sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cable: Amigo até o fim

Outrora dois viajantes do tempo, com histórias pessoais bem diferentes, porém com motivações oriundas dos maiores heróis mutantes de seus passados, os X-men, Cable e Bishop são agora rivais. Um quer proteger o futuro da espécie mutante salvando uma bebê que acreditam ser a messias. O outro deseja matar essa criança e assim evitar que no futuro ela cause um verdadeiro massacre que elimine um milhão de vidas. E nesse exato momento, ambos estão anos no futuro numa verdadeira caçada de gato e rato.

Cable


Tentando se livrar dos bandidos de Nova Jersey e sem desejar perder mais tempo, Bishop lança um pesado caminhão contra Cable e a neném. Nathan sabia que sua única chance era realizar ali mais um salto temporal, mas só percebe de última hora que seu mecanismo de viagem no tempo esta quebrado. E é nesse clímax que o leitor é deixado na edição anterior.

O veículo cai com um estrondo sobre os dois e Bishop mal tem tempo de verificar o sucesso de sua ação. Um dos malfeitores do lugar o atinge com uma arma, deixando desacordado. Por fim, o arrastam para fora dali. Agora que descobriram que se trata de um mutante, vão tentar vender Bishop por um bom preço.


Cable

O destino de Nate e da criança sabemos momentos depois. Ele se arrasta para fora do veículo, salvo pelo resquíscio de sua telecinesia. A bebê continua bem, graças a Cable (Rá!). Ele só volta a despertar muito tempo depois, sob os cuidados da garçonete do bar próximo ao conflito. A mulher o ajuda a tirar a bala, cuida de seu ferimento, mas de modo algum tem autorização de tocar na bebê mutante.


Cable

Enquanto isso, Bishop acorda rodeado pelos seu captores. Ele precisa pensar rápido em uma maneira de sair dali e ao esboçar o plano, começa a provocar os bandidos. Obviamente, eles reagem com violência e Lucas Bishop apenas sorri. Era exatamente aquilo que ele queria. Em instante, ele usa a energia cinética dos socos e chutes que acabou levando para destruir as correntes que o prendiam e detonar com todos ali.


Cable

Enquanto isso, Cable se informa com a garçonete sobre a história do lugar. Descobre que aqueles bandidos na verdade são um tipo de milícia local chamada Autoridade Rodoviária. Surgiram quando a maioria dos ricos dos EUA resolveu abandonar boa parte do país e tudo ficou entregue a esses “protetores”, que fazem tudo em busca de respeito e taxas. O medo fazia os homens tornarem-se covardes e incapazes de reagir. Era assim até Cable surgir.


Cable

Cable replica dizendo que em qualquer outro momento, ele ficaria ali para eliminar aquele sistema. Contudo, hoje, sua missão era mais importante. Ele precisava proteger a bebê, que por sinal começa a chorar de fome. Enquanto amamenta a guria, Cable e a garçonete voltam a conversar e pela primeira vez seu nome chega ao leitores, Sophie.

Tudo é interrompido com um estrondoso rugido vindo dos céus. Cable se arma e pede pra Sophie se afastar. Com uma explosão, a porta se escancara e o visitante se anuncia. Para surpresa de todos, até mesmo do preparado Cable, é seu velho pupilo, Míssil quem aparece. E quando falo velho, falo literalmente.


Cable

A principio, o envelhecido Samuel pensa que Sophie é a messias, mas Cable logo esclarece tudo e mostra a criança em seu colo. Ele se senta ao lado de Nathan e começa a contar sua história, revela como sobreviveu até ali sendo o último X-men. Sam revela que com o tempo, poucos sobraram e foi graças a uma “gambiarra” feita com a cerebra que conseguia monitorar os último mutantes vivos.

O tempo passou e apenas um ponto passou a ser indicado na máquina. Ele envelheceu com a esperança de que uma luz voltasse a brilhar e assim descobriu a chegada de Cable. Foi voando até ali e é assim que se resume toda sua história. Agora, ele está ali, disposto a ajudar seu antigo líder mais uma vez, mesmo que custe sua vida.

Não demora muito para Sam ser posto a prova. Após fugir da Autoridade Rodoviária, Bishop foi coletar informações justamente na lanchonete em que Sophie trabalhava. Não demorou um instante para ele descobrir que a moça poderia estar abrigando Cable e a criança.


Cable

É impossível elaborar um plano decente para deter o alucinado Bishop. Samuel decide encará-lo de frente e assim garantir um tempo para Cable, Sophie e a bebê fugirem. Eles se despedem e Sophie os leva até um carro com combustível suficiente para afastarem-se da cidade.


Cable

Agora, nossas atenções voltam-se todas para a luta entre Bishop e Míssil. Sob os desenhos de Ariel Olivetti, as cenas de ação que seguem são simplesmente fantásticas. Sam praticamente leva vantagem durante toda a luta, usando sua indestrutibilidade para chocar-se contra Lucas a todo instante.


Cable

Durante a batalha, Bishop tenta convencer o ex-pupilo de Cable sob a necessidade de deter a bebê, mas Sam não parece dar ouvidos. A todo instante o ataca com novos golpes, até que ele tomba no chão. Sam pousa ao seu lado, observando o corpo estendido sobre uma cratera. Mal sabia ele que caíra numa armadilha.

Do braço mecânico de Lucas, saem tentáculos de metal que atravessam o corpo de Samuel e arrancam seu coração. Sam solta suas últimas palavras antes de morrer e pergunta o porquê de Bishop estar fazendo aquilo. Lucas o olha com um ar patético e apenas diz “pra te salvar”.


Cable

Ao longe, Sophie para o carro a pedido de Cable. Ele parece pressentir o que aconteceu. Volta-se para a bebê e a olha com carinho. Por fim, fala para a garçonete que cansou de fugir. E é na próxima edição que estaremos finalmente concluindo esse primeiro combate entre os dois viajantes do tempo.

Cable

Coveiro


Ps : Essas histórias fazem parte das revistas X-men Extra 90 e 91. Todas elas com arte de Ariel Olivetti e roteiros de Duane Swierczynski.

comments powered by Disqus