sábado, 18 de julho de 2009

Foi o Dr.Pym no Laboratório com o Robô

Algumas coisas na vida são inevitáveis. A morte, por exemplo, ou até mesmo o imposto de renda. Não adianta tentar fugir, aquela coisa inevitável irá alcançá-lo, mais cedo ou mais tarde. Eu busquei me esquivar ao máximo, tentei até ver se parar de comprar a revista funcionaria, mas eis que o artigo sobre a conclusão da 3ª temporada dos Supremos veio até mim. Sem outras opções, aceitei a árdua tarefa de resenhar essa atrocidade em forma de revista em quadrinhos. Acha que estou exagerando? Confira, por sua conta e risco, Marvel Millennium 88 à 90 ou leia o texto a seguir e veja a opinião de quem já sofreu com essa edições.

ultimates

No meu último artigo, abordei as duas primeiras edições da história, onde o fato mais relevante foi o assassinato da Feiticeira Escarlate e o roubo de seu corpo pela Irmandade de Mutantes.

Normalmente, nós resumimos a história aqui no nosso site, dando nossa opinião durante o texto e/ou no seu final. Dessa vez não farei isso, pois os corajosos que já leram, provavelmente, não vão querer sofrer mais uma vez. Já quem não leu, só precisa saber os fatos mais relevantes que, acreditem, não foram muitos.

Como Magneto, segundo Wolverine, é um problema dos X-Men, o baixinho canadense oferece ajuda para solucionar a trama do assassinato. Claro que, para manter a história "quente", ele protagoniza com o Gavião Arqueiro uma cena bem anos 90.

ultimates

Depois da luta gratuita e sem sentido, entramos em um flashback, onde conhecemos a ligação entre Logan e Wanda. Nosso herói foi para a Montanha Wundagore procurar uma forma mística de morrer, envolvendo-se com uma feiticeira chamada Magda, ninguém menos que a esposa de Magneto e a mãe dos gêmeos. Magneto pegou a mulher no flagra e colocou o "Ricardão" para fora. Roteiro digno de Carlos Manuel e Maria do Bairro. Só faltou o "não é nada disso que você está pensando".

Anos depois, quando Logan entrou na Irmandade, Magneto não se recordou de nada ou fingiu não lembrar (que conveniente). Ele manda Logan assassinar Pietro, pois o considerava patético. O baixinho resolve apenas dar um susto, mas foi o suficiente para descobrir todo o potencial de Wanda, que conjurou os dinossauros da Terra Selvagem. Sim, no Ultiverso a origem deles é mágica.

A equipe parte para a Terra Selvagem e, nesse momento, surge uma estranheza entre Logan e o Pantera Negra. O Homem de Ferro retorna, revelando-se um impostor robótico e atacando a Vespa. Na Terra Selvagem, os Supremos são recepcionados por Kazar e Shanna.

ultimates

Vespa é salva pelo Capitão América, que diz a frase "venha comigo se quiser viver". Por que ele disse isso? Simples, porque essa é a frase clássica dos filmes Exterminador do Futuro e Jeph Loeb queria nos dar a dica que esse Capitão também era um robô. Isso seria bem mais interessante se Hank Pym não tivesse destruído o impostor logo depois dele dizer essa frase.

ultimates

O diminuto herói leva Janet ao laboratório onde as duplicatas robóticas dos heróis estão sendo criadas. Lá chegando, encontram o homem responsável por tudo, alguém que soa muito parecido com Hank, o filho deles: Jaqueta Amarela.

ultimates

Mas quem seria ele? Bem, lembram quando a Wanda flertou com aquele robô Ultron? Pois é, naquele momento a Wanda soltou um feitiço que o deixou apaixonado e obsecado por ela. Apesar de estar em funções domésticas, ele era um soldado e encarava seu amor como uma guerra. Ele que vazou o vídeo de Tony Stark, criou o Venom para sequestrar Wanda e causou a overdose em Pym. Porém, ao ver Pietro com Wanda e sua quase declaração, percebeu que ela nunca seria sua e disparou.

ultimates

Segundo ele mesmo, dessa vez o assassino era o mordomo e ninguém percebeu. Sério, dá para falar alguma coisa?

Ele ruma para a Terra Selvagem com seus Supremos robóticos. Lá a porradaria comia solta entre os Supremos e a Irmandade. Aí descobrimos qual é a real identidade do Pantera Negra, ele é...Steve Rogers. Nesse momento, percebemos que o Pantera e o Capitão nunca estiveram no mesmo lugar. Agora, por que raios ele fez isso?

ultimates

Bem, rola muita porrada, com direito a decapitação do Mestre Mental, mas no fim das contas, todos os robôs são destruídos. Magneto culpa os humanos da mesma forma, já que o robô foi criado por um. Cansado de tudo, Clint Barton dispara contra o vilão, mas seu filho se coloca na frente da bala e morre.

No fim das contas, Magneto diz que amou os dois filhos igualmente e lamenta não poder enterrar a filha, já que não sabe onde o corpo desta está. Acho que alguém anda mesmo muito esquecido, já que duas edições antes é mostrado que Magneto mandou matar o filho. Ele diz que todos pagarão pela morte dos seus filhos e uma lágrima de Pietro deixa a dúvida se ele morreu mesmo.

Em um local desconhecido, alguém segura a cabeça do Jaqueta Amarela, dizendo que Pym foi um tolo em acreditar ter dado vida para as máquinas, pois tudo foi orquestrado desde o começo. E esse alguém é ninguém menos do que o Dr.Destino.

ultimates

O Coveiro afirmou que esse final era importante para a cronologia do Ultiverso. Seria por causa do desaparecimento do corpo da Wanda? Pela promessa de vingança de Magneto? Por causa da presença de Dr.Destino? Tudo junto e muito mais?

Sinceramente, nem me importo. O Ultiverso surgiu há alguns anos como um renovo bem-vindo, trazendo novas versões de seus personagens, um Peter Parker adolescente, uma agressiva equipe de X-Men e o seu ápice, nos roteiros e desenhos, os Supremos de Mark Millar e Bryan Hitch.

E, depois de duas temporadas clássicas, Jeph Loeb com seus roteiros bobos e infantis, aliado aos desenhos horríveis de Joe Madureira, transformaram o grupo em algo patético. Não dá para nem falar mal, pois a história faz isso por si mesma.

Aqui deixo o Ultiverso, desejando para quem ainda ficar boa sorte, embora eu tenha certeza que daqui para frente é só ladeira abaixo.


Eddie

P.S. título do artigo faz referência ao clássico jogo de tabuleiro Detetive.

comments powered by Disqus