sexta-feira, 10 de julho de 2009

Wolverine: Frente a Frente Mais Uma Vez


Wolverine #64

A perseguição a Mística continua, e na sua primeira missão solo desde o fim de Complexo de Messias, cabe a Wolverine viver um verdadeiro inferno para achar e assassinar sua velha conhecida.

Em Wolverine 54 estamos de volta 1921, Kansas City, e enquanto Raven explica a Logan que precisa dele para completar seu bando de trapaceiros e batedores de carteira, ele não consegue entender onde se encaixa, já que não tem tais habilidades. Porém, quando dois trapaceados se irritam e ameaçam Pete Seis Dedos, tudo fica claro. Rapidamente Logan salva o trambiqueiro, e coloca os dois para correr, não sem antes ser acertado por um tiro.

De volta ao presente, no Afeganistão, Wolverine pensa em como aquela não foi nem a primeira, e muito menos a última vez que levou vários tiros. E se lembra como já foi alvejado das mais variadas formas. Contudo, mais uma vez incapacitado com os tiros dos locais (graças à armadilha de Mística), deixa bem claro que por ter acontecido centenas de vezes, isso não quer dizer que goste nem um pouco disso.

Wolverine

Ele deixa bem claro que o processo de recuperação não é nada agradável ou indolor, mas antes mesmo de que a cura se complete, vai atrás de Mística com o ânimo (ou pelo menos as motivações) renovado. Ele é bom em matar as pessoas, e é isso que precisa fazer agora.

É apenas dois dias depois, na capital do Iraque, que Logan a encontra em um bar lotado de soldados americanos. Disfarçada como freira e usando jovens órfãos como escudo humano, mesmo que estes não saibam disso. Wolverine toma uma bebida com ela, e começa a conversa, na qual Mística deixa claro que não se arrepende do que fez, e muito menos se explicar para alguém como ele, sobre uma traição para lá de anunciada.

Wolverine diz que não quer atrasar o inevitável, e propõe que os dois saiam. Ela o provoca, inclusive sobre sua onipresença, usando um subterfúgio muito baixo para virar os freqüentadores do bar contra o X-Man, enquanto foge, deixando os órfãos estupefatos com sua verdadeira aparência. Ao sair, afirma que eles precisam aprender a nunca confiar em ninguém.

Wolverine

E a deixa para mais um flashback na Kansas da década de 20, quando, ao falar com Logan, Raven tenta convencê-lo a confiar nela e em seu grupo, juntando-se a eles em definitivo, como em uma família. E ela promete um grande empreendimento caso ele permaneça com o grupo, aproximando os dois momentaneamente.

Wolverine

De volta ao presente, em algum lugar entre a Síria e o Iraque, Mística usa a identidade de uma prostituta para assassinar e tomar o lugar do senador Brickman, dos EUA. É um ótimo disfarce para quem quer se proteger dos ataques de Wolverine.

Wolverine

E ele chega pouco tempo depois ao local, encontrando o corpo do senador ainda quente. Entendendo bem o que ela quis com isso, Logan sabe que precisará recorrer a uma carta em sua manga para cumprir sua missão. E essa carta se chama Modad, que ele encontra no meio do deserto, em Al Anbar, Iraque, e a única maneira de se chegar até ele é ser feito prisioneiro por seus homens.

Wolverine

Já na edição 55, estamos de volta ao passado, quando Mística apresenta seu plano de roubo a um banco federal, e, pela presença repentina de um policial, força Logan a protagonizar uma sessão de beijos, abraços, e algumas coisas a mais com ela. Com o perigo afastado, ela logo o desafia, dizendo que sua indecisão em participar do roubo se deve a seu medo de ter a possibilidade de se fixar em algum lugar.

Wolverine

De volta ao Iraque, vemos uma estranha cena, em que Modad, apesar da desconfiança e inquietação de seus comandados, ajuda Logan, pois sabe do que ele é capaz. Ouvindo a conversa dos homens, ele pensa como é estranho acharem que ele não sente dor, quando na verdade ela é constante. Principalmente quando seu corpo se regenera aceleradamente. E o estranho nisso tudo é que Wolverine (que se encontra em um carro lotado de explosivos e vestido como um árabe) detona tudo.

Wolverine

Enquanto eles concretizam o plano, carregando o corpo carbonizado para um centro militar americano em pleno Iraque, como se fosse um terrorista mal sucedido, Logan lembra da conversa que teve com Modad no dia anterior. Tocando em um assunto delicado, o roteirista Jason Aaron nos mostra que o que ocorre naquela região do mundo está longe de ser simples, e que as pessoas que vivem lá já lutam há muito tempo.

No coração da base militar, Wolverine poderá se aproximar de Mística, que ocupa o lugar do senador Brickman. Não demora e ele sai do necrotério ainda parecendo um zumbi em carne viva, e chegar até seu alvo, logo revelando que sabe sua verdadeira identidade.

Wolverine

Em seguida, Logan consegue irritar tanto Mística que ela desiste de fugir e o enfrenta. Ferida, consegue um momento para escapar e usar a identidade roubada para que dois soldados tomem preciosos segundos de Wolverine.

Novamente seus poderes são a arma perfeita para, usando a libido acumulada dos soldados americanos, roubar um veículo e escapar. Mas Logan derrubou os dois soldados (sem matá-los), e logo volta a persegui-la. E pelo que ele pensa enquanto corre, percebemos que algo no passado que os dois têm em comum o motiva mais do que as ordens de Ciclope. Uma traição, uma mágoa.

Assim voltamos a Kansas City, e vemos o roubo a banco aparentemente correr bem, com a ajuda de seu “circo de aberrações”. Porém, a chegada da polícia, pegando todos em flagrante, e o sumiço de Mística parecem ser o sinal de que tudo acabaria por água abaixo.

Wolverine

Mais uma vez no deserto, Raven parece desistir de fugir, e extremamente irritada por ser chamada de covarde. Recupera seu fôlego, pensa em como não se arrepende de nada do que já fez, e se prepara. Armada até os dentes, ela agora enfrentará Logan de frente.

Wolverine

Na próxima edição o arco se conclui, quando saberemos o que aconteceu em Kansas City, porque Wolverine odeia tanto Mística, e se ela sobreviverá a um encontro cara-a-cara.


João

comments powered by Disqus