terça-feira, 21 de julho de 2009

Jovens X-men: Conflito de Gerações

Depois dos chocantes eventos mostrados no final do Complexo de Messias, podemos dizer que os X-men, como conhecíamos, não existem mais. Contudo, isso não quer dizer que, mesmo que divididos, eles deixaram de lutar. Ciclope, o atual líder e ícone máximo dos mutantes, sorrateiramente faz suas jogadas. Recriou a X-force para missões mais pesadas, ao mesmo tempo que recrutou Jovens X-men para algo especial.

Jovens X-men

Como vimos na primeira edição, os convocados foram Pedreira, Lobinho, Pó, Olhos Vendados e um novato chamado Eric Gitter, o Tatuado. E os cinco já tem sua primeira missão – caçar a nova irmandade de mutantes, formada pelos antigos “Novos Mutantes”. Mas antes de lançá-los direto a campo, Ciclope dá início a uma série de simulações na caverna X (onde outrora os Novos X-men treinavam) e mostraram que os garotos tinham muito ainda o que aprender. Faltava trabalho em equipe e Ciclope, hoje, sabe que eles não podem se dar ao luxo de falhar. Na verdade, ele quer saber se eles estão até mesmo dispostos a matar seus adversários.

Jovens X-men

Uma dúvida, no entanto, ainda persiste no grupo de adolescentes. Para eles, o Míssil e os demais ainda são vistos como heróis. E por mais que eles tenham virado a casaca, os jovens acham que matar não é coisa para X-men. Ciclope discorda. São novos tempos, novas atitudes. Tudo mudou desde Complexo de Messias.

De volta a seus aposentos, Olhos Vendados continua preocupada com suas visões do futuro. A imagem de alguém no grupo morrendo não sai de sua cabeça. Fora que ela prenunciou a existência de um “lobo” no grupo. Mas seria isso o anúncio de uma futura traição?

Jovens X-men

No dia seguinte, Ciclope dá novas ordens ao grupo. Ao invés de um ataque a toda formação da Irmandade, seria melhor eles capturarem cada membro em separado. Assim, recebem as instruções e um cerebrex (antiga tecnologia sentinela de detecção de mutantes) para ajudar a detectar os ex-novos mutantes. Todavia, o aparelho parece estar com algum problema, pois mostrou um número menor de mutantes do que havia na sala. E isso sem contar o estranho espreitador que estava observando todos ao longe.

Os Jovens X-men se dividem em duas frentes de batalha. A primeira, definida como Equipe Azul, é composta por Olhos Vendados e Tatuado. Eles partem para capturar Dani Moonstar, atualmente residente numa solitária choupana em algum lugar dos EUA. A segunda equipe é a Dourada, formada por Pó, Lobinho e Pedreira. Eles terão que pegar ninguém menos que Amara Aquilla, a Magma, que se encontra em Los Angeles.

Os três componentes da Equipe Dourada localizam Amara fazendo seu Cooper diário nas ruas de Venice e decidem por uma estratégia bem ousada colocando o jato-x pra cima dela. Obviamente, a mutante magmática responde a altura e isso praticamente derruba a aeronave e põe a cidade em chamas. Não vai ser uma luta nada fácil.

Jovens X-men

Por outro lado, a Equipe Azul foi até mesmo surpreendente em seu ataque. Invadiram a casa de Dani, pegando-a de surpresa. E mesmo com a sua experiência, Moonstar acabou sendo rapidamente noucateada. E para nossa surpresa, até mesmo Olhos Vendados foi posta no chão, revelando a surpreendente traição de Tatuado logo na segunda edição do título.

Jovens X-men

Tatuado leva as suas duas capturadas para um lugar meio abandonado em Manhatan, Nova York. Alguém que lembra muito Donald Pierce, está lá para recepcioná-lo. O novato entrega as duas para o seu misterioso contratante e pergunta pelo dinheiro. O jovem não passa de um mercenário, que até então não estava nem um pouco interessado em se envolver na política mutante.

Jovens X-men

Enquanto isso, Pedreira, Pó e Lobinho estão numa briga de ferrar contra Magma. Mesmo em desvantagem numérica, Amara mostra que experiência é o que conta. A garota simplesmente elimina Pó tornando-a vidro, temporariamente desfaz o corpo rochoso de Pedreira e só é impedida totalmente por Lobinho, que a ataca de surpresa pelas costas. A equipe Dourada encerra sua missão com uma primeira baixa e chamando atenção de toda a mídia local. Pelo noticiário, Samuel Guthrie e Roberto da Costa tomam conhecimento do estranho retorno dos ‘X-men’.

De volta a base, Tatuado chega de mãos vazias e com um falso discurso para tentar enganar Ciclope. O instrutor parece receber normalmente a notícia e adverte o garoto de que o outro time teve grandes problemas também, apesar de concluir a tarefa de capturar Magma.

Ao longe, o misterioso espreitador finalmente dá as caras ao leitor. Não parece ser ninguém conhecido. Fala completamente em desvaneio tanto quanto a própria Olhos Vendados e solta um codinome que há muito tempo não ouvimos falar – Cifra.

Jovens X-men

A equipe Dourada retorna a base com a inconsciente Magma, que é levada a uma cela de contenção especial.Lá, Ciclope encontra o Lobinho pensativo e o alerta que apesar de não ter matado realmente Magma em seu ataque hoje, deve se preparar para um dia encarar isso. Já a Pó foi carregada até a enfermaria, onde está sendo sujeita a uma avaliação por uma série de hologramas de especialistas em medicina e cura, mas sem nenhum resultado conclusivo.

Jovens X-men

Enquanto isso, a Penitenciaria Estadual da Baía Pelicano é invadida. Um dos prisioneiros é alvo do resgate e o seu salvador está usando uma nova tatuagem com o símbolo explosivo nas mãos. E não se trata de Eric, mas sim de alguém chamado Carlos.

Jovens X-men

Por fim, ao despertar em sua clausura, Dani Moonstar desconta toda a sua fúria por ter sido capturada em Olhos Vendados, com quem divide a prisão. A garota mutante vidente, todavia, só a alerta com o nome “Donald Pierce”. Surpresa com o nome do vilão citado, Moonstar mal se dá conta de que Ruth apenas anunciava a chegada do ciborgue, que puxou a indígena pelos cabelos e a cumprimentou com toda ironia.

Jovens X-men

Desenhadas por Yanick Paquette (X-men: Guerra Civil) e roteirizadas por Marc Guggenheim (Wolverine, Homem-Aranha), as histórias da jovem equipe de X-men estão apenas começando. Aguarde mais traições, surpresas e uma trama ainda mais complicada por vir. Mas não espere também muito.

Coveiro

*Veja a belíssima capa do número 2 de Jovens X-men, desenhada pelo casal Dodson, clicando aqui!

comments powered by Disqus