terça-feira, 14 de julho de 2009

Invasão Secreta: Em Terra invadida por Skrulls, quem tem um olho é rei


Invasão Secreta #4

Quando tudo parecia perdido, os jovens heróis da Iniciativa e dos Jovens Vingadores pareciam à mercê dos superskrulls que invadiam o coração de Nova York, um “anjo salvador” chegou. O nome desse salvador é Nick Fury, desaparecido desde que sua Guerra Secreta foi exposta, o ex-diretor da SHIELD surge com seu pequeno mas poderoso grupo de Comandos. A questão que fica é: será o grupo Fury capaz de, sozinho, lidar com a ameaça alienígena? Algumas respostas em Invasão Secreta 4.

E a edição começa nos lembrando de um dos principais alvos dos skrulls além da própria Terra: Reed Richards. O ódio dos alienígenas pelo líder do Quarteto Fantástico é antigo e lhe rendeu um “tratamento especial”. Aprisionado, estudado, torturado, Reed ouve um discurso assustador dos skrulls, que sabem que os humanos entendem muito bem o que é a guerra e a conquista, pois vêm fazendo isso desde que têm noção de sua própria existência. Em nome de princípios religiosos, econômicos, políticos... não importa. Eles atacam, eles tomam para si.

Mesmo a idéia de herói é colocada em perspectiva, dando, claro, favorecimento àqueles que vencem as batalhas. E nessa reflexão os skrulls deixam claro que tudo que fazem agora tem um fundo religioso. Estava tudo escrito. Profetizado. A vitória é deles, e seria muito melhor se os humanos aceitassem isso pacificamente. Pois se o Planeta não pertencesse aos skrulls, não seria tão fácil tomá-lo.

Invasão Secreta #4

Vemos como as ações foram bem coordenadas. Logo vemos a Agente Brand, à deriva no espaço desde a primeira edição. O Sentinela, alucinado com o medo que lhe foi incutido, se isola no espaço. Ms. Marvel, a primeira a deixar a Terra Selvagem, chega a Nova York para combater a invasão.

Invasão Secreta #4

Mas temos a chance de ver como Carol chegou ao ponto mostrado em sua revista solo. E o que ela vê é a dura batalha contra os superskrulls, que acabam de sofrer com os golpes da chegada de Fury e dos Comandos, o que a deixa surpresa com a presença do velho Nick. Mas essa resistência, essa luta, é vista pelos skrulls apenas como uma tentativa fútil por parte dos humanos.

Ainda assim, Tremor, Muralha, Ioiô, Druida... todos lutam bravamente. Quem surpreende é Fobos, que usa seus dons do medo para que os skrulls espanquem a si mesmos. Porém, a crença skrull está na “trapaça”, na dúvida que dão aos heróis terráqueos sobre quem é a pessoa ao seu lado. Amigo ou inimigo. À falta de confiança cuidadosamente infligida em seus adversários.

Invasão Secreta #4

E isso funciona quando, vendo Carol caída, Fury não duvida que ali está um skrull com a forma da heroína. A decisão difícil é tomada. Resgatando os heróis da iniciativa Fury dá um disparo com sua arma que lança Carol a uma imensa distância, e todos deixam o local rapidamente para planejar o próximo movimento.

A dúvida plantada pelos skrulls faz com que Ms. Marvel fique sozinha nas mãos dos skrulls. Abandonada por seus aliados, que dela desconfiam por culpa dos alienígenas, e também por sua própria culpa, pois já tinham em seus corações a desconfiança “natural” dos que os rodeiam. Para os skrulls, os próprios humanos, em sua histeria, destruíram-se. E só perceberam quando já estavam derrotados.

Invasão Secreta #4

E a história volta para a Terra Selvagem, no momento em que a rainha Veranke, disfarçada há muito tempo como a Mulher-Aranha, revela a Tony Stark que, apesar de não saber, ele também é um skrull, que cumpriu perfeitamente a sua missão. E agora seria o momento de recuperar parte de sua identidade original: Kl’Riki Dulu. A pronúncia do nome deixa o Homem de Ferro em desespero.

Invasão Secreta #4

Porém, ouvindo tudo de tocaia estava a Viúva Negra, que não hesita em assassinar o Fera e a Fênix chegados na nave skrull, que logo são revelados como, de fato, skrulls que criam ser os heróis terráqueos. Ao longe, os dois “Magnuns” lutam entre si. Os tiros alertam Veranke, que escapa.

Invasão Secreta #4

Natasha encontra apenas Tony, que mal consegue falar em razão do vírus que debilitou não só toda tecnologia Stark, como ele mesmo, ligado biologicamente a ela. Ele só consegue baluciar “ssskrull...”, aparentemente crendo no que lhe foi dito. A viúva lhe injeta uma dose de adrenalina, fazendo com que ele volte a si.

Ele logo diz que pode ser um skrull, mas Natasha duvida, afirmando que Veranke usava os feromônios da Mulher Aranha para convencê-lo disso. E tenta lhe tirar as dúvidas, afirmando que ele precisaria sair da jogada, pois é um dos poucos capazes de deter a invasão. E, assim como fazem com Reed, querem humilhá-lo. A prova final é a ausência de qualquer dúvida por parte dele de quem são os inimigos.

Invasão Secreta #4

É a deixa para que Wolverine apareça, e rapidamente seja perfurado por uma dezena de balas da arma da Viúva. A troca de uma curiosa senha secreta dos dois logo revela que o reclamão que se regenera à sua frente é o verdadeiro. Eles começam a se reorganizar, e a primeira coisa que Tony pensa é em encontrar Reed Richards.

Invasão Secreta #4

A história volta para o espaço, mais exatamente para a nave na qual a agente Brand conseguiu se infiltrar. Lá dentro ela consegue algumas informações sobre o que acontece na Terra, e até onde está Reed, mas logo é abordada por dois skrulls. Ao mesmo tempo, Maria Hill tenta conseguir algumas informações com Jarvis, um dos principais agentes da invasão, que continua a pedir a rendição formal da SHIELD. Ele deixa bem claro que tem o controle da situação, mostrando que todos os agentes à sua volta também são skrulls.

Invasão Secreta #4

De volta à Nova York, no covil luxuoso do Capuz e de sua gangue, e o chefe criminoso demonstra que não lhe falta inteligência. Manda que todos se reúnam, para que logo ajudem a combater a invasão. Um planeta controlado por skrulls não é nem um pouco do seu interesse.

Invasão Secreta #4

Nas ruas, tudo parece sem esperança. Nenhum herói à vista e dezenas de superskrulls rendendo os humanos nas ruas. Porém, de repente, um poderoso raio surge atingindo um dos monstros alienígenas, e um homem descende dos céus empunhando um martelo... Ao mesmo tempo, ao longe, um outro homem observa tudo e se movimenta, carregando consigo seu escudo vermelho e branco, com uma estrela de cinco pontas no centro.

Invasão Secreta #4

Ainda há esperança. Ainda há luta.


João

comments powered by Disqus