos... hehehe. Também achava que só existia Mônica e que quadrinho Marvel e DC era coisa extinta...E já fui nesta gibiteca do Henfil, é muito legal!!! E começou com Homem de Ferro (meu ídolo)?? Adriana, gosto cada vez mais de você! hahahaha

Eddie: Sabia que a Cammy ia se empolgar com essa.

Cammy: Poxa, tanta coisa pra se empolgar! Quero autógrafo! hahaha

¤Coveiro¤: Pronto! Lá vai meia hora de Tony Stark blá blá blá...

Adriana Melo: hahah Cammy!! Sim, somos parecidas!

Cammy: Olha só... Quero que isso conste na entrevista! hahahaha

¤Coveiro¤: E só pra esclarecer, Adriana. O Hélcio é o Hélcio de Carvalho?

Adriana Melo: Isso!

¤Coveiro¤: É o Chefão do Lopes! Lenda da Lenda!

Adriana Melo: Ele me chamava de 'mascote' da Art & Comics *rs. Além de ser uma garota, era a mais nova!

Cammy: Viu, Léo?? Agora, você não pode mais se ofender!

¤Coveiro¤: Olha lá, Léo! Tem futuro!

Adriana Melo: hahahahaha

Léo: Uau! Hahahhahaha, de fato!

¤Coveiro¤: Adriana, ao longo de sua carreira, você teve oportunidade de trabalhar com as grandes e mais diferentes editoras internacionais, incluindo Marvel, DC, Dark Horse, Top Cow. Como foi trabalhar para cada uma delas? Quais as principais vantagens e desvantagens?

Adriana Melo: As diferenças de uma editora pra outra são enormes, desde humor de editores até forma de trabalho. Estou há mais tempo na Marvel, tenho trabalhado com vários editores que geralmente são mais afastados que os da DC, por exemplo. Na DC, trabalhei com editores divertidíssimos, que recebiam as páginas como fãs mesmo, comentando detalhes de cenários e rostos de personagens. A cobrança por prazo nessas duas também é mais constante. A impressão que tive na Top Cow e Dark Horse é que a coisa era um pouco mais descontraída. Na Dark Horse, trabalhei por um ano desenhando "Star Wars: Empire" onde TUDO, obviamente, era na base de quilos de referência e era muito cobrada por detalhes nos robôs e naves. Um trabalho que levava mais tempo que uma revista normal pra ficar pronto. A coisa bacana de trabalhar com Star Wars também, é o contato com os fãs, que são absolutamente apaixonados pelas histórias e desenhos. Até hoje ainda vejo comentários sobre histórias em que trabalhei em fóruns de Star Wars, e já faz 3, 4 anos que trabalhei com eles.

616 Entrevista: Adriana Melo
Adriana Melo marcando os fãs de Star Wars, incluindo Eddie

Eddie: Caraca, você desenhou Star Wars!!! Agora eu que fiquei mais fã.

Cammy: Também sabia que Ed ia dizer isso!

Adriana Melo: Conheci um brasileiro que vive na França há muitos anos e me mandou um encadernado das minhas histórias, com CAPA DURA e acabamento lindo! Foi editado esse ano! Enfim, qualquer trabalho para Dark Horse sobre Star Wars tem um vida longa, o que é muito bacana pro artista.

Léo: Homem de Ferro, Star Wars...só faltam dois não babando ainda.

¤Coveiro¤: Esse comentário da Adriana dos Editores reforça aquele comentario do Byrne, hein? Qual era mesmo? “Que a Marvel é do mal e a DC é meio que palhaça” ou algo mais ou menos assim. Alguém lembra?

Eddie: Ele disse que a Marvel era maligna e a DC era patética. E ele preferia ser patético do que maligno.

Adriana Melo: HAHAHA

Cammy: Eu prefiro ser maligna!

¤Coveiro¤: Isso, me lembrei com o comentário da Adriana! hUAHuahUA...Por sinal, Adriana, já que colocaram em ‘xeque’ e um dos nossos leitores queria te perguntar isso, lá vou eu: “ Você é Marvel ou DC?” A pergunta é de Helder Camara!

Adriana Melo: hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

¤Coveiro¤: Momento de tensão!

Cammy: *medo*

Léo: *Tambores*

Adriana Melo: Sou a favor de quem me manda trabalho. Sempre \o/ Hahahaha

Eddie: Saiu pela tangente.

Cammy: hahahaha

Adriana Melo: Tenho contas a pagar, ora pois.hahaha

¤Coveiro¤: Profissional ao extremo! Boa!

Cammy: *Acho que isso quer dizer DC, hein?? hahahaha

¤Coveiro¤: HauhAUHuahuA

Eddie: Se ela tivesse dito DC, a entrevista estaria encerrada.

Adriana Melo: hahaha No momento... Marvel =). Só um detalhe, na Marvel conheci o Michael Horwitz, que é um dos editores assistentes MAIS DIVERTIDOS que conheci. hahaha Os comentários sobre minhas páginas eram hilárias!!

Eddie: Ele é a exceção que confirma a regra.

Léo: Você trabalhou com Witchblade e personagens da Image Comics, que nunca seguiu muito os modelos clássicos de super-heróis e vilões. Somado a isso, temos o fato de que a própria Marvel hoje tem esses papéis muitas vezes confundidos e até invertidos. Quero saber o que você prefere, se gosta ou não disso. E aproveito para perguntar com que tipo de personagem costuma se identificar mais, os que andam na linha ou aqueles que não se incomodam em não ver as coisas em preto e branco?

Adriana Melo: hmm......Acho que acaba variando muito de acordo com meu humor! Eu não costumo me preocupar muito com o perfil dos personagens, acabo pensando unicamente no que pode render imagens bonitas, interessantes, quando passo o que é texto de roteiro pra arte da página. Eu AMO personagens perturbados, que vão render páginas de ação, mas também páginas com algo de emocional, de conflito interno. Algo assim sempre rende imagens maravilhosas em HQ. Eu desenhei um crossover do Justiceiro com a Witchblade que tinha tudo isso. Foi maravilhoso desenhar tanto a ação Justiceiro X Witchblade, quanto as cenas de diálogos entre os dois, onde ele cobrava a Sara Pezzini sobre a dita 'conduta moral' de heroína dela.

616 Entrevista: Adriana Melo
Sara Pezzini, a portadora da Witchblade, por Adriana Melo

¤Coveiro¤: Personagem perturbado e cheia de conflito interno. Então, você adorou fazer Miss Marvel? hUAHuahUA

Adriana Melo: Miss Marvel? er...hahaha

¤Coveiro¤: Tá...essa vai render muito, pode esperar!

Eddie: Putz, nem a Adriana gosta dela. Só o Coveiro é fã mesmo.

¤Coveiro¤: Ei, não sou fã!

Eddie: Claro que é, você chama ela de loiraça em seus artigos.

Cammy: Ele só é fã do Cable! Dela ele é apaixonado!!

Eddie: Ah é, verdade.

Adriana Melo: Morri de rir quando li no Orkut alguém chamar a Miss Marvel de Carla Perez por causa do modelito!! hahaha

616 Entrevista: Adriana Melo
Miss Marvel brasileira?

Eddie: Hahhahhahhaha

¤Coveiro¤: HAUHauHA...

Cammy: Poxa, mas aí acabou com a Carol! Nem pra tanto!!

Eddie: Você já disse que era uma grande fã de quadrinhos de super-heróis, gastando tardes e tardes em leitura. Ainda é fã desse jeito. O que costuma (ou costumava) ler?

Adriana Melo: Olha, espero não ser apedrejada, mas ultimamente só leio os roteiros que chegam a minha mão. Minha relação com quadrinhos desde o começo foi ligada a imagens, então só me interesso mesmo pelo trabalho dos desenhistas, acabo não me prendendo muito a roteiro. Assim, eu passo meus dias e noites mergulhada no roteiro e quilos de revistas de referências. Quando termino meu dia, acabo, mesmo sem querer, me afastando de quadrinhos. É mesmo sem intenção, mas hoje leio pouquíssimo. Tenho quilos de encadernados, mas sempre dos meus desenhistas preferidos.

¤Coveiro¤: Acontece a mesma coisa quando saio do trabalho. Eu te entendo.

Cammy: Todo mundo que trabalha entende...hehehe...Às vezes, acabo lendo só o que tenho que escrever pro site também, por falta de tempo.

Eddie: Engraçado, eu sou caixa, mas gostaria de ver muito dinheiro quando chegasse em casa.

Adriana Melo: HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA

¤Coveiro¤: Boa, Eddie

Léo: Quando se trata de quadrinhos, são bem comuns aliens, demônios, monstros e criaturas de todo tipo, assim como armaduras, máquinas irreais e tudo o mais. Você gosta de inventar esse tipo de coisa? Viajar na criação de coisas fantásticas e inexistentes?

Adriana Melo: A coisa que mais me fascina é trabalhar em cima dessas figuras fantásticas! Acho uma delícia poder viajar num desenho, pensando em armaduras, brilho de metal, criar imagens e efeitos...coisas assim. Desenhar monstros é comigo também, amo desenhar uma criaturinha cheia de garras! Quando tenho que desenhar algo como prédios, carros comuns e motos, coisas comuns do dia a dia, é meio que um parto. Chatinho.

¤Coveiro¤: Quais os nomes na indústria de quadrinhos que mais te influenciaram em seu trabalho? E se fosse citar alguns artistas da atualidade que te chamaram atenção recentemente, quais seriam?

Adriana Melo: Da antiga, o cara que me fez gostar de quadrinhos, me apaixonar por desenho e copiar TUDO que ele fazia (quando estava praticando pra melhorar meu trabalho) foi o Alan Davis. Foi com a "Excalibur" que aprendi a desenhar. Até hoje, tenho várias coisas dele na minha prancheta, quando preciso de um pouquinho de inspiração. Dos artistas atuais, meu preferidos são Adam Hugues, Ivan Reis, Bryan Hitch. Carlos Pacheco também está na lista.

616 Entrevista: Adriana Melo
Excalibur, de Alan Davis, grande inspiração de Adriana Melo

¤Coveiro¤: Alan Davis é Rei! (Economizando nos palavrões aqui!)

Adriana Melo: hahaha, sim!!

Léo: Hahahhahahhaha

¤Coveiro¤: Eu ia dizer foda, mas ia pegar mal pra mim logo na primeira entrevista! Ops!

Eddie: E para deixar claro, ela não citou Chris Bachalo.

Léo: Eddie chato.

Adriana Melo: Era pra citar meus preferidos, certo? *rs

¤Coveiro¤: Claro! Eddie só ta dando um cutucão paralelo na gente! Mas achei legal colocar na lista um brasileiro. O Ivan também é demais, até eu que não leio DC reconheço!

Léo: Ele implica com o Bachalo e tal, haha

Eddie: Aeeeee...ganhou mais pontos comigo. E eu também acho Alan Davis sensacional.

Léo: Ah, nisso eu não ouso discordar, Davis é Davis.

Adriana Melo: Tenho um encadernado tosco, com as revistas que saíram aqui em formatinho em 1990. Está na minha prancheta, bem na minha frente! Está caindo aos pedaços, mas é meu tesouro. *rs

Eddie: O Ivan Reis manda bem mesmo. Quase conheci ele em uma Bienal.

¤Coveiro¤: E eu quase almocei na casa do Deodato! Hunf!

Cammy: Querem parar?? Temos visita!

¤Coveiro¤: Bom, não sei se o convite se estendia pra almoço!!

Léo: E eu tenho o mesmo apelido que a Adriana Melo.

Adriana Melo: Como assim Léo?

Cammy: Ele quis dizer do mascote! Eles estão fazendo zona! Meninos...

Léo: Todo mundo se gabando, ué. Eu também, hahahhahaha

Eddie: Bem, falando em Mike Deodato Jr. ele trabalha bastante com referências fotográficas, chegando até a quase recriar algumas personalidades famosas em seus personagens. Como você usa referência em seu trabalho?

Adriana Melo: Eddie, eu uso foto pra tudo, uso basicamente catálogos da Victoria's Secret, catálogos de moda que pego nos shoppings aqui de Sampa e uma ou outra foto específica que pego na net. Aliás esses catálogos da VS são PERFEITOS pra quadrinhos, principalmente os de verão, com moda praia. As modelos são bonitas, saradas e o principal: nenhuma foto é vulgar! Só que no fim do dia não aguento mais olhar pra mulher perfeita, a minha auto-estima já está no pé. hahaha

Cammy: É tudo photoshop, Adriana! hahahaha. Tem que pensar assim!

Léo: Uma coisa que gostei no seu trabalho é a forma como retrata rostos e expressões, com riqueza em detalhes. Você diria que prefere trabalhar com eles do que com as demais estruturas de corpos, cenários e afins?

Adriana Melo: Com certeza!!! Sou fascinada por rostos! Tentar passar algum expressão específica, com olhar e sobrancelhas da personagem, ou com a linha dos lábios. Acho uma delícia quando tenho o desafio de expressar algo só em um close. Esses dias postei no Orkut minha primeira arte-final, em um desenho antigo da Vampira x Gambit que fiz, onde pude trabalhar bastante no rosto dela. Cenários são males necessários na história hahaha...

616 Entrevista: Adriana Melo
1ª arte-final de Adriana, mostrando o casal preferido entre as leitoras.

Eddie: Só voltando rapidinho para o lance das referências. O Greg Land é meio criticado pelos fãs, que afirmam que ele copia os desenhos. Sem entrar no mérito dele, como você traça a linha entre referência e cópia?

Adriana Melo: Eddie, essa é uma parte complicadíssima, porque até uns anos atrás era visto como uma brincadeira, homenagem, dar o rosto de algum ator a um personagem. Hoje isso rende processo por uso indevido de imagem; a Marvel inclusive mandou um e-mail há um tempo atrás, pedindo 'gentilmente' aos seus artistas que fugissem de retratar algum ator ou cantor nos quadrinhos, mas que usasse outras formas de referência, deixando o personagem com traços únicos. Eu entendo que a foto deve ser o ponto de PARTIDA da ilustração, nunca o FINAL desta. Quer um exemplo?

Eddie: Claro!

Adriana Melo: Quem usei de referência aqui?

616 Entrevista: Adriana Melo

Cammy: Fergie?

Léo: Pô, nem me lembrou ninguém. Isso deve ser bom.

Adriana Melo: Usei uma foto da Kate, de LOST, como referência pra Vampira. O sorriso estava fantástico, então foi o que eu acentuei no desenho.

Cammy: Nossa, jamais ia dizer que era a Kate! Vampira baseada na Kate...me ganhou de novo!

Adriana Melo: Essa é a intenção!

¤Coveiro¤: Puxa, mas eu gosto bastante quando o Deodato faz homenagens. Acho que a diferença poderia ser "tá vendo isso aqui que o Land fez? Faz diferente!" E não precisa ser profissional para saber quando a coisa é replicada descaradamente! Você, Mike, Ivan, sabem usar bastante isso.

Cammy: Também gosto das homenagens do Deodato, mas existe uma diferença em usar a referência e deixar o personagem com traços de alguma ator como ele e literalmente copiar até a posição dos braços e pupila como o Land.

Eddie: Só agora que falou que vi algumas semelhanças, mas sem saber, não dava para adivinhar.

Léo: Idem ao Eddie.

616 Entrevista: Adriana Melo
Daniele Suzuki (Psylocke), Megan Fox, Anahy do RBD e Salma Hayek (Sara Pezzini)

Eddie: Parabéns, dá para reconhecer a pessoa quando você diz, mas só dessa forma. E se usar a Juliet como referência, ganha a mim e a Cammy de vez.

Cammy: Uhhh, faz o Stark com o Jackman de referência que está ótimo...hahahaha

Adriana Melo: A Evangeline Lilly É A VAMPIRA PERFEITA PRA MIM. O mesmo vale pro Josh Holloway, que É O GAMBIT em todos os sentidos pra mim =)

Eddie: Ganhou a Aninha.

Adriana Melo: Entende, a idéia é pegar uma foto que te chamou a atenção por algo e usar ela como BASE pra sua ilustração, sem que fique uma cópia depois.

Cammy: Nossa, se publicar essa frase da Vampira e Gambit a Ana tem um troço.

Léo: Claro, deu pra sacar. É como se pegasse a expressão de alguém e colocasse em outro rosto.

Cammy: Bom, Adriana, me sobraram as perguntas mais "feministas"... hehehe, então, vamos lá. Sabemos que é difícil ser mulher em alguns campos de trabalho. No seu caso, desenhar para editoras de HQ, que é um ramo dominado por homens. Como se sente sendo uma minoria lá?? Foi mais difícil conquistar a confiança para chegar lá por isso??

Adriana Melo: Na verdade nunca senti uma grama de distinção de qualquer profissional da área. Todos sempre foram absolutamente profissionais comigo, sem qualquer comentário machista. Eu ouvi alguns comentários muito positivos por parte deles e me davam parabéns quando alguma barreira ficava pra trás. Isso aconteceu exatamente naquele crossover do Justiceiro X Witchblade, quando me disseram que eu era a primeira mulher a desenhar uma história do Justiceiro. Ou a desenhar o Homem Aranha, coisas assim. Ou a primeira mulher a desenhar um título central na Top Cow(Witchblade).

Cammy: Que legal!

Adriana Melo: Eu encontro preconceito e comentários bobos em alguns fãs de quadrinhos. Em fórums e sites sobre HQ, já li coisas como “Eu deveria usar minha posição e lutar contra o uso da 'mulher-objeto' nos quadrinhos, desenhando as supers mais próxima da realidade e que eu era uma vergonha pro feminismo”(!!!)... hahaha... É mole? A segunda pérola que li, foi que na verdade "Adriana" era um cara, que assinava como mulher, só pra atrair atenção na área e muitos comentários do tipo "Nossa, ela não desenha como uma mulher!" ¬¬

Léo: Gezuiz!

Adriana Melo: Para você ver! São coisas postadas no Newsrama, e fóruns sobre quadrinhos na net afora!

¤Coveiro¤: Acho que essa é uma das perguntas que mais fazem a você, né? Mas praticamente é uma raridade ver mesmo tanto desenhistas como roteiristas na área. Então, é impossível não ter essa curiosidade e também não gerar essa polêmica.

Adriana Melo: Sim, claro! Fico feliz por poder falar sobre, quem sabe mais meninas se animam a entrar na área?

Cammy: Você já falou um pouco do que eu ia perguntar sobre se é diferente desenhar para um publico de maioria masculina ou feminina, mas complementando, acha que o aumento de leitoras, na sua visão, traz algum impacto nesse mercado do ponto de vista do desenhista? Tendem a diminuir os desenhos que fazem as heroínas parecerem modelos de comercial de cerveja ou isso é um esteriótipo que você acha que nunca será batido?? O que você acha deste tipo de visão das heroínas???

Adriana Melo: Sabe Cammy, o triste é que o que acontece nos quadrinhos é só um reflexo do que acontece em todas as outras mídias. Mulher bonita tem que ser anoréxica, siliconada e sarada. Eu entendo que as supers tem que ser lindas, já que elas são o ideal da beleza, força. São as mulheres idealizadas. Me aborrece quando todo o resto segue essa regra, seja a mulher de 20 anos, 30, 40 e 50 anos nos HQ.

Cammy: Claro, o que esquecem às vezes que bonita não é sinônimo de vulgar, né?

Adriana Melo: Eu acho que se um número maior de meninas lerem HQs pode haver uma mudança na linha de histórias, em relação ao traço. Demoraria um pouco mais pra acontecer...

¤Coveiro¤: Adriana, de alguma maneira, te preocupa o fato de acabar sendo esteriotipada como uma artista voltada para belas mulheres, já que seus mais recentes trabalhos envolveram Witchblade, Miss Marvel...? E acho que fez uma edição de Aves de Rapina também, né?

Adriana Melo: Sim, uma edição e outras 8 capas pra essa revista. Bom, na verdade eu gosto de desenhar mulheres mesmo, então não me incomodo por me colocarem em revistas assim. Acho desenhar um homem a coisa mais complicada do mundo! Quando estou trabalhando num rosto feminino, sempre me esforço pra colocar ali traços, beleza de proporção, profundidade no olhar, algo que fisgue a atenção do leitor, independente do sexo dele. Acho esse um desafio interessantíssimo, chegar numa determinada beleza de traço que chame a atenção das pessoas. Já ouvi comentários meio bobos e machistas do porque eu conseguia desenhar garotas realmente bonitas, mas quando estou na prancheta, não me vejo como uma mulher desenhando para homens.

¤Coveiro¤: Sim, porque para ter beleza só desenhando mulher mesmo...

Cammy: Ah, eu concordo que deve ser muito mais divertido desenhar mulher! Homem não dá pra brincar com os olhares, bocas e roupas... hehehehe. Homens são mais sem graça visualmente.

Adriana Melo: Sim, Cammy

¤Coveiro¤: Concordo com as duas!

Léo: Hahahhahaha, também.

Cammy: Vocês tem sorte de gostarmos de vocês mesmo assim.

Adriana Melo: Concordo

Eddie: E só ver casamento. Mulher varia vestidos, homens só usam ternos.

Cammy: Mas tem horas que eu queria ser homem só por essa praticidade.

Eddie: Ah, sim, nada como se arrumar em poucos minutos.

¤Coveiro¤: Nossa, dois “eus” no mundo, não!

Cammy: Hahahaha...verdade, seria um Coveiro! Eca!

Adriana Melo: Bom...apesar de tudo isso, continuo achando o Josh Holloway absurdamente cheio de "graça visualmente" =)

616 Entrevista: Adriana Melo
Adriana Melo engrossando as fileiras de admiradoras de Sawyer


Eddie: Outra skater...

Cammy: Ah não! Mas ele é, fazer o que?

Adriana Melo: Bom, acho a Kate sempre a primeira a fazer burradas e tenho uma raiva enorme dela...mas ela e Sawyer se merecem, fazer o que ^^

Eddie: Concordo sobre a Kate. \o/

Léo: Bom, falemos agora, finalmente, de Miss Marvel. Esse é seu mais recente trabalho publicado no Brasil. A Carol é uma personagem polêmica. Uns gostam, outros não, sendo que alguns até chegam a odiá-la. E você, qual sua opinião sobre a srta. Danvers?

Adriana Melo: hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Cammy: Pode ser sincera, Adriana! hahahaha

Eddie: O Coveiro é ama a Carol, mas ele aguenta.

Léo: Sim, completamente sincera. Acredite.

¤Coveiro¤: Mas eu não amo a Carol, mas que m...Desisto!

Adriana Melo: Trabalhei em nove edições da Miss Marvel e pode ser que não tenha tido tempo pra 'entender' a personagem. Mas eu acho que ela não tinha desses momentos que comentei antes, os conflitos internos mostrados nas páginas. Sim ela teve e tem quilos de problemas, mas não chegaram a me ganhar como personagem. Ao contrário da Sara Pezzini e da personagem com que estou trabalhando agora. Como leitora, personagem que só batem, explodem coisas e etc acabam que cansando. Como desenhista, eu AMO PERSONAGENS QUE BATEM, EXPLODEM COISAS etc. ME DIVERTEM HORRORES. =)

Eddie: Você deve ter se divertido muito na história "Miss Marvel vs Skrulls a rodo".

Adriana Melo: Se eu te responder isso como desenhista, a resposta é fácil. Foi a revista mais gostosa de trabalhar, pois era o que eu chamo de "personagem padrão". Ela voa por Nova York, dispara raios de fótons, usa uniforme de colant... A edição #30 foi a que mais me diverti EVER!! Uma delícia aquela coisa de soco\soco\soco pra todo lado, sem cenário, só cenário...

616 Entrevista: Adriana Melo
Miss Marvel, um trabalho muito divertido...e só


Cammy: hahahahaha, imagino!

¤Coveiro¤: Bom, apesar de não amar a Carol, eu defendo o ponto de vista do roteirista Brian Reed. A maioria do pessoal ou não gosta ou não entende que a idéia era justamente por uma heróina com todas as boas intenções, mas com más execuções, na minha opinião. Assim, ela idealiza ser uma grande heróina, mas falha quase sempre, porque o caminho para tal é árduo e longo. Claro, senão todo mundo seria herói. Isso é o que eu entendi da proposta dele! Mas era no começo que se via mais isso, agora ela virou uma assassina de aliens verde! RS

Eddie: Coveiro se justificando.

Cammy: Eu brinco com o Coveiro, mas eu também vejo isso que ele diz na Carol, e isso eu gosto, na verdade, acho que alguns roteiristas deixam as histórias meio ruins, mas a personagem em si eu gosto!

Léo: Eu assino embaixo o que o Cova disse. E tenho gostado da caracterização e dos monólogos dela na série.

Eddie: Boring!!!

Adriana Melo: hmm... sou voto vencido, percebi. haha

¤Coveiro¤: Não, o Eddie está do seu lado, sempre.

Eddie: Tá 3 x 2!

Adriana Melo: Meu negócio e amor pra vida toda são X-men!

Cammy: Opa, então vou fazer a pergunta que não quer calar! Pelo visto a Carol está fora da jogada, mas se fosse uma heroína marvel, qual seria e por que??

Eddie: Tempestade não, Tempestade não, Tempestade não.

Adriana Melo: HAHAHAHHA

¤Coveiro¤: Ufa, não é Tempestade!

Adriana Melo: Hmm... Gosto da Vampira, não tem jeito!

¤Coveiro¤: SABIA!

Cammy: Sabia! Minha favorita, yey! Bate aqui, garota!!! o/ Mas vamos aos porquês...hehehe

Léo: Vampira rules mesmo. =)

Adriana Melo: Na verdade, gosto da Vampira e da Kitty Pryde, mas a Kitty da época do Excalibur.

Léo : Aí, Eddie!

Eddie: Putz...Kitty Pryde Rules *insira emoticon descontrolado aqui*

Adriana Melo: Na época dela ainda adolescente, cheia de receio porque ela não era alta/bonita como as outras supers. Depois que ela virou mulherão, me frustou um pouco. *Emoticon descontrolado* KITTY RULEIA!

616 Entrevista: Adriana Melo
Kitty e Vampira, as favoritas de Eddie e Cammy...também são de Adriana Melo


Eddie: Ah, mas o Cassaday não desenhou ela um mulherão.

Adriana Melo: Eu sei! Estou falando do que aconteceu uns anos atrás. Ela meio ninja, femme fatale ficou... blergh!

Cammy: Mas eu quero saber o porquê da Vampira, Ed, não atrapalha, pô!! Hahaha

Eddie: Deixa a Vampira pra lá, ela falou da Kitty. Felizmente, o Whedon resgatou a verdadeira Kitty.

Adriana Melo: Sobre a Vampira, a história da personagem é linda, o poder dela que acaba sendo mais uma maldição que outra coisa e enfim...Tem o Gambit ainda por cima! \o/

Cammy: Hahahahaha! Preciso mandar o link do em foco feminino pra Adriana ler!

¤Coveiro¤: Meu Deus, o Andrei vai pular uns 10 metros nessa entrevista!

Adriana Melo: Gambit e Noturno são meus personagens masculinos preferidos!

¤Coveiro¤: Por que o Gambit é tão adorado? Por quê? POR QUE, MEU DEUS?

Cammy: Isso foi abordado no em foco feminino!

Léo: Homem de Ferro, Star Wars, Gambit... só falta dizer que é fã do Cable pros quatro aqui ficarem seus fãs de vez.

Adriana Melo: Eer....Cable? *silêncio absoluto, cortado pelos grilos*

Cammy: hahahaahaha

Eddie: hahhahhahhaha. Tomaaaaaaa!!!

¤Coveiro¤: Vou dormir

Cammy: Mata o Coveiro agora! Primeiro, a Carol, agora Cable! Dá um tiro que dói menos...Hahahaha

Adriana Melo: Desculpa Coveirooooooooooooooo

616 Entrevista: Adriana Melo
Cable, o favorito do Coveiro, mas para sua tristeza, não é de Adriana Melo


Eddie: Adriana, o que você acha do Falcão de Aço?

Cammy: Hahahaha

Léo: Hahhahahahahhahahahahahahahahhahahahaha

¤Coveiro¤: Não responda "Quem?" Por favor!

Adriana Melo: hmmmm......*corre pro Oráculo(Google)*

Eddie: hahhahhaha. Tiro de misericórdia!!!

Léo: Hahhahahahahhahahahahahahahahhahahahaha

¤Coveiro¤: MEU DEUS!

Cammy: Hahahaha

Adriana Melo: *digita insandecida*

¤Coveiro¤: Morto e Sepultado!

Eddie: Kkkkkkkkkkkkk

¤Coveiro¤: HuahuHAUahuA... Até eu estou chorando de rir aqui! Alguém passe pra próxima pergunta que eu to caído no chão aqui e é difícil digitar assim!

Adriana Melo: Ok. Quem é?

Eddie: Nem o Google conhece....hahhahhahha. Coveiro é o fã nº1 dele.

¤Coveiro¤: É este aqui ó

616 Entrevista: Adriana Melo
"Vou procurar no Google", Adriana Melo sobre Falcão de Aço (Sorry, Covs)

Eddie: E é número 1 MESMO!!!

¤Coveiro¤: Um de único!

Adriana Melo: HAHAHHAHA

Eddie: Bem, voltando para a seriedade, eu estava lendo uma matéria sobre quadrinhos, onde se afirmava que super-heróis são tipicamente norte-americanos, assim como mangá é japonês. Qual estilo você acha que emplacaria no Brasil, fora os já conhecidos infantis? Falando nisso, você anda produzindo quadrinho nacional? Como anda nosso mercado?

Adriana Melo: Olha, pra mercado nacional eu nunca produzi nada. Graças a um amigo que tem aberto minha mente (quase a poder de marretadas) tenho conhecido um pouco do que tem sido produzido aqui, e como o povo rala muito, soa a camisa pra criar uma cara pro quadrinho nacional reconhecido. Eu poderia citar o pessoa do "4º Mundo" e do "Café Espacial" como grupos que tem publicado um material aqui dentro de muita qualidade. Sou fã de mangás e tenho acompanhado alguma coisa que tem saído por aqui. Acho que o Brasil já tem uma cara de quadrinhos sim, tem gente que há décadas tem lutado por isso, o único problema é a divulgação que é árdua. O formato americano de super-heróis acho que não emplacaria por aqui. O brasileiro é um sarrista de natureza, levando tudo pra brincadeira. Então, um super de colant e capa não acho que seria levado a sério por aqui. =)

¤Coveiro¤: E você tem contato com seus demais colegas desenhistas brasileiros? Trocam idéias corriqueiramente?

Adriana Melo: Bom, eu sou uma eremita que aos poucos está tentando mudar de hábitos. Não tenho contato com outros brasileiros, só aquela coisa de e-mail aqui e ali. Mas isso sou eu, que fico produzindo só em casa. Resolvi que a partir deste ano, vou passar a participar de eventos e workshops pra rever esse povo todo.

¤Coveiro¤: Adriana, assim, antes das perguntas finais, tem umas perguntas selecionadas por nós de leitores. Acha que teria um pouquinho de tempo para respondê-las?

Adriana Melo: Pode mandar todas, sem problemas ^^

¤Coveiro¤: Lá vai:
Fábio Campos perguntou "Se pudesse escolher uma série com um personagem da Marvel para desenhar qual seria?"

Adriana Melo: X-MEEEEEEEEEEEEENNNNNNNNNNNNNNNN... Sem dúvida!

Cammy: hahahahahha

¤Coveiro¤: Depois dessa, nem eu tenho dúvidas! rs

Adriana Melo: Bom, desenhei a capa variante da X-Men Legacy #225. Quem sabe mais um pouco me dão algo interno pra desenhar? *cruzando os dedos*

Eddie: Desde que não tenha Cable na equipe, tá valendo, né?!

Adriana Melo: Hmm...sendo X-mem, Cable está valendo, hahaha

Léo: Aquela da Marylin Monroe, né?

¤Coveiro¤: É uma das capas especiais comemorativas dos 70 anos.

Adriana Melo: Isso!!

616 Entrevista: Adriana Melo
Capa variante de X-Men Legacy #225, por Adriana Melo


¤Coveiro¤: Podiam por você no lugar do Land, caramba! Eu voto SIM!

Léo: Sinceramente, eu também, Covs.

Cammy: 3 votos

Eddie: 4!

Adriana Melo: hahah valeu ^^

¤Coveiro¤: Próxima:
Rafael Felga, um dos redatores de nosso site, perguntou: "Recentemente,li uma matéria com Ed Benes contando como ele realiza o seu trabalho. Ele não tem nenhum contato com o roteirista da HQ em questão, já que a DC envia os roteiros traduzidos pela Internet, bem como pelo fato dele residir aqui no Brasil. Como é com você? Você tem algum contato com os roteiristas das histórias que você desenha? É importante haver esse contato ou você o acha desnecessário?"

Adriana Melo: Bom, é que no meu caso graças a DEUS aprendi inglês na marra, então recebo os roteiros em inglês, converso por e-mail diretamente com editores e roteristas. Eu acho essa troca excelente! Faz o trabalho fluir mais fácil!!

¤Coveiro¤: Próxima:
Caliban, desenhista e atual dono da “comunidade-mãe” X-men Brasil do Orkut, perguntou: "Você acredita em dom ou é um termo que faz pouco caso das horas de treino e a dedicação de uma vida inteira para chegar ao nível que chegou?"

Adriana Melo: Eu acredito sim em dom, em aptidão, em tendência pra algo, que já nasce ali com a gente, impresso no DNA. MAAASSSSS se esse dom não for aperfeiçoado e treinado a exaustão, ele não se desenvolve, fica ali parado, um potencial enorme jogado fora. Hoje mesmo estava conversando com meu agente sobre erros comuns nos meus desenhos, minhas fraquezas, etc. Se eu não estabelecer um padrão muito alto pra mim mesma, nunca vou evoluir, vou ficar estagnada no traço e na produção.

¤Coveiro¤: Outra:
Andrei, também desenhista e também fã do Gambit, perguntou: "O que é mais importante nos quadrinhos pra você? Desde que começou, quais as mudanças mais interessantes que percebeu no seu trabalho?"

Adriana Melo: As principais mudanças foram a parte da anatomia que melhorou horrores e o traço de uma forma geral. Agora já consigo desenhar prédios bem, carros idem, porque descobri qual seria a fórmula ideal pra isso, coisa aprendida na prancheta, com muita prática. Acho que hoje também faço um layout muito mais rápido que antes.

¤Coveiro¤: Bom, a última pergunta é do Diogo, mas... sei não... bem, lá vai! Ele falou assim: “Veja se ela acha a Miss Marvel uma vaca também, afinal, até o Dr. Destino acha! Eu devia cobrar direitos autorais do Bendis"

Adriana Melo: Morri! *desmaia depois do comentário*

Eddie: hahhahhahhaha

Adriana Melo: Pobre Carol, ela não é uma cow, não! Haha...

Cammy: Viu como ela sofre????

Eddie diz: E faz o Coveiro sofrer por tabela.

¤Coveiro¤: A história é longa, Adriana. Diogo é um expert em Marvel da comunidade e era fã da Carol. Só que com essa série, ele mudou a perspectiva de olhar ela. E foi o primeiro a chamar ela de vaca mesmo, antes do Bendis colocar no roteiro HUahauHAu... E eu tive oportunidade de rir com ele lá no Rio assim que a revista saiu nos EUA. Foi muita coincidência...

Adriana Melo: hahaaha

Eddie: O que me deixa doido é ela apanhar do Destino, mas detonar um exército de skrulls. Bem, ao menos, a Adriana se divertiu desenhando...rsrrsrs

Adriana Melo: Essa foi uma coisa que me deixou passada! Ela destruiu uma HORDA DE SUPERSKRULLS muito facilmente! E quando apareceu o super-duper-megaSkrull? Em 3 páginas no máximo ele já estava no chão...mas enfim...

Eddie: Obrigado, Adriana. Não sou uma voz solitária na escuridão.

Cammy: Chegando a reta final! O povo quer saber: Você pode nos adiantar alguma coisa de quais são seus próximos trabalhos em vista?? Alguma coisa pra curto ou longo prazo?? Se pudermos saber, claro.

Adriana Melo: Bom, estou trabalhando agora numa minissérie pra Marvel, mas o editor não me deixa falar nada de nada! Só posso dizer que é algo ligado ao Aranha!

Cammy: Opa, “spoiler alert”!

Eddie: Gata Negra? Mary Jane? Jackpot?

Adriana Melo: Não sei..não sei...hihi

Eddie: Tia May?

Adriana Melo: Isso! Super Tia MAY! hahahaha

Léo: Mephisto e Joe Quesada contra o mundo?

¤Coveiro¤: Essa velha não morre!

Cammy: Imagino a Tia May sexy que a Adriana desenharia!

Eddie:hahhahhahhaha. Bem, vamos a última pergunta! A Marvel está em meio a outra grande mudança, com a Invasão Secreta. Como se sente fazendo parte disso? E, afinal, em quem a Adriana Melo confia?

Adriana Melo: Apesar de não simpatizar com esses mega-hyper eventos constantes, gostei MUITO do que a Marvel fez coma Invasão Secreta! E nossa, pensar que estou no meio disso, com histórias minhas na banca da esquina é MARAVILHOSO! Com exceção de um especial do Lanterna, nada meu tinha chegado por aqui antes! E eu confio...

...no homem que assina o cheque: Santo Joe Quesada! Hahahahah


Cammy: hahahahahaha

Eddie: Damn it

Adriana Melo: *puxa-saco mode ON*

Léo: Hahhhahahhahahahhahahahahahaha

¤Coveiro¤: Esse eu não confio, não...eu confiava até Um dia a Mais...Agora, não!

Eddie: Adriana Melo pagando de Smithers, hein?! Ora, ora, ora...

Adriana Melo: Vocês entenderam a brincadeira, certo? haha

Cammy: Claro, eles que são implicantes!

Adriana Melo: Qualquer coisa que eu responder vai ser spoiler dos grossos! Haha Essas histórias todas tem um ano de feitas, então já sei a lista dos Skrulls haha...

Eddie: O mais importante é que ela também não simpatiza com esses mega-eventos constantes. Agora, sei que não é chatice minha. \o/

Cammy: Sabia que Ed ia dar pulinhos!

¤Coveiro¤: Bacana, Adriana! Foi muito bom conhecer seu trabalho e - agora posso dizer - conhecer você "pessoalmente"! Foi uma simpatia de sua parte aceitar a entrevista via chat porque em poucas horas foi como te conhecer por muito tempo. É quase uma 616... até tem os mesmos problemas de metade de nosso pessoal em curtir o Gambit! HAUhauHA...

Eddie: Entrega a medalha de 616 honorária.

¤Coveiro¤: Certamente, o pessoal da comunidade vai adorar a entrevista! Acho que foi uma das melhores!

Léo: Realmente.

Adriana Melo: Uia!! Valeu Coveiro!

Cammy: Adriana, foi um prazer meu também te conhecer e ainda mais saber que tenho tantas coisas em comum com um nome de referência como o seu! Hehehe. Continue esse trabalho maravilhoso e espero que goste do site e do resultado da entrevista! Com certeza uma das melhores depois da minha.... hahahahahahhaha! *brincandooooo*

Eddie: Bem, eu agradeço muito pela entrevista e fico feliz de ter ajudado no contato. Essa foi uma das melhores. Valeu mesmo!!!

Léo:Também achei muito bacana a entrevista, e agradeço também a sua simpatia conosco. Gosto bastante do seu trabalho e otrço que venha mais por aí. E é isso aí, Gambit!

¤Coveiro¤: Adriana, pode mandar uma mensagem final pros leitores - sejam fãs de Miss Marvel ou não – para encerrarmos a entrevista!

Adriana Melo: Bem. continuem acompanhando Invasão Secreta, porque é um evento dos melhores da Marvel, e prepara terreno pra coisas muito bacanas que estão a caminho!


E aqui encerrou nossa entrevista, apesar de nosso papo com a Adriana ter continuado muito mais. De livros como Harry Potter e Crespúsculo a times de futebol, nossa brasileira que fez nome e alguns recordes em seus pioneiros trabalhos nos EUA se mostrou alguém tão próxima e simples que por vezes esquecíamos que ela é uma verdadeira “deusa” dos traços. Mais uma vez, Adriana, muitíssimo obrigado por dividir seu tempo precioso conosco!

Equipe 616

comments powered by Disqus