sábado, 4 de julho de 2009

Surpreendentes X-Men: @warrenellis RT @josswhedon?

A 3ª temporada de uma série sempre é um divisor de águas. Normalmente, é nela que a série se firma como um sucesso ou começa o caminho para a mediocridade ou o cancelamento. Podemos observar aqui que essa é uma realidade também nos quadrinhos. Agora, chegou a 3ª temporada de Surpreendentes X-Men que, assim como os Supremos, conta com uma nova equipe criativa. Teríamos motivos para preocupação?

surpreendentes

Agora estabelecidos em São Francisco, os heróis mutantes passam por um momento de tranquilidade. Hank McCoy curte seu blues matinal, Hisako reclama de seu codinome no Twitter e troca chistes com o cientista sobre seu gosto musical. Logan está bebâdo em cima de uma árvore, usando apenas cueca. Já Scott Summers e Emma Frost continuam juntos, acordando bem cedo para suas atividades com a equipe.

surpreendentes

Usando seu carro voador, o casal chega na Base X Alfa, que é o horrível nome do atual lar do grupo. Hank diz se preocupar com a felicidade de Scott, pois essa é a melhor fase do amigo e, portanto, havia o risco dele se autossabotar. Há também uma pequena referência sobre um relacionamento entre Abigail Brand e McCoy.

Nesse momento, chega Ororo Munroe que, depois de uma conversa inútil sobre seu título, pede para fazer parte da equipe durante um tempo. O motivo seria o fato de T'Challa, seu marido, ter doado dinheiro para os Mutantes Sans Frontières, atuais financiadores dos X-Men. Isso me faz pensar que finalmente a fonte de Charles Xavier secou, além de querer saber porque esse grupo ainda existe com tão poucos mutantes. Na realidade, o motivo de Tempestade seria tédio de apenas fazer amor e compras.

surpreendentes

Claro que fica óbvio, logo de cara, que teremos alfinetadas entre Ororo e Emma. Só sei que isso me deu uma grande saudade de Kitty Pryde.

Os heróis são chamados pelo Departamento de Polícia de São Francisco, pois são consultores oficiais deles. E, depois do couro preto e de um retorno ao colorido, temos os novos uniformes da equipe: roupas comuns. Uma bela idéia de Scott, já que ultimamente aparecer como herói uniformizado é algo controverso.

surpreendentes

O motivo da convocação era um estranho assassinato cuja vítima estava flutuando em chamas. Tempestade apaga o fogo e o Fera, com ajuda de Logan, extrai uma amostra do corpo, visando descobrir se a vítima era homo superior. No entanto, o cientista afirma conhecer todos os mutantes que restam, portanto, não acredita que nem vítima, nem assassino, sejam membros dessa raça, embora o segundo seja, obviamente um pirocinético.

surpreendentes

Emma faz algo que os policiais, por lidarem com um supercrime, não pensaram. Ela começa a ler a agenda da vítima, que indicava que ele estava seguindo três homens, optando por um certo "indíviduo x", possivelmente o assassino. O falecido possuia uma grande quantidade de informações sobre o suposto criminoso, inclusive, sabendo que naquele momento ele já estaria indo para a Indonésia, rumando depois para a Praia Chaparanga. A mênção desse lugar chama a atenção dos heróis, que concluem que o culpado estaria tentando sair do planeta, pois essa praia é onde as espaçonaves vão para morrer.

Depois de analisar a amostra, o Fera conclui que a vítima não era homo superior, mas uma espécie de tentativa de criar mutantes. Hank acredita que o assassino seria semelhante e, portanto, poderia sugerir algum tipo de conflito secreto, algo ainda mais perturbador é ser justamente no atual lar da equipe. O Fera fica realizando mais testes, enquanto o resto da equipe ruma para Chaparanga.

surpreendentes

Enquanto vão ao lugar, explica-se que todas as naves alienígenas que caem na Terra são encontradas pelos governos que, não querendo a responsabilidade, vendem para empresas do setor privado. Essas descarregam tudo na já citada praia, onde as naves e peças são saqueadas pela população pobre do lugar. Segundo Wolverine, eles estão indo para um dos cinco lugares mais perigosos do planeta.

surpreendentes

Assim termina a season premiere da série, agora com Warren Ellis no roteiro e Simone Bianchi na arte e, sendo bem sincero, não sei ainda o que pensar. Falando ainda mais sinceramente, digo que não gostei dessa 1ª edição.

Teve o retorno da Tempestade, a mudança de personalidade da Hisako e conversas esquisitas entre os personagens. O que me incomodou mais foi o último, um exemplo foi Logan falando mal de Warren, sem motivo algum para aquilo. Fora que achei muito estranho o papo do ferro-velho de discos-voadores, pois é algo grande demais para nunca ser mencionado antes e todos ali conheciam.

E a comentada explicação sobre o gene x, não achei lá isso tudo, mas para não dizer que estou pegando no pé, deixo um trecho sobre isso escrito por outro editor do site, o Coveiro:

"A explicação do gene X foi a melhor já feita até hoje. Sempre se fala na mutação de um só gene, mas isso seria insano de imaginar com tantas diferenças entre mutantes.

Assim, Ellis deu uma linda chutada na barraca e pos a explicacao mais elegante que já vi para tudo. O gene X é o que define a pessoa ser ou não um Homo Superior, mas o que a pessoa vai se tornar é uma incógnita científica ou depende de outros fatores e co-fatores que ainda nao foram explicitados nas histórias, já que é a mutação desse Gene que modifica todos os demais.

Vamos esquematizar:

Gene X Normal ----> Gene para olho, Pele, cabelos, etc normais

Gene X Mutante ---> quando é acionado/expresso ---> Ele muta em cada célula em particular os demais genes (ou parte deles) ---> Olho alterado, pele alterado, cabelo normal (porque parte é aleatório), boca alterada... É como um desencadeador de mudanças..."


Bem, achei o máximo Thunderbolts e fui à loucura com Nova Onda, portanto, tenho confiança que a 3ª temporada de Surpreendentes X-Men será muito boa. Falando da arte, também fiquei dividido, gostando muito em alguns momentos e nada em outros.


Eddie

P.S. título do artigo faz brincadeira com a moda do Twitter, se você usa, entendeu, se não usa, cadastre-se e aproveite para seguir nosso twitter

comments powered by Disqus